Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Quase todos os dias há notícias preocupantes para Portugal, vindas da Rússia.
    Já não dá para estar tranquilo nem ignorar este protagonismo dado ao nosso país pela besta do Putin.

https://cnnportugal.iol.pt/gouveia-e-melo/nato/gouveia-e-melo-nao-defende-o-modelo-do-servico-militar-obrigatorio-antigo/20240515/66445e37d34e04989220d9e9

Confesso que me preocupam estas notícias recentes. Não por mim, mas pelos meus filhos. Têm pensado sobre este assunto?
  2.  # 2

Penso que, caso venha acontecer alguma coisa e que seja necessário recorrer a recrutamento, não vamos ter pessoas em nada preparadas para tais dificuldades...
    Concordam com este comentário: SS1128
  3.  # 3

Casa da Horta , quem não se preocupa é porque vive noutro planeta.
    Os nossos políticos já deviam ter em andamento uma forma de fazer frente ao futuro que nos espera.
    No entanto preferimos enfiar a cabeça na areia e fingir que vai estar tudo bem...
    O Ocidente é uma parte do planeta em que tudo se vai resolver ....peace and love
    Não vai ser nada assim....
    Concordam com este comentário: SS1128, JoãoEduardoDias
  4.  # 4

Não houvessem bombas nucleares (dos 2 lados) e tenho a certeza absoluta que eu (licenciado com 29 anos) já estaria a lutar numa frente qualquer ali pós lados da Alemanha.
  5.  # 5

Colocado por: 4por1Casa da Horta , quem não se preocupa é porque vive noutro planeta.
    Os nossos políticos já deviam ter em andamento uma forma de fazer frente ao futuro que nos espera.
    No entanto preferimos enfiar a cabeça na areia e fingir que vai estar tudo bem...
    O Ocidente é uma parte do planeta em que tudo se vai resolver ....peace and love
    Não vai ser nada assim....
    Concordam com este comentário:SS1128,JoãoEduardoDias

Acho que não são só os políticos. Eu próprio, e parte da sociedade, na ignorância, pensava no despropósito que era gastar dinheiro com a defesa. Para quê armas de guerra se a guerra é coisa do passado?!

Acho que vamos começar a pensar de maneira diferente...
  6.  # 6

Casa , compreendo o teu comentário, mas nós como povo e como individuos só poderemos ter força por quem nos representa , se quem nos representa continuar com a inercia que os tem caraterizado...adeus
    Já passaram dois anos desde a invasão da Ucrania , será que a Europa não deveria de ter já um exercito , que não estivesse dependente do presidente dos EUA ?
    a Europa tem aquela atitude "burguesa" de despejar dinheiros nos problemas , isso vai deixar de funcionar.
    Colocar os jovens europeus a combater numa guerra ? Ai que horror
    Mais tarde iremos pagar por isso.....
  7.  # 7

A questão também se coloca do nosso lado: até que ponto a sociedade aceitaria/compreenderia que fosse retirado orçamento, por exemplo, à saude e à educação para comprar canhões e metralhadoras?

Tendo a ver os políticos como um reflexo da população e é até suposto ser assim. Claro que reconheço o ridículo da minha visão, mas no meio da defesa dos interesses partidários e dos próprios, há decisões que vão no sentido da vontade do povo.
  8.  # 8

Colocado por: 4por1Casa , compreendo o teu comentário, mas nós como povo e como individuos só poderemos ter força por quem nos representa , se quem nos representa continuar com a inercia que os tem caraterizado...adeus
    Já passaram dois anos desde a invasão da Ucrania , será que a Europa não deveria de ter já um exercito , que não estivesse dependente do presidente dos EUA ?
    a Europa tem aquela atitude "burguesa" de despejar dinheiros nos problemas , isso vai deixar de funcionar.
    Colocar os jovens europeus a combater numa guerra ? Ai que horror
    Mais tarde iremos pagar por isso.....

Mas sim, totalmente de acordo do erro que é a Europa estar dependente dos EUA para se defender militarmente. Mais agora que ven de novo aquele palhaço tresloucado.
  9.  # 9

Admira-me a superficialidade com que se fala na atrocidade, na morte, porque não é connosco é lá longe.

