Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

ainda assim, eu pedia um estudo a outro arquiteto, só para ter mais opções.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: silvasm76
  2.  # 22

Tenho que confessar que a do Marco1 ainda gosto mais, sobretudo pela ligação cozinha, refeições, sala.
  3.  # 23

Colocado por: diouf_matosTenho que confessar que a do Marco1 ainda gosto mais, sobretudo pela ligação cozinha, refeições, sala.

esta no pdf ou a do rabisco
  4.  # 24

Colocado por: marco1

Sem duvida que faz bem mais sentido desta fornma.
  5.  # 25

Colocado por: marco1

Estas pessoas agradeceram este comentário:silvasm76

A do PDF, embora acho que aproveitava a colocar uma porta de acesso à lavandaria, pela entrada.
  6.  # 26

o "problema" deste projeto é que tem imensa área no 1ºandar para o programa ( suite e dois quartos)
    talvez com alguma ginastica desse para fazer 3 suites sendo que duas não precisariam de closet ou então mais uma divisão tipo um escritório ou uma pequena sala de lazer.
    • sito
    • 11 junho 2024

# 27

Colocado por: marco1o "problema" deste projeto é que tem imensa área no 1ºandar para o programa ( suite e dois quartos)
    talvez com alguma ginastica desse para fazer 3 suites sendo que duas não precisariam de closet ou então mais uma divisão tipo um escritório ou uma pequena sala de lazer.

Uma suite (quarto + closet) com 23m2, outro quarto com 17.5m2 e outro quarto com 14m2 é considerado "problema"? Estava a ponderar 18m2 para cada quarto (sendo que o da suite seria ainda servido por um closet, e cada um dos restantes quartos teria uma das paredes com armario embutido que retira alguns m2).

Pergunta honesta de leigo.
  7.  # 28

Colocado por: sitoUma suite (quarto + closet) com 23m2, outro quarto com 17.5m2 e outro quarto com 14m2 é considerado "problema"? Estava a ponderar 18m2 para cada quarto (sendo que o da suite seria ainda servido por um closet, e cada um dos restantes quartos teria uma das paredes com armario embutido que retira alguns m2).

Pergunta honesta de leigo.

Como em muitas outras coisas, os gostos de cada um também contam. Nessa perspetiva, eu diria que quartos dessa dimensão são grandes demais. Claustrofóbicos também não são desejáveis, mas a partir de um certo tamanho, começa a ficar desconfortável, pouco aconchegante. Numa outra vertente, quando a capacidade financeira é limitada, há que ser racional e ser contido, até porque um quarto será para passar uma horas a dormir, portanto, ao preço que está o m2 convém investir onde faz mais falta e onde se dá mais uso durante as horas de atividade.
    Áreas grandes, são mais difíceis (€) de climatizar também.
    Para mim, um bom tamanho será entre os 12 e os 14m2.
    Concordam com este comentário: marco1
    Estas pessoas agradeceram este comentário: sito
  8.  # 29

Sito
    por isso eu meti " na palavra, não é propriamente um problema.
    mas em todo o caso de certa forma é uma questão, pois tem a ver com um certo equilibrio,
    repare que para o rc com o que ali tem a área até nem se pode dizer que é folgada já o 1ºandar com quartos acima dos 15 m2 está muito folgado é uma questão economica sobretudo, pois para alem do custo hoje em dia da área de construção temos que climatizar um quarto maior e maior é o gasto, em todo o caso eu pessoalmente preferia então ou mais uma divisão de apoio ou dar a cada quarto uma wc.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: sito
  9.  # 30

Silvas
    esta seria a minha ideia
    Concordam com este comentário: nunogouveia
  10.  # 31

up
    a ver se o silvasm76 diz alguma coisa
  11.  # 32

agora com algumas medidas e áreas
  12.  # 33

Boa tarde Marco,

Muito grato pelo esforço e trabalho dispendido neste desenho. Nem sei como retribuir, se precisar de alguma coisa das informáticas é só dizer.

A nível de áreas da cozinha+sala estavamos a tentar ter algo generoso ( cerca de 55 m2), mas não é fácil. ( já abdicamos da dispensa no rés chão e estamos a pensar tb passar a lavandaria para a cave e tornar o wc não acessivel, estamos um pouco sem saber o que fazer)

Gosto do layout do seu desenho, mas ao medir a área da sala + cozinha dá sensivelmente 42 m2 o que nos parece pouco.

