Colocado por: Fernandes_O investimento será ligeiramente superior na bomba de calor e terá a vantagem de não ter grande manutenção a fazer. Única desvantagem é de estar a consumir eletricidade o ano inteiro, mas a potência bem inferior à do termosifão quando for necessário aquecer com a resistência.
Colocado por: Dias12Acho que só deve optar pela bomba de calor se tenciona a curto prazo (2/3 anos) instalar painéis fotovoltaicos na casa, que possibilitem alimentar tanto o consumo da casa como a bomba de calor.
Se a casa não tem condições (exposição solar ou outros condicionalismos) ou não quer investir no sistema fotovoltaico o termossifão é o que deve instalar.
Posso dar o meu exemplo que tenho termossifão de 300 litros: desde fevereiro que tenho o disjuntor que alimenta a resistência auxiliar do termossifão desligada. Liguei-o em novembro do ano passado quando começou a chover e pouco sol havia. Durante estes meses ele pouco trabalhava porque um dia de "bom" sol aquece bastante o depósito para 2 dias mediante o consumo de água quente que haja.
A conta da eletricidade subiu um pouco, mas passei de consumir 1 botija de gás (13 kg) por mês para 1 de 3 em 3 meses.
Colocado por: Pires94
Obrigado! Relativamente ao custo que teve de eletricidade, quantos Kws gastou por mês? Somos 2 pessoas, para já.
E nestes períodos sem sol, sem ligar a resistência, a água saia na mesma quente ou só morna?