Se houvesse coragem, havia um verdadeiro bloqueio(de negócios, físico,etc) e os países que promovessem desequilíbrios da Paz e desrespeitassem a soberania de outras nações eram automaticamente alvo de sanções eficazes.

O "orgulhosamente sós" não existe!
    Concordam com este comentário: Dias12
  10.  # 10

Tudo gira em torno de interesses.

A indústria do armamento agradece.
    Concordam com este comentário: marco1, treker666
  11.  # 11

realmente apenas cheira a isso
    uma verdadeira mobilização para se por ao lado da ucrania e acabar com esta treta do putin tá quieto.
    as vidas burguesas sigam
    e já agora tanto tolinho na america a fazer escândalos nas universidades pro palestina e com a ucrania ....
    • smart
    • 16 maio 2024 editado

# 12

12.  # 13

Divide-se a Ucrânia em 2, negociando uma solução de paz com a Rússia. A UE não vai colocar um único soldado na guerra, caíam logo os governos, e com razão.
    Concordam com este comentário: treker666, jorgemlflorencio
  13.  # 14

Quem quer enviar os seus para a Guerra que se de como voluntario e voluntarie os da sua familia, da minha parte nao contem com tal e caso ocorra, a minha filha garantidamente que nao ira participar em tal.

Colocado por: Casa da HortaQuase todos os dias há notícias preocupantes para Portugal, vindas da Rússia.

Quais noticias?
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães
  14.  # 15

Colocado por: treker666Quem quer enviar os seus para a Guerra que se de como voluntario e voluntarie os da sua familia, da minha parte nao contem com tal e caso ocorra, a minha filha garantidamente que nao ira participar em tal.

È por isto que eu não auguro nada de bom para o futuro da Europa , espero estar enganado
    Concordam com este comentário: Dias12, Soliva
  15.  # 16

O pessoal acha que a se a NATO entrar na Guerra, nós podemos assistir e decidir se participamos ou não...
    Existem pessoas muito ingénuas realmente...

Se a NATO entrar na Guerra, todo e qualquer país da NATO será atacado pela Rússia, nem que seja só para dividir as forças...
    Concordam com este comentário: Dias12
  16.  # 17

Colocado por: smart
    Portanto..
    Contribuimos com 100 milhões para a uk comprarem armas.
    E simultaneamente compra se gas russo, para terem capital para investirem em armamento..

Isso sempre me deixa parvo. É tipo uma guerra lowcost. Queremos acabar com o inimigo, mas bota comprar coisas a eles. Enfim. Já que ninguém quer pôr botas no terreno que ao menos deixemos de financiar a guerra da Russia.
    Ia-nos lixar a vida economicamente... sim, mas e as vidas dos ucranianos??
    Concordam com este comentário: AMG1
  17.  # 18

Colocado por: nunompDivide-se a Ucrânia em 2, negociando uma solução de paz com a Rússia. A UE não vai colocar um único soldado na guerra, caíam logo os governos, e com razão.

Portanto em seu entender, se eu percebi bem, a solução passa por entregar ao Putin, ou a qualquer outro que faça o mesmo, o que ele quiser porque os povos europeus não se querem defender de invasores.
    A resistência da Ucrânia ao longo dos últimos dois anos mostra exactamente o contrário.
    Mas você tem alguma alguma razão, pelo menos quanto aos governos ocidentais, porque a sua primeira reacção, não foi apoiar os ucranianos, mas oferecer asilo aos seus dirigentes. Essa posição só mudou por força das opiniões públicas internas e pela atitude dos ucranianos.
    Claro que se deve olhar para a realidade sem romantismos e encontrar uma solução negocial que pare a guerra, mas se isso passar por premiar o invasor, o que nos espera no futuro será a repetição destes episódios, até porque muitas das fronteiras do leste europeu estão assentes em decisões tomadas durante o seculo XX, no rescaldo dos dois conflitos que assolaram a europa e muitas dessas fronteiras separaram povos que hoje constituem minorias dentro de outros paises, tal como os russos na Ucrânia.
    Para mim, ou se encontra (ou impõe a Rússia) uma solução eficaz para este conflito, ou dificilmente não vamos ver outros episodios destes, talvez de menor dimensão mas igualmente pertubadores da ordem estabelecida na europa e que, apesar de tudo, já ofereceu ao continente um dos maiores periodos de paz que se conhece.
    Quanto aos governos, eu não me preocupava muito, eles farão sempre o que os seus povos determinarem, afinal de tudo a democracia é o governo do povo e os governantes serão os que tiverem de ser para dar corpo a essa vontade.
  18.  # 19