Aproveito tb para pergutar que elemento é este no seu desenho ( ver imagem em anexo)

Obrigado desde já
      Planta.png
    •  
      marco1
    • 12 junho 2024 editado

# 34

Silva

eu não estou a par de todos os elementos e condicionantes do projeto, nem sei qual o terreno, se é loteamento etc...
    a sua implantação de 11 x 10 até pode ser diferente e possibilitando uma forma diferente que até possa facilitar melhor o layout
    e a forma como vai organizar o exterior em termos de declive ou se vai ter uma cave completamente enterrada tambem vai condicionar a solução em si
    em todo o caso não pode tirar a wc acessivel do rc pois ai teria que alargar as escadas para 1.2 para ter a wc acessivel no 1ºandar
    quanto á area da sala mais do que os m2 tem a ver com a sua organização repare que no seu ultimo projeto tem realmente cerca de 50 m2 mas uma zona para a mesa de refeições muito constrangida, não é fácil.
    O que eu pretendi com este exercicio foi agitar um pouco as águas e contribuir para que possa trabalhar melhor as ideias com o seu técnico e uma ponderação mais racional de cada ponto do projeto.
    espero que consiga chegar a bom porto.
    ps: aquilo ali é uma janela com um aparador no interior e um cadeirão do lado de fora
  13.  # 35

Colocado por: silvasm76Nem sei como retribuir

o marco1 devia de ser canonizado por andar a refazer gratuitamente este projecto. Começou por dar uma mãozinha, e acabou por dar o corpo inteiro.

Mudou-lhe completamente a aura, alinhou os chakras e deu-lhe uma alma que nunca teve.

Se fosse eu a obter tal ajuda, não conseguiria deixar isto assim sem pagar uma retribuição monetária.
    Concordam com este comentário: Iko, joanamsequeira, silvasm76, Cris.pereira
  14.  # 36

Colocado por: NostradamusSe fosse eu a obter tal ajuda, não conseguiria deixar isto assim sem pagar uma retribuição monetária.

Ou em géneros que é para os senhores da AT não irem meter o nariz
    Concordam com este comentário: Sscmoreira
  15.  # 37

Colocado por: CMartinOs acabamentos exteriores (revestimentos das fachadas) não valorizam. Sendo diferentes dariam outra leitura à casa.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:silvasm76
    silva, há uns tempos, eu disse isto.
    Para não ficar só assim no ar, deixo uma ideia para os exteriores, se quiser considerar(..). A casa ficava no piso 0 e 1 à mesma cor, esse cor de areia que tem no piso 1.
    Não punha esse revestimento a imitar pedra na parede da zona da entrada. E não revestia a saliência (a grande que apanha o piso 0 e o piso 1) a madeira. Antes, forrava ambas a, como por exemplo, este granito amarelo bujardado da imagem, ou nesta linha. Tal como não fazia a lateral da entrada a madeira, mas antes, com essa mesma pedra do granito amarelo bujardado ou equivalente, que depois, apanhava a frente, no seu seguimento.
    A caixilharia fazia antes em cor prateado (uma cor standard para não aumentar o preço) ou, uma alternativa, fora das cores standard, esta cor bege esverdeado mate (a cor é do catálogo da Finstral, mas as outras marcas terão equivalência, numa espécie de dourado mate).
    Mantinha a porta da entrada a madeira.
    Fica como uma ideia, entre outras.
      65707fe3b85645a86efe1486.jpeg
      images (5).jpeg
      Image 032.jpg
      20240613_152810.jpg
  16.  # 38

Boas,

Obrigado CMartin por partilhar as suas ideas

Colocado por: CMartinPara não ficar só assim no ar, deixo uma ideia para os exteriores, se quiser considerar(..). A casa ficava no piso 0 e 1 à mesma cor, esse cor de areia que tem no piso 1.

Fizemos umas alterações no interior pelo que o exterior tb se alterou, com este novo exterior manteria as mesmas sugestões? ou teria outras ?

Obrigado desde já
      WhatsApp Image 2024-07-09 at 10.02.58_bc66c393.jpg
      WhatsApp Image 2024-07-09 at 10.02.59_be32d9e4.jpg
      WhatsApp Image 2024-07-09 at 10.02.58_dd72fdd4.jpg
  17.  # 39

Mais umas fotos..
      WhatsApp Image 2024-07-09 at 10.02.58_dd78565b.jpg
      WhatsApp Image 2024-07-09 at 10.02.58_2df02da6.jpg
  18.  # 40

Aquela pedra na entrada estraga tudo. É dissonante, assim como o cinzento na lateral.

Os revestimentos devem dobrar e topar contra os caixilhos.

O alcado lateral direito não está muito harmonioso.

Tem demasiada coisa a acontecer.
    Concordam com este comentário: Ruikode, nunogouveia, NLuz

0.0242 seg. NEW