Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia.
    Comprei uma moradia em construção e no passado sábado o empreiteiro pediu-me um plano de como pretendo distribuir os focos no tecto, na sala comum, cozinha e quartos.
    Sinceramente pensei que seria normal pôr todos regularmente distribuídos, mas ele diz-me que agoro se usa pôr em função dos móveis.
    Quem me ajuda?
  2.  # 2

    o tecto vai levar tecto falso??
    não queira focos embutidos na laje pois futuramente fica condicionada.
    se o acabamento do tecto for em tecto falso, a qq momento pode trocar basta ter os enfiamentos da electricidade e mais para o fim da obra pode localizar os focos onde quizer.
  3.  # 3

    Vai ser em tecto falso. Só que me pede para fazer um desenho de onde quero os focos e não tenho a minima noção do que será mais adequado, nem de quantos focos deve levar. A sala é rectangular e tem cerca de 30 m2.
  4.  # 4

    mas ele já está na fase dos tectos falsos??'
    já escolheu o tipo de focos?
    pesquise aqui no forum pois há informações e experiências bastante úteis sobre esse assunto.
  5.  # 5

    Ui, se lhe contar o tempo que passei de nariz no ar, com os electricistas e o engenheiro, a escolher a posição dos focos...e como eles nem sempre apontavam o que estava decidido, passados uns tempos lá estávamos nós outra vez de nariz no ar...
    No meu caso, fui decidindo muito apoiada na opinião deles. Ficaram regularmente distribuídos, mas jogou-se com os desníveis que foram criados para esconder as vigas.
  6.  # 6

    Já li as mensagens sobre focos e fiquei bastante esclarecida sobre o tipo de focos e estrutura a usar. O meu problema agora é mesmo a distribuição. Tenho ouvido opiniões de pôr uma fila em cima da mesa de jantar e os restantes em cima dos sofás. Que acham?
    •  
      FD
    • 2 março 2010

     # 7

    Tem dois tipos de luz: directa e indirecta. Uma para mostrar e a outra para criar ambiente.
    Para mostrar tem por exemplo, a mesa de jantar. Para estar, tem por exemplo a luz que precisa, se precisa, quando está a ver televisão.
    Ou seja, não basta distribuir, tem que pensar no que faz em casa e onde é que as luzes devem estar acesas nessa altura de forma a cumprirem a sua função.
    Dê uma volta a várias dessas lojas de roupa da moda espanholas (Zara, Pull & Bear, Stradivarius, Bershka, etc.) e veja como fazem a iluminação (que fazem muito bem).
    Tire ideias, alie essas ideias às suas preferências e use-as.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: zezinha, filcarr
  7.  # 8

    Em cima da mesa de jantar, ficam muito bem candeeiros suspensos...mas é uma questão de gosto. De resto, não ponha uma única fila de focos e muito menos em cima dos sofás. Deve distribui-los regularmente por toda a divisão, fazendo um "mosaico" adequado ao tamanho da divisão. Pode fazer "efeitos", claro, mas eu não me senti com conhecimentos suficientes para isso (e não queria criar sancas nem nada dessas coisas).
  8.  # 9

    Não coloque os focos em função dos móveis, pois há sempre hipótese de mudar a decoração da casa.
  9.  # 10

    Boa noite.

    Não sou, de todo, expert nesta matéria, nem posso dar conselhos profissionais, somente a minha experiência e opinião pessoais. Portanto desculpem-me todos quanto lêem pela minha incorrecção técnica muito provável.

    Recentemente deparei-me com a mesma tarefa: juntamente com o arquitecto e o engenheiro, distribuir a iluminação da casa, que será toda à base de focos embutidos nos tectos falsos.

    Como foi dito anteriormente, é importante saber o que pretende da sua iluminação, bem como ter a noção das vantagens e limitações de cada tipo de "luz".

    A minha escolha foi feita com base numa preferência que condicionou a decisão, sempre pessoal: não gosto de candeeiros de tecto. Prefiro iluminação de pé e focos. A distribuição dos mesmos foi feita numa fase já tardia da obra, quando as divisões já me pareciam isso mesmo e assim, sendo leiga nestas matérias, podia perceber as vantagens e desvantagens não só da distribuição dos focos, mas também do modo como iriam acender (certamente que não todos em simultâneo).

    Definir muito as zonas dos quartos, sala, etc, com base na iluminação tem a desvantagem de depois se poder arrepender quando pensar na decoração ou contratar alguém que a ajude nisso mesmo; mesmo que nos diga que não pode por a tv, por exemplo, noutro local senão o X, porque é aí que estão as tomadas, será sempre prudente precaver alguma liberdade na decoração, digo eu.

    Nos corredores e halls da minha casa, a iluminação é com focos que acendem com sensor de movimento. Iluminação semelhante nos wcs, excepto que acende apenas com o interruptor.

    Na sala e quartos optei por iluminação de baixo consumo, para jogar agora com a iluminação de pé.