Colocado por: AMG1

Portanto em seu entender, se eu percebi bem, a solução passa por entregar ao Putin, ou a qualquer outro que faça o mesmo, o que ele quiser porque os povos europeus não se querem defender de invasores.
    A resistência da Ucrânia ao longo dos últimos dois anos mostra exactamente o contrário.
    Mas você tem alguma alguma razão, pelo menos quanto aos governos ocidentais, porque a sua primeira reacção, não foi apoiar os ucranianos, mas oferecer asilo aos seus dirigentes. Essa posição só mudou por força das opiniões públicas internas e pela atitude dos ucranianos.
    Claro que se deve olhar para a realidade sem romantismos e encontrar uma solução negocial que pare a guerra, mas se isso passar por premiar o invasor, o que nos espera no futuro será a repetição destes episódios, até porque muitas das fronteiras do leste europeu estão assentes em decisões tomadas durante o seculo XX, no rescaldo dos dois conflitos que assolaram a europa e muitas dessas fronteiras separaram povos que hoje constituem minorias dentro de outros paises, tal como os russos na Ucrânia.
    Para mim, ou se encontra (ou impõe a Rússia) uma solução eficaz para este conflito, ou dificilmente não vamos ver outros episodios destes, talvez de menor dimensão mas igualmente pertubadores da ordem estabelecida na europa e que, apesar de tudo, já ofereceu ao continente um dos maiores periodos de paz que se conhece.
    Quanto aos governos, eu não me preocupava muito, eles farão sempre o que os seus povos determinarem, afinal de tudo a democracia é o governo do povo e os governantes serão os que tiverem de ser para dar corpo a essa vontade.

É uma questão complicada, até porque há muito que duas potências militares não participavam num conflito. Contudo, há que perceber que, por muito que se valorize a identidade da Ucrânia, aquela guerra não é nossa.

Lembremo-nos que há 50 anos caiu um regime porque militares portugueses participaram num conflito militar em território administrado por Portugal, habitado por portugueses e com ruas com nomes em português. Mesmo assim, achou-se, possivelmente com razão, que o esforço militar já era demais. Como se justificaria a morte de um soldado português num território que não lhe diz nada? Um francês, espanhol e belga não deve pensar diferente.

Ainda assim, concordo com o actual apoio militar, mas não pode ser um conflito eterno orwelliano.
    Concordam com este comentário: treker666
  19.  # 20

Colocado por: nunomp

É uma questão complicada, até porque há muito que duas potências militares não participavam num conflito. Contudo, há que perceber que, por muito que se valorize a identidade da Ucrânia, aquela guerra não é nossa.

Lembremo-nos que há 50 anos caiu um regime porque militares portugueses participaram em território administrado por Portugal, habitado por portugueses e com ruas com nomes em português. Mesmo assim, achou-se, possivelmente com razão, que o esforço militar já era demais. Como se justificaria a morte de um soldado português num território que não lhe diz nada? Um francês, espanhol e belga não deve pensar diferente.

Ainda assim, concordo com o actual apoio militar, mas não pode ser um conflito eterno orwelliano.

Então e como se justificou a morte dos militares portugueses no Afeganistão?? ou terem ido para o Iraque? ou agora na Republica Centro Africana?
    Justifica-se mais facilmente morrerem na Ucrânia, ou na Polónia (acham que se a Ucrânia cair daqui a uns anos não fazem o mesmo nos seguintes países??? Já o acontece na Transnístria da Moldávia...) que no outro lado do mundo e mesmo assim enviamos tropas para lá.

Colocado por: nunomp

Qualquer acordo que implique a Russia ficar com território da Ucrânia (a Crimeia já dou como perdida) é uma forma do ocidente dizer -> "Vá... invade, guerrilhamos um bocadinho e depois ficas com isto, (mas continuamos a comprar-te petróleo e gás"
    E isto para a Russia é o que eles querem para voltar a fazer o mesmo com ex-países do bloco Soviético

0.0244 seg. NEW