Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá,

    Estou agora a pensar nos produtos para colocar numa casa nova e a opção que me foi dada para aquecer água foi um termossifão Baxi STS 200l. Qual a vossa opinião sobre o produto? Em dias sem sol, terei água quente? Tem aquecimento a energia para esses dias e, se sim, é dispendioso?

    Além disso, tenho a opção de um upgrade para bomba de calor, compensa? Terei ganhos de dinheiro a longo prazo?

    Obrigado
  2.  # 2

    O investimento será ligeiramente superior na bomba de calor e terá a vantagem de não ter grande manutenção a fazer. Única desvantagem é de estar a consumir eletricidade o ano inteiro, mas a potência bem inferior à do termosifão quando for necessário aquecer com a resistência.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pires94
  3.  # 3

    Acho que só deve optar pela bomba de calor se tenciona a curto prazo (2/3 anos) instalar painéis fotovoltaicos na casa, que possibilitem alimentar tanto o consumo da casa como a bomba de calor.
    Se a casa não tem condições (exposição solar ou outros condicionalismos) ou não quer investir no sistema fotovoltaico o termossifão é o que deve instalar.

    Posso dar o meu exemplo que tenho termossifão de 300 litros: desde fevereiro que tenho o disjuntor que alimenta a resistência auxiliar do termossifão desligada. Liguei-o em novembro do ano passado quando começou a chover e pouco sol havia. Durante estes meses ele pouco trabalhava porque um dia de "bom" sol aquece bastante o depósito para 2 dias mediante o consumo de água quente que haja.
    A conta da eletricidade subiu um pouco, mas passei de consumir 1 botija de gás (13 kg) por mês para 1 de 3 em 3 meses.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pires94
  4.  # 4

    Colocado por: Fernandes_O investimento será ligeiramente superior na bomba de calor e terá a vantagem de não ter grande manutenção a fazer. Única desvantagem é de estar a consumir eletricidade o ano inteiro, mas a potência bem inferior à do termosifão quando for necessário aquecer com a resistência.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Pires94


    Acha que com o termossifão a manutenção será grande?
  5.  # 5

    Colocado por: Dias12Acho que só deve optar pela bomba de calor se tenciona a curto prazo (2/3 anos) instalar painéis fotovoltaicos na casa, que possibilitem alimentar tanto o consumo da casa como a bomba de calor.
    Se a casa não tem condições (exposição solar ou outros condicionalismos) ou não quer investir no sistema fotovoltaico o termossifão é o que deve instalar.

    Posso dar o meu exemplo que tenho termossifão de 300 litros: desde fevereiro que tenho o disjuntor que alimenta a resistência auxiliar do termossifão desligada. Liguei-o em novembro do ano passado quando começou a chover e pouco sol havia. Durante estes meses ele pouco trabalhava porque um dia de "bom" sol aquece bastante o depósito para 2 dias mediante o consumo de água quente que haja.
    A conta da eletricidade subiu um pouco, mas passei de consumir 1 botija de gás (13 kg) por mês para 1 de 3 em 3 meses.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Pires94


    Obrigado! Relativamente ao custo que teve de eletricidade, quantos Kws gastou por mês? Somos 2 pessoas, para já.
    E nestes períodos sem sol, sem ligar a resistência, a água saia na mesma quente ou só morna?
  6.  # 6

    Colocado por: Pires94

    Obrigado! Relativamente ao custo que teve de eletricidade, quantos Kws gastou por mês? Somos 2 pessoas, para já.
    E nestes períodos sem sol, sem ligar a resistência, a água saia na mesma quente ou só morna?


    De 6 de Novembro a 25 de fevereiro consumi 1 338 kWh...
    Mas não se deve guiar por aqui. Durante este tempo estive 2 semanas de férias em que o carro elétrico teve de ser carregado em casa (normalmente carrego no emprego)

    O que efetivamente observei é que passei de 12 botijas (12 x 30,00 € = 360,00 €) para 4 (120,00 €) por ano e não notei igual acréscimo (240,00 €) na conta elétrica.

    Quanto à temperatura da água, sim, se não ligar vou ter dias mornos ou mesmo frios, não há milagres, mas com uma boa gestão poucos banhos desconfortáveis tomei.
    Instalei disjuntor horário no quadro para que a resistência só aquecesse das 7h00 às 8h00 que é quando eu acordo e tomo banho todos os dias e consegui apanhar sempre água agradável.
 
0.0130 seg. NEW