Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite sou a Sofia e tenho 22 recentemente, mais precisamente a coisa de 1 ano comprei casa um pequeno t1 num prédio um pouco decadente, no entanto toda a minha casa estava remodelada de chão a teto e parede, não fizeram 5 meses começaram a aparecer manchas pretas de bolor na parede do quarto o meu chão que é em madeira começou a levantar, isto apenas no quarto, como a casa foi comprada a uma agência entrei em contacto com o seguro da mesma que rapidamente veio cá avaliar a situação e concluiu que não teria nada que ver com eles pois seria no exterior da casa.
    Então foi aí que eu entrei em contacto com o condomínio para virem ver o que se passava. O primeiro sr que cá veio avaliar disse que é passo a citar “ah isso é normal se a senhora não for limpando “ sendo que eu já tinha limpo as mesmas manchas a 2 semanas atrás e elas voltaram. E claro que não me deixei enganado pois a minha antiga casa onde nasci e fui criada mais velha do que esta tbm tinha humidade, fugas mesmo na parede e só precisava de a limpar de 6 em 6 meses, e o homem que veio da parte do condomínio concluiu que seria a placa isotérica mas tbm não sei como foi a avaliação que ele fez já que eu vivo no terceiro andar e ele so olhou cá para cima.
    Outro grande problema é o condomínio não fazer nada neste prédio a imenso tempo para ser precisa uns 7 anos eu cheguei o ano passado partiram um vidro a entrada e pedi para trocarem isto a mais de 4 meses, estão constantemente a dizer que não tem dinheiro para arranjar nada sendo que eu sei que com os 1000€ tem na conta da para fazer ainda algumas coisas, não há saneamento básico no prédio, não tenho luzes a noite, não tenho campainha, não tenho porta do prédio, não tenho caixa de correio, o que tenho são ratazanas a entrarem nos esgotos a frente do prédio e a subirem e descer escadas dia e noite, tenho ao meu lado um apartamento fechado sem acesso em que apenas as janelas ficaram abertas o que desencadeou uma colónia de pássaros que entrao no meu apartamento ou no meu prédio e cagam tudo.
    Gostava porfavor de saber como posso proceder com o condomínio porque não é normal a quantia que estou a pagar para as condições que tenho.
  2.  # 2

    Colocado por: sofia2407não há saneamento básico no prédio, não tenho luzes a noite, não tenho campainha, não tenho porta do prédio, não tenho caixa de correio, o que tenho são ratazanas a entrarem nos esgotos a frente do prédio e a subirem e descer escadas dia e noite, tenho ao meu lado um apartamento fechado sem acesso em que apenas as janelas ficaram abertas o que desencadeou uma colónia de pássaros que entrao no meu apartamento ou no meu prédio e cagam tudo.
    E foi comprar casa num prédio nesse estado de conservação? Fuja o mais depressa possível daí e procure nova casa.....
    Concordam com este comentário: HAL_9000, desofiapedro
  3.  # 3

    Boas.

    Quantas frações tem o prédio?
    Quanto paga de condomínio?
    Toda a gente paga o condomínio ou há lista de devedores?
  4.  # 4

    Tem de se informar bem, tem aí muitas questões para analisar e resolver.

    Leia este blog, tem muita informação útil. É de um user deste fórum, mas não o vejo por aqui há algum tempo.

    https://apropriedadehorizontal.blogspot.com
  5.  # 5

    Tão mas não sabia ao que ia quando comprou a casa? E o condomínio são todos vocês que vivem no prédio, se pagam e há dinheiro para essas coisas é exigir ou candidatar-se ao lugar e ser você a resolver tudo.
  6.  # 6

    Tem licença de habitação?
  7.  # 7

    O barato por vezes sai caro, infelizmente não vai ter sorte porque o prédio está já em estado avançado.
    O anterior proprietário certamente sabia disso remodelou em tempo ou não existe chuva e comprou sem saber mas bastava olhar para o exterior para prever futuros problemas...
  8.  # 8

    Apenas quatro condomínios pagam o condomínio o valor é €21,67 por mês com direito a nada estou cá viver a um ano e ainda não fizeram rigorosamente nada. Apenas 4 Frações pagam. Agradecia por favor comentários construtivos pois não é como se eu pudesse devolver a casa ao banco e ir viver pra debaixo da ponte eu estou com dúvidas em termos legais daquilo que eu posso fazer com o condomínio foi me sugerido apresentar queixa no julgados de Paz Sintra que tratam deste tipo de assunto com indeminizações no valor máximo até €15.000, Eu tenho trocas de e-mails com eles eu tenho fotografias eu tenho uma data de provas para apresentar problema é que em termos legais não sei mais o que fazer ou onde apresentar queixa sem ser no julgados de Paz e também não tenho propriamente muito dinheiro para gastar em advogados sendo que eu comprei uma casa no valor muito baixo para o mercado de hoje em dia abaixo de 100.000 renovada…
    No entanto o problema aqui será mesmo condomínio que a negligência o prédio durante sete anos porque havia pessoas apagar sempre houve embora não muitas e eles nunca fizeram nada hoje acabei por descobrir que o vidro que eu ando a pedir para trocarem a mais de quatro meses foi posto pelo meu vizinho de baixo o mesmo que não tem nada que arranjar porque já paga condomínio e eles tem essa obrigação inclusive disseram que para meter um vidro seria uma coisa muito cara sendo que eu sei perfeitamente Que em situações independentemente de quem vem cá montar e de quem eles querem contratar do dinheiro que eles querem gastar custa 10 €20 no máximo um a um vidro de acrílico cinco euros uma bisnaga de silicone cinco euros montagem cinco €10 tempo de montagem cinco minutos
  9.  # 9

