Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde,
    Comprei casa e estamos a instalar novos interruptores em todo o lado.
    Acontece que, após instalar os novos comutadores do corredor e a instalar o interruptor duplo da casa de banho, as coisas não estão a funcionar como era suposto.

    Problema Corredor:
    Consigo ligar a luz tanto no Interruptor A e o B. Porem, se ligar a luz no Interruptor A e apagar no B, quando quiser ligar novamente tenho sempre de ligar no B, pois o A fica inoperavel. E vice versa.

    Problema Casa de Banho:
    O espelho duplo antigo só tinha um módulo a funcionar (luz do espelho).
    Ao abrir efetivamente existe um cabo para a luz do espelho e outro para a luz do teto, mas não consigo com que fique uma a ligar em cada espelho.

    Coloco fotografias para ver se me conseguem ajudar a resolver o mistério…
    EDIT: Não estou a conseguir dar upload as fotografias pelo Telemóvel. Quando tiver com o PC envio
  2.  # 2

    https://imgur.com/a/Q5DsiHX - Tomada Corredor A
    https://imgur.com/a/h2n1uH0 - Tomada Corredor B
    https://imgur.com/a/4Zp8rM9 - Tomada Casa Banho
    https://imgur.com/a/NWE4qId - Plano do Corredor

    https://imgur.com/a/pjssaYw - Caixa de Derivação

    A tomada do corredor B tem um cabo solto no modulo, mas é porque tinha acabado de mexer na mesma :)

    Alguma ideia do que possa estar a fazer mal? Sao os comutadores que nao são os indicados para o serviço?

    Aceito todas as ajudas e ideias!
  3.  # 3

    Colocado por: Inexorable
    Alguma ideia do que possa estar a fazer mal? Sao os comutadores que nao são os indicados para o serviço?


    Problema do corredor:
    Cada comutador tem uma ligação base. Num dos comutador essa base liga ao quadro electrico, no outro liga a lampada.
    Depois os outros 2 cabos de cada comutador ligam entre si.

    Os cabos castanhos estao a ligar ao que, segundo o site da Leroy, seria o comum (Procure no leroy por 82277514 e tem la uma foto dos pontos de ligação desse comutador)
    .
    Provalmente pelo menos um deles esta errado e nao é o castanho. deverá ser um dos pretos.

    Desligue um dos pretos no comutador A e brinque com o comutador. se nao conseguir acender a lampada, esse cabo preto é o que deve ligar no lugar do castanho. Se conseguir, é o outro.

    Veja se resolve o problema. Se continuar a nao conseguir alternar correctamente repita o processo no comutador B.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Inexorable
      ComutadorSimples.png
  4.  # 4

    Colocado por: Inexorable
    Alguma ideia do que possa estar a fazer mal?


    Tomada da casa de banho:
    Isso é um comutador de escada duplo. por isso esta preparado para ter duas alimentações diferentes.
    Mas apenas esta a ligar uma delas.
    A Ponto 5 e 2 sao os pontos onde deve entrar a energia electrica.
    Falta-lhe um bocadinho de cabo a ligar esses dos pontos.

    Agora falta saber se o cabo que esta ligado no ponto 5 é o de corrente ou é o que vai para a lampada. Se for o da corrente basta o cabo.
    Se for o que vai para a lampada o outro interruptor so vai funcionar quando a lampada estiver acessa.
    Se assim for, tem de trocar o cabo que esta no ponto 5 com o que esta no ponto 1.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Inexorable
      ComutadorEscadaDuplo.png
  5.  # 5

    No corredor, dá ideia que tem simplesmente dois interruptores em série (ou então as ligações fazem com que se comportem assim). Tem que fazer um esquema deste género (se são só dois comutadores, ignore o elemento "4-way" que está no meio):
      Luz.png
  6.  # 6

    Felizmente, e depois de alguma luta entre cabos prali e pracolá, consegui resolver ambas as situações.
    Obrigado pela ajuda, que não estava a conseguir sair deste quebra cabeças 🫣
  7.  # 7

    Boa tarde, por favor ajudem-me aqui numa situação que eu não consigo resolver, tenho 1 luz na casa de banho e tenho 1 luz no espelho da mesma, acendem as duas em interruptores distintos, tive que proceder a substituição do interruptor e deparei-me com três fios, dois castanhos e um preto e não faco a mínima ideia de como os ligar para funcionar.
    P.S o meu comutador e exatamente igual ao que esta acima apresentado, o da imagem com 6 buracos, da lexman
  8.  # 8

    Colocado por