Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá a todos! Espero-vos bem!
    Recentemente vi uma publicação de umas bancadas de cozinha, WC , armários que parecem de argamassa(?!) será? Não sei o que é aquele acabamento 🤷🏻‍♀️
    Será que podem ver o que é?
    Sai mais em conta que uma cozinha Ikea, por exemplo?
    Suja mais? Que acabamento darao para não se estragar? ( parece que se vai esfarelar 😂)
    Obrigada
    Anexo Fotos para verem por favor
      IMG_5173.jpeg
      IMG_5174.jpeg
  2.  # 2

    Para quem tiver curiosidade (e ainda não tiver encontrado antes), este projecto é da Mónica (Maria Calcetines) em que ela tem outras reformas nos destaques do instagram, mas a que está a ser mais "discutida" é esta última (https://www.instagram.com/mariacalcetines?igsh=Ym5wdzYzNmsyZ2U=).

    Missdior, o que eles chamam "mortero de cal" é a nossa argamassa (tem a série Reabilita Cal da Secil em que uma delas dará para a cobertura total de parede, mas não sei qual a sigla, já que só usámos a de rejuntas).
    Recentemente ela empurra sempre as respostas à pergunta do acabamento para a empresa que o executou, mas em uma das publicações mais antigas ela fez referência a cal hidráulica com acabamento envernizado.

    No entanto não é comparável com uma cozinha Ikea, já que uma é montada por módulos e esta estruturalmente é fixa, da mesma maneira que sinto que se deve ter em conta o que é um verniz para paredes e um verniz para estruturas onde vamos pousar comida.


    Se pretende aventurar-se em um DIY, espreite este perfil para inspiração profissional de recuperação:
    https://www.instagram.com/antic_begur?igsh=M256czJsaWgyd3Jh

    E este para inspiração DIY de cozinha em bloco:
    https://www.instagram.com/annelise.lme?igsh=eDg1aTN4cnUyMjdt

    Boa sorte e tudo a correr bem 😘
    Estas pessoas agradeceram este comentário: MissDior, joanamsequeira
  3.  # 3

    Está a comparar alhos com bugalhos.
    Uma cozinha Ikea tem módulos pré fabricados aspecto mais clean e moderno.

    A cozinha da fotografia tem aspecto mais tosco, mais rústico. Não vi os artigos mas é como que moldado no local com argamassas de betão . A Reabilita cal deverá ter sido usada no refechamento de juntas , é uma argamassa de reabilitação que não tera características de resistência para fazer a bancada em si, que tanto quanto sei não ha em cor branco.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: MissDior
  4.  # 4

    Muito obrigada!
    Sim é de lá ( Maria Calcetines). https://www.instagram.com/mariacalcetines?igsh=MXBtbWxzYjNqb3hlNg==
    Peço desculpa não o ter partilhado.

    Mas permita-me por favor reiterar:
    não é a comparação com ser modular é a questão de preço e da sustentabilidade ( em relação a uma cozinha qualquer com balcão de cerâmica ).

    É muito bonita e não sei se sairá mais em conta (€€€) e como se comporta este material em termos de sujidade/ temperatura com tachos etc.
    Já tentei procurar nos comentários mas não consiguia encontrar que tipo de material era ou o acabamento.
    O que acha?
    Versus cozinha “normal” em módulos
    Custos e manutenção 🤷🏻‍♀️
    Desculpem repetir-me e ser melga ☺️

    Um abraço e muito obrigada pela paciência
      IMG_5187.jpeg
  5.  # 5

    Colocado por: callinasEstá a comparar alhos com bugalhos.
    Uma cozinha Ikea tem módulos pré fabricados aspecto mais clean e moderno.

    A cozinha da fotografia tem aspecto mais tosco, mais rústico. Não vi os artigos mas é como que moldado no local com argamassas de betão . A Reabilita cal deverá ter sido usada no refechamento de juntas , é uma argamassa de reabilitação que não tera características de resistência para fazer a bancada em si, que tanto quanto sei não ha em cor branco.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:MissDior


    Bom dia! Muito obrigada Callinas 🙏🥰
    Acho que não me fiz entender… era a questão da estética versus durabilidade . Tenho uma casita rústica para recuperar e pretendia fazer assim, mas … se por exemplo, for um acabamento que só causa problemas e que vai requerer obras sem fim… então recorro a uma modular de aspecto rústico….
    Agradeço o seu feed back
    Um abraço
  6.  # 6

    Miss Dior, comporta-se como qualquer artigo beige/claro.

    Se sairmos as duas para a mesma actividade outdoor eu com calças cremes e a Miss com calças castanhas, vai parecer que eu me sujei mais e na verdade não, mas vê-se mais a sujidade em roupa/paredes claras.

    É o tipo de trabalho que pode ficar giro para paredes e estruturas, e nós mesmos ponderamos aplicar por cima do gesso cartonado para condizer com o aspecto mais rústico da pedra, mas pessoalmente nunca o usaria em bancada (escolheria pedra ou madeira).

