Iniciar sessão ou registar-se
    • Jocai
    • 14 maio 2024 editado

# 1

Bom dia a todos.
    Vivo num apartamento no centro do País, zona de Leiria.
    Tenho fotovoltaicos sempre com algum excedente.
    Estou a pensar se colocar uma bomba de calor AQS de 150 L será vantajoso (aprox 1400€ “chave na mão”). Tenho um esquentador de 14 L neste momento.
    Motivos: queria desistir do gás aqui em casa. Simplificar. Mas não tenho a certeza quanto às poupanças e mudanças de rotina.

2 adultos + 1 criança de 4 anos. Provavelmente a familia não irá crescer.

Os adultos trabalham 90% em casa e tomam os seus duches quando apetece, manhã ao acordar, hora de almoço ou fim da tarde/noite (em dias de ginásio é sempre ao fim da tarde,nos raros dias de ir ao escritório ou se sair de manhã, toma-se logo ao acordar) - duches relativamente rápidos. A criança toma os seus banhos sempre ao final da tarde ou antes de ir dormir (ainda de “banheira cheia ou meia”). Não lavamos louça “à mão”.

Gastamos cerca de 20 euros mensais para o gás aprox (taxas incluídas).

Teremos de alterar a rotina de banhos? Ou seja, aproveitar os excedentes do fotovoltaico e usar a BC durante o dia?
    Isto é muito leigo da minha parte, mas quanto tempo fica a água à temperatura desejada dentro da BC? Será possível aquecer durante o dia e ficar quente (digamos 45º) até à noite?
    FInanceiramente compensa mesmo?
    Poupar-se-á água?
    São muitas dúvidas.
    Obrigado desde já.
  1.  # 2

Se não gastarem água ela praticamente não tem perda de temperatura.

Se às 20h a temperatura estiver a 50°C com 3 a tomar banho seguidos, a BC vai arrancar, se não arrancar para repor temperatura, vai ficar com água morna até ao dia seguinte.

Resumindo 150l é curto, para fazer isso com alguma gestão tem de ser 270/300L.
  2.  # 3

Colocado por: VarejoteSe não gastarem água ela praticamente não tem perda de temperatura.

Se às 20h a temperatura estiver a 50°C com 3 a tomar banho seguidos, a BC vai arrancar, se não arrancar para repor temperatura, vai ficar com água morna até ao dia seguinte.

Resumindo 150l é curto, para fazer isso com alguma gestão tem de ser 270/300L.

Ou seja...se houver 2 banhos ao fim da tarde/noite... e por alguma razão no outro dia de manhã cedo houver outro banho...a BC terá de trabalhar durante a noite...

Também é importante saber que as BC são isoladas o suficiente para manter a temperatura várias horas.

Escoha dificil, visto que não tenho espaço para 270L... Obrigado pela info.
  3.  # 4

Sem consumo, deve perder um ou dois graus, o problema é que andamos regularmente a abrir a água quente.
  4.  # 5

E o meu receio é que aqui emn casa, os banhos acontecem de uma forma completamente aleatória, não temos uma rotina especifica de todo. Temo que com BC andemos com demasiadas preocupações e gestões da qual não poderemos tirar realmente partido do que uma BC oferece...
  5.  # 6

Colocado por: JocaiE o meu receio é que aqui emn casa, os banhos acontecem de uma forma completamente aleatória, não temos uma rotina especifica de todo. Temo que com BC andemos com demasiadas preocupações e gestões da qual não poderemos tirar realmente partido do que uma BC oferece...

A preocupação é a BC ter pouca capacidade para querer usar só fotovoltaicos.

O meu cunhado tem BC 160L 3 pessoas, chega mas nao podem cantar ópera e está com a configuração normal, baixa a temperatura 5°C em relação ao setpoint, ela arranca.
    • Jocai
    • 14 maio 2024 editado

# 7

E que tal ao nível de consumos da BC do seu cunhado? Esta que me foi apresentada apresenta 280W de potência.

Não seria usar 100% de fotovoltaico, assumo algum consumo da rede também. A dúvida é se compensaria.
  6.  # 8

Ele tem uma energie split mural 160L, antigamente tinha termoacumulador de 100L.

Qual é a BC que tem orçamento?
  7.  # 9

Colocado por: VarejoteEle tem uma energie split mural 160L, antigamente tinha termoacumulador de 100L.

Qual é a BC que tem orçamento?

Ariston Nuos Plus S2 wifi WN 150L
  8.  # 10

Se tomam banhos final do dia/noite é poupo provavelmente que tenha água quente até ao dia seguinte, mesmo com a água a 60°C.

Vai comer da rede à noite.

A título de exemplo, No tópico ao lado, uma pessoa com termoacumulador de 100l gasta a água quente toda a tomar banho.

Só se tomarem banho à gato.
    • Jocai
    • 14 maio 2024 editado

# 11

Esta BC Ariston diz o seguinte:
    Potência elétrica absorvida media bomba de calor 280 W
    Tempo de Aquecimento, ar a 14ºC: 7:45

Isto quer dizer que gastará 280W durante 7:45 minutos para atingir a temperatura definida (se ar exterior a 14º)?

Se for isto, parece-me bastante aceitável...
  9.  # 12

Aceitável como, essas prestações, são sem consumo de água.
    Aceito que essa de 150L, sirva para 3 pessoas, o "problema" é que quando tiveram a tomar banho, ela vai arrancar e consumir da rede, no dia seguinte, recupera o restante com os fotovoltaicos.

0.0169 seg. NEW