Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia,

    Liguei a empresas de gás e canalizadores, mas ninguém tinha grande experiência com esquentadores de 15-17L e não me souberam aconselhar. Consegui um canalizador, que vai lá amanhã, mas pelo que percebi, nunca viu um esquentador de mais de 14L, logo, não sei se será a melhor pessoa para me aconselhar.

    Queria saber, se, será ou não suficiente, um esquentador de gás natural de 17L, para tomar 2 duches em simultâneo?

    Entendo que haja outros factores em questão, como caudal, pressão, distancia, e portanto, gostaria de entender o que tenho que ver/medir para perceber a viabilidade.

    É uma moradia de 2 pisos, onde o esquentador está na cozinha no piso1, e os duches estão todos no piso2.
    2 duches estão literalmente por cima da cozinha/esquentador, e depois há outro duche um pouco mais longe.

    Canalização com tubos PEX, se é que é relevante.
  2.  # 2

    Um esquentador de 17 litros será suficiente para disponibilizar água para 2 banhos em simultâneo.
    Agora, tudo poderá depender da canalização que possui na casa. Coisa, para o técnico avaliar.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jamesmartin
  3.  # 3

    Vai ter um grande problema se não tiver duches termostáticos, supondo que estão 2 a tomar banho, quando 1 fechar a água, o outro levar com água demasiado quente, quando o outro abrir a água quente, leva com fria.

    O normal é alguém a tomar banho, outro abre a água quente na cozinha e ouve-se um berro "fecha a áaagguuuaaaaa".
    Concordam com este comentário: jamesmartin
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jamesmartin
  4.  # 4

    Um esquentador termoestatico de 14 l, chega para dois banhos em simultâneo, mas

    Deve ter redutores de caudal nos duches e torneiras termoestaticas.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jamesmartin
  5.  # 5

    Esses 14 litros é para um aumento temperatura senão me engano de 30o.

    O que dá em média elevar a temperatura da rede de 15 para 45graus, que dá uns 41 ou 42 na torneira.. mais que suficiente.. coloque um esqutandor termostático afinado para 45o que chega bem
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jamesmartin
  6.  # 6

    Colocado por: RicardoPortoEsses 14 litros é para um aumento temperatura senão me engano de 30o.

    25°C
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jamesmartin
  7.  # 7

    Colocado por: VarejoteVai ter um grande problema se não tiver duches termostáticos, supondo que estão 2 a tomar banho, quando 1 fechar a água, o outro levar com água demasiado quente, quando o outro abrir a água quente, leva com fria.

    O normal é alguém a tomar banho, outro abre a água quente na cozinha e ouve-se um berro "fecha a áaagguuuaaaaa".
    Estas pessoas agradeceram este comentário:jamesmartin


    Bem pensado! :P



    Colocado por: Pedro BarradasUm esquentador termoestatico de 14 l, chega para dois banhos em simultâneo, mas

    Deve ter redutores de caudal nos duches e torneiras termoestaticas.


    Mas chega "à vontade" de modo a que nem valha a pena considerar + de 14L?

    Quanto a redutores, há um "geral" a seguir ao contador. Eu já comprei um manometro para ligar lá, mas não sei ao certo que valores deverá ter. Quando usei tinha tipo 4.5bar, e quando liguei uma torneira próxima, baixou para os 3bar.

    Depois baixei um pouco, e sem torneira aberta - 3bar, com torneira aberta - 2bar.

    Não sei própriamente que valores ter para poder ter 2 duches com pressão suficiente no andar de cima.

    Desconheco outros redutores
  8.  # 8

    Colocado por: jamesmartinQuanto a redutores, há um "geral" a seguir ao contador. E

    Tem é de meter nos duches!!! redutores de caudal com emulsor. Tem de reduzir o débito de agua dos equipamentos, imagine que tinhas 30l/min, passar para 15l/min..
    Não tem nada a ver com o pressão, o que descreve (4.5Bar), é um redutor de pressão. Se meter o regulador de pressão entre os 3/ 4BAR. está bom. Esse equipamento somente regula a pressão máxima para dentro da sua rede. se a rede so disponibiliza 2BAR, não vai ter 3 ou 4BAR.

    O esquentadorde 14l, dá-lhe o máximo de 11l/mn de agua quente - se a agua sair a 55c, depois de misturada com fria para atingir os 30ºC em cada ponto de consumo é isso que interessa.
    Se ler as fichas técnicas dos esquentadores tem lá o perfil de consumo. o de 14L, é perfil L.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jamesmartin
  9.  # 9

    Então pelo que diz, tendo está pressão, e com um esquentador 14L, estou descansado com 2 banhos em simultâneo? É que todos me dizem ser um grande problema, e que com esquentador será difícil etc, que vou perder bastante água quente quando estiverem os 2 ligados...


    Quanto aos redutores, qual a função/sentido? Eu pensei que queria o "máximo" de caudal e pressão possível. Para ter 2 chuveiros abertos com pressão e água quente suficientes. O que estou a ver mal? :)

    Abraço e obrigado pelas dicas!
  10.  # 10

    O que o Pedro referiu são redutores nos terminais de cada duche. Pense assim: se um esquentador produz X litros de água quente por minuto tem que distribuir esse caudal pelos 2. Senão uma torneira consome toda a água quente. Para além dos redutores nos terminais uma termóstaticas em cada Chuveiro também é necessário. Isto porque um utilizador típico numa torneira monocomando vai abrir a água quente no máximo, retirando caudal à outra se estiver alguém a tomar banho.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jamesmartin
  11.  # 11

    O melhor é misturadoras de duche termostáticas, assim não há o problema de abrir a água quente no máximo, por norma estão reguladas no máximo a 38°C, só dando o click é que se pode regular para temperatura mais alta.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jamesmartin
  12.  # 12

    Sim, percebo.

    E quanto a pressão/caudal, como consigo perceber se efectivamente me compensa este "trabalho"?

    Não quero estar a investir num esquentador, e depois ter àgua quente suficiente, mas não ter pressão/caudal para os 2 duches.

    Alguém que consegue dar alguma dica do que devo procurar saber?
    • eu
    • 14 maio 2024

     # 13

    Colocado por: jamesmartinEntão pelo que diz, tendo está pressão, e com um esquentador 14L, estou descansado com 2 banhos em simultâneo?


    A minha experiência diz-me o contrário, principalmente no inverno.

    Eu apostaria num esquentador com a máxima potência possível, ou melhor ainda, num termoacumulador.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jamesmartin
  13.  # 14


    A minha experiência diz-me o contrário, principalmente no inverno.

    Eu apostaria num esquentador com a máxima potência possível, ou melhor ainda, num termoacumulador.


    Deduzo que no seu caso, tenha pressão/caudal, apenas não tem àgua quente suficiente?

    Infelizmente não tenho espaco para um termoacumulador, mas estou disposto a investir num esquentador de 17L 29.1kW

    - Quantidade de saída água quente sanitária máx. -- 17 l/min

    - Quantidade de saída água quente sanitária mín. -- 2,4 l/min
    • eu
    • 14 maio 2024

     # 15

    Colocado por: jamesmartinmas estou disposto a investir num esquentador de 17L 29.1kW


    Então não pense duas vezes.
 
0.0172 seg. NEW