    Os sacos de argamassa são económicos (encontra no Leroy Merlin se quiser ter uma ideia), se pesquisar por Secil encontra muita informação técnica para estudar a mais adequada e se gosta de DIY e não pretende muitas gavetas, avance com isso e ponha fotos (mais barato do que Ikea ou semelhante vai ficar, mais fácil de limpar seguramente que não)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: MissDior
  7.  # 7

    Ahh já percebi … ok ok
    Muito obrigada Marize! Então se calhar para prateleiras sim, mas para bancadas não… assim fiquei mais esclarecida! 🥰
    Por acaso também sigo outro que faz trabalho semelhante… eh pá mas não tenho tempo para DYI 😂😂
    Estou muito entusiasmada com esta minha aventura na renovação das casitas campestres mas tenho trabalho paralelo 😅

    Aqui fazem um trabalho semelhante: https://www.instagram.com/reel/Cz1mlreIxO3/?igsh=NjVsMGE3cTV3anZw

    E dizem que é “cimento al cal “ e que depois vão aplicar
    um acabamento que aguardam de França ( não dizem qual).
    Depois dizem que é um acabamento “como Microcimento mas muito mais forte” 🤓 ( o segredo é a alma do negócio 😂😛)
    Há quem dê palpites:
    Cimento cola?
    Resina de poliuretano ou acabamento acetinado?
    Sikatop 121

    Obrigada pelas vossas recomendações e reflexões
      IMG_5210.jpeg
  8.  # 8

    Colocado por: marizeMiss Dior, comporta-se como qualquer artigo beige/claro.

    Se sairmos as duas para a mesma actividade outdoor eu com calças cremes e a Miss com calças castanhas, vai parecer que eu me sujei mais e na verdade não, mas vê-se mais a sujidade em roupa/paredes claras.

    É o tipo de trabalho que pode ficar giro para paredes e estruturas, e nós mesmos ponderamos aplicar por cima do gesso cartonado para condizer com o aspecto mais rústico da pedra, mas pessoalmente nunca o usaria em bancada (escolheria pedra ou madeira).

    Os sacos de argamassa são económicos (encontra no Leroy Merlin se quiser ter uma ideia), se pesquisar por Secil encontra muita informação técnica para estudar a mais adequada e se gosta de DIY e não pretende muitas gavetas, avance com isso e ponha fotos (mais barato do que Ikea ou semelhante vai ficar, mais fácil de limpar seguramente que não)
    Estas pessoas agradeceram este comentário:MissDior

    Desculpe Maritze
    Já que o mencionou … que madeira?
    Obrigada e sorry
  9.  # 9

    Muita gente desaconselha madeira ou laminados para bancadas, o IKEA tem bancadas de madeira que pode conciliar com uma estrutura feita por si.

    É uma parte que seguramente vamos avançar (não gostamos de bancadas em pedra), mas não será para já por isso ainda não me perdi nessa área 😉
    Estas pessoas agradeceram este comentário: MissDior
  10.  # 10

    Oh Matize mas…está a construir algo semelhante? Podia partilhar mais a sua experiência! Please 🥹
    Muito obrigada pelo seu feed back
  11.  # 11

    Se vier ao meu user, tem lá a nossa obra e a fase em que estamos, e vai ver que ainda estamos longe de pensar em cozinha 😉
    Estas pessoas agradeceram este comentário: MissDior
  12.  # 12

    Colocado por: marizeSe vier ao meu user, tem lá a nossa obra e a fase em que estamos, e vai ver que ainda estamos longe de pensar em cozinha 😉
    Estas pessoas agradeceram este comentário:MissDior


    Onde? No Iinstagram ? Sou uma nódoa em redes sociais
  13.  # 13

    Assim à primeria vista parece ser tadelakt, um tipo de "reboco" marroquino à base de cal, por si já impermeável e antibacteriano:

    https://www.youtube.com/watch?v=sYM3WAWkZUw.

    É super interessante e permite acabamentos fascinantes. No entanto, é um processo moroso e assim relativamente caro.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: MissDior
  14.  # 14

    Colocado por: OliveiroS/NAssim à primeria vista parece ser tadelakt, um tipo de "reboco" marroquino à base de cal, por si já impermeável e antibacteriano:

    https://www.youtube.com/watch?v=sYM3WAWkZUw.

    É super interessante e permite acabamentos fascinantes. No entanto, é um processo moroso e assim relativamente caro.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:MissDior


    Sim! De facto falam em “ cemento al cal” ou “areia fina com cal”
    E responderam-me que a seguir aplicam hidrofugante na zona das bancadas e que se limpa facilmente (?!) 🤷🏻‍♀️🧐🧐

    Que materiais são equivalentes cá?

    Muito obrigada Oliveiros 🙏👍🏻
 
0.0180 seg. NEW