    No fundo, como em tudo, é mais uma decisão pessoal.
  10.  # 11

    Boa noite,

    A iluminação é muito desprezada mas é um ponto importantíssimo numa habitação.
    Quando alguém entra em sua casa pode fazer um "UAUUUU" apenas e só por causa da iluminação, até pode não ter mobília, mas a iluminação dá uns pontos a mais numa casa :-)

    As minhas ideias (valem o que valem):
    Quartos (servem para dormir, não devem servir por exemplo para estudar, para isso há um quarto/escritório) - sem iluminação no tecto, apenas candeeiros de pé e luz indirecta nas paredes. Seguir exemplos dos hoteis...
    Zonas de circulação - devem ter iluminação accionada por detectores de movimento e de baixo consumo, podem ser no tecto ou em rasgos nas paredes. Pode ser interessante haver sempre "leds" junto ao chão sempre iluminados durante a noite.
    Sala de estar - luz indirecta e com possibilidade de regulação a intensidade, vários jogos de luz para criar diferentes ambientes. Caso se pretenda uma zona de leitura pode haver sempre candeeiros de pé.
    Sala de jantar - luz directa sobre a mesa, com candeeiros suspensos ou focus, dependendo do gosto.
    Cozinha - bem iluminada com iluminação no tecto e sobre as bancadas de trabalho
    Exterior- um mundo à parte... gostos para tudo
    Casa de banho - iluminação sobre o espelho para baixo e para o tecto. Na casa de banho também dá muito jeito uma luz de presença em LEDs para a noite, evitando assim acender a iluminação
  11.  # 12

    Colocado por: LMiguelSilvaBoa noite,

    A iluminação é muito desprezada mas é um ponto importantíssimo numa habitação.
    Quando alguém entra em sua casa pode fazer um "UAUUUU" apenas e só por causa da iluminação, até pode não ter mobília, mas a iluminação dá uns pontos a mais numa casa :-)

    As minhas ideias (valem o que valem):
    Quartos (servem para dormir, não devem servir por exemplo para estudar, para isso há um quarto/escritório) - sem iluminação no tecto, apenas candeeiros de pé e luz indirecta nas paredes. Seguir exemplos dos hoteis...
    Zonas de circulação - devem ter iluminação accionada por detectores de movimento e de baixo consumo, podem ser no tecto ou em rasgos nas paredes. Pode ser interessante haver sempre "leds" junto ao chão sempre iluminados durante a noite.
    Sala de estar - luz indirecta e com possibilidade de regulação a intensidade, vários jogos de luz para criar diferentes ambientes. Caso se pretenda uma zona de leitura pode haver sempre candeeiros de pé.
    Sala de jantar - luz directa sobre a mesa, com candeeiros suspensos ou focus, dependendo do gosto.
    Cozinha - bem iluminada com iluminação no tecto e sobre as bancadas de trabalho
    Exterior- um mundo à parte... gostos para tudo
    Casa de banho - iluminação sobre o espelho para baixo e para o tecto. Na casa de banho também dá muito jeito uma luz de presença em LEDs para a noite, evitando assim acender a iluminação


    Concordo plenamente com este comentário.

    Boa descrição de como deve estar iluminada uma casa.
  12.  # 13

    Agradeço todas as respostas.
    A minha sala é um rectangulo de 5 metros por 7 metros. Quantos focos acham que deveria colocar na zona de estar e na zona de jantar?
  13.  # 14

    Colocado por: FatimaCunhaAgradeço todas as respostas.
    A minha sala é um rectangulo de 5 metros por 7 metros. Quantos focos acham que deveria colocar na zona de estar e na zona de jantar?


    Dificilmente obterá uma resposta concreta aqui no forum.
    Depende da arquitectura das divisórias e iluminação natural.
    Eu numa sala de estar colocava iluminação por trás do local da televisão, numa entrada feita na parede e com a iluminação direccionada para o tecto, depois colocava candeeiros de pé dispostos junto aos sofás, colocava também por exemplo em colunas que possam existir focus a apontar para o tecto.
    Como referi na sala de jantar colocaria focus sobre a mesa ou candeeiros, quanto ao número a colocar depende mais uma vez de muita coisa, tamanho da mesa, luz natural, potencia dos focus, altura do tecto relativamente á mesa, etc.

    O arquitecto ou a equipa de engenharia deveria ser capaz de a aconselhar.
    •  
      FD
    • 3 março 2010

     # 15

    Em todo o caso, se se sentir mais ou menos à vontade com programas informáticos, existe muito software de simulação de iluminação.

    Por exemplo:
    http://www.eee.pt/pt/downloads/downloads/scripts/core.htm?p=downloads&f=downloads&lang=pt
    http://www.dial.de/CMS/German/DIALux_Welcome/
    http://relux.biz/index.php?option=com_download&Itemid=241&lang=en
 
0.0194 seg. NEW