Tenho uma porta da cozinha para a sala que quero fechar e colocar tijolo de vidro. Fui a uma loja de materiais de construção e existem várias soluções de tijolos, uns todos incolores e outros pintados de branco à volta. Que aconselham? E já agora, também perguntaram se quero colar com cimento, silicone transparente ou silicone branco, para além das calhas. O que me recomendam? Obrigada.
Boa tarde. Aconselharam-me tojolo com as bermas pintadas de branco, calhas em aluminio e silicone branco. Disseram que é melhor usar silicone em vez de cimento.
eu aconselhava um não totalmente transparente, ou com riscas ou fosco, isto para não perturbar quem está do outro lado ou da sala ou da cozinha. utilize silicone é sempre melhor para tijolos de vidro a nível estético.
Na minha moradia em construção terei uma parede exterior de tijolo de vidro de 4m2 (é grande)... e o facto de ser tijolo de vidro vai estragar um pouco o comportamento térmico do edifício, visto que essa sempre foi uma preocupação nosso (capoto, vidro e aluminios térmicos, blocos térmicos, etc, etc...) Os ditocujos tijolos estarão virados a noroeste, e ficam numa reentrada (ou seja fica "entalada" entre dois blocos do edifício), ou seja terá muita sombra...
Mas mesmo o comportamento térmico preocupa-me... contudo li no decreto de lei 80/2006
ANEXO I Espaços com requisitos de conforto térmico 1—Para efeitos do disposto no n.o 6 do artigo 2.o, consideram-se todos os espaços úteis interiores dos edifícios sujeitos à aplicação nominal das condições de referência indicadas no n.o 4 do artigo 4.o 2—Os espaços a seguir indicados, aos quais não se aplicam as condições de referência indicadas no n.o 4 do artigo 4.o, consideram-se espaços «não úteis» e não podem ser incluídos no cálculo dos valores de Nic, Nvc e Ntc: a) Sótãos e caves não habitadas, acessíveis ou não; b) Circulações (interiores ou exteriores) comuns às várias fracções autónomas de um edifício; c) Varandas e marquisas fechadas, estufas ou solários adjacentes aos espaços úteis; d) Garagens, armazéns, arrecadações e similares. 3—Em casos excepcionais devidamente justificados, podem ser aplicadas as condições de referência indicadas no n.o 4 do artigo 4.o a alguns espaços incluídos na listagem do número anterior, devendo então ser considerados espaços úteis para efeitos de aplicação deste Regulamento e, portanto, incluídos no cálculo dos valores de Nic, Nvc e de Ntc.
Será mesmo assim, ou intrepreto mal a lei... No certificado energético será contada este tijolos de vidro, visto que eles estão virados para o Hall e corredor de passagem? (sei que devia pensar no conforto e não no papel... mas o papel pode decidir muito...
Tb li as vossas soluções e já opto por colocar duas paredes de tijolo de vidro paralelas e com caixa de ar, visto que sempre é mais barato que colocar o tijolo de vidro térmico
1 tijolo vidro normal transparente - 1,50 € 1 tijolo vidro térmico transparente - 15,00€ (vi esta semana no Leroy)
Ah, infelizmente o projectista... que escolhi... deixa muito a desejar (ás vezes parece que sei mais que ele) e só se preocupou com a beleza do ovo por fora... por dentro... não é ele que vive lá... por isso perguntar-lhe algo... tenho medo de ouvir... eihhhhh????
4m2, voltado a NO, não é grave. pode e deve melhorar as caracterisitcas e colocar parede dupla de tijolo de vidro.
Está a intepretar mal o RCCTE. em habitações unifamiliares, não existem zonas de circulação comuns... isso refere-se a edificios com mais fracções, vulgo predios. ;)
De qq maneira, em principio o Porjectidsar e Perito do RCCTE, alertam se houver qualquer incumprimento da arquitectura e propondo a alteração da mesma.