    Colocado por: sofia2407Apenas quatro condomínios pagam o condomínio o valor é €21,67 por mês com direito a nada estou cá viver a um ano e ainda não fizeram rigorosamente nada. Apenas 4 Frações pagam. Agradecia por favor comentários construtivos pois não é como se eu pudesse devolver a casa ao banco e ir viver pra debaixo da ponte eu estou com dúvidas em termos legais daquilo que eu posso fazer com o condomínio foi me sugerido apresentar queixa no julgados de Paz Sintra que tratam deste tipo de assunto com indeminizações no valor máximo até €15.000, Eu tenho trocas de e-mails com eles eu tenho fotografias eu tenho uma data de provas para apresentar problema é que em termos legais não sei mais o que fazer ou onde apresentar queixa sem ser no julgados de Paz e também não tenho propriamente muito dinheiro para gastar em advogados sendo que eu comprei uma casa no valor muito baixo para o mercado de hoje em dia abaixo de 100.000 renovada…
    No entanto o problema aqui será mesmo condomínio que a negligência o prédio durante sete anos porque havia pessoas apagar sempre houve embora não muitas e eles nunca fizeram nada hoje acabei por descobrir que o vidro que eu ando a pedir para trocarem a mais de quatro meses foi posto pelo meu vizinho de baixo o mesmo que não tem nada que arranjar porque já paga condomínio e eles tem essa obrigação inclusive disseram que para meter um vidro seria uma coisa muito cara sendo que eu sei perfeitamente Que em situações independentemente de quem vem cá montar e de quem eles querem contratar do dinheiro que eles querem gastar custa 10 €20 no máximo um a um vidro de acrílico cinco euros uma bisnaga de silicone cinco euros montagem cinco €10 tempo de montagem cinco minutos


    Bom dia Sofia, você está aí numa bela embrulhada...
    Fale primeiro com os julgados de paz, serão as melhoras pessoas para a aconselhar. E tenha noção de uma coisa: sem gastar dinheiro vai ser difícil resolver o seu problema, principalmente sem a ajuda de um advogado. Boa sorte.

    P.s: utilize mais pontuação na sua escrita por favor, senão ficamos sem fôlego 😁

    Cumprimentos
  10.  # 10

    Pagam 1 valor baixo, a realidade é a seguinte se ninguém se mexe é porque estão bem ou resignados com a situação.
    Julgado de paz pode ajudar mas pode solicitar se os seus rendimentos não o permitem advogado junto da segurança social,
    Pode também contactar advogado privado e se ganhar pedes a devolução da maior parte das custas, mas não se esqueça do seguinte se não existir dinheiro em fundo de reserva para obras será chamada a contribuir, resumindo terá sempre que gastar muito dinheiro a arranjar esses problemas infelizmente...
    Pode solicitar junto da câmara se estão concluídas as condições de segurança mas isso remete aos proprietários terem que arranjar se forem problemas estruturais do prédio ou do telhado.
  11.  # 11

    Apenas por curiosidade, e já que refere Sintra, qual a sua localidade?
  12.  # 12

    Convoque uma assembleia extraordinária com vista à substituição da administração.

    Quem não fez nada até agora também já não vai fazer e não serve como administrador.

    Posso arranjar-lhe carta e outra documentação necessária para o efeito.
  13.  # 13

    Outra solução passa por requerer ao Tribunal a nomeação de um administrador judicial (idóneo e indicado por si). Contudo esta solução requerer contratar um advogado e demora o seu tempo. Conheço um caso assim. Em que o prédio estava com graves problemas de infiltrações e um dos proprietários avançou com essa solução que ainda vigora.
  14.  # 14

    Se é culpa do condomínio, pode pedir à camara? uma fiscalização para fazerem um relatório em como começa a não ter condições de habitabilidade, será mais um peso em cima do condomínio para ser resolvido.

    OS meus pais no prédio deles foi assim, entrava agua pelo telhado ninguem resolvia e pediram à camara, não sei que departamento não sei nada, mas foram lá de borla fizeram relatório.

    Mas sem advogado não se vai safar disto, tendo possibilidades aconselhava a atuar com um o quanto antes ou isso vai arrastar até não ter fim.
    O dever do condomínio é fazer com que todos paguem o acordado seja a bem seja a mal.
  15.  # 15

    Idealmente deve substituir a administração, (preferencialmente por si)... Depois vai atrás dos faltosos com as dividas em ata. Depois avança com cota para obras extraordinárias. Depois faz as obras. Vai dar trabalho e pode demorar. Leia o blogue que aqui colocaram e pesquise tópicos semelhantes. Faça tudo pela legalidade, para não haver impugnações.
    Boa sorte.
 
0.0198 seg. NEW