Colocado por: fjmartinhoBom dia digníssimos "obreiros"
Numa fase muito embrionária no projeto/construção de uma moradia térrea (já com terreno comprado) sabem, mais ou menos, a média do m2 de construção na zona de Leiria? a moradia terá cerca de 220m2 de área util + 70m2 de alprendres + 70m2 de anexo (garagem).
Obrigado e um abraço
Colocado por: njs
Isso é o mesmo que perguntar quanto custa um carro com 4 rodas e uma suplente :D Mas pelo que tenho visto aqui, diria que dificilmente conseguirá algo por menos de 350-400k+IVA, também pode ser um pouco menos ou bem mais, depende de imensos factores. O que lhe diz o arquitecto ? Já falou com algum ? Será esse o primeiro passo.
Colocado por: gil.alvesBoas martinho....
m² de construção é métrica de encher chouriços ou de avaliação bancária.
Para construção de pouco vale.
Para embrionar alguma coisa conte com 1200€/m² por área BRUTA(!) - valor que facilmente escala para 1500€+... e por aí acima!
400€/m² alpendres
600€/m² anexos.
220m² (útil): +- 220x1.30 = 286x1200=347 000€ + 28 000€ + 42 000€
+IVA!...
Comece pelo início(!)
Qual é o seu budget all-in?
Colocado por: fjmartinho
Já sim. No primeiro contacto com a arquiteta dissemos as nossas preferências e um teto de 300mil/350mil €..
Colocado por: fjmartinhoE uma questão, tendo em conta a vossa experiência e a minha inexperiência, construtores na zona é chave na mão ou por empreitadas/especialidades?
chave na mão é muito complicado, ninguém se quer comprometer, podem dar estimativas de preços, mas com a volatilidade do mercado, ninguém se compromete. No meu caso o empreiteiro faz a gestão da obra com as especialidades, e nós estamos muito envolvidos em tudo o que conseguimos controlar, e vamos fazendo pontos da situação em relação à estimativa e custo real.
Precisa de ter confiança no empreiteiro para isso, até ver tive sorte com o meu, se quiser depois passo o contacto.
Em regra os arquitectos estimam por baixo, o meu conselho era agarrar nos diversos projectos e pedir orçamentos indicativos. Se quiser deixar o contacto e podemos falar melhor via email ou assim.
Mas eu diria que dificilmente construirá essa casa por menos de 350k, mas sem ver plantas, alçados e saber que tipo de acabamentos pretende, é díficil senão impossível dar-lhe uma estimativa.
Eu também dei um teto dessa gama de intervalos, e claramente que não se irá cumprir, por isso é preciso ter uma margem para a casa não ficar a meio.
Colocado por: amartinsNão se esqueça que isto são contas de merceeiro e 'muita água passa debaixo da ponte' l. Para 360m2 de construção:
- 285k + IVA -> +/- 800€/m2 + IVA
- 350k + IVA -> +/- 1000€ + IVA
Colocado por: amartinsCaro Martinho.
O tema ai irá ser para além do preço da caixilharia, o bloqueio da incidência solar (estores ou outro meio) o aquecimento e arrefecimento dessa divisão. Essas 'coisas' de autor saem caras e num orçamento finito têm tudo para ser uma surpresa desagradável (sinceramente espero que não)
Grande abraço e boa sorte é o que lhe desejo.
Colocado por: fjmartinhoBoa noite.
Hoje tive o 1o contacto com um empreiteiro. Para primeira experiência só tenho a dizer bem. Um homem jovem, acessível, facilitador e pragmático. Embora ainda não tenha as especialidades, já conseguimos falar de coisas interessantes. Certamente que lhe pedirei mais tarde orçamento. Um senhor da zona da Golpilheira. Apenas são 4 trabalhadores - um deles é meu familiar.
Colocado por: silvasm76
Bom dia,
já conseguiu valores para o projecto?
Quantos pisos tem a sua habitação?
Colocado por: fjmartinho
Bom dia
Ainda não tenho valores, visto que ainda só tenho o projeto de arquiteta. Moradia térrea com 230m2 + 70m2 de anexo (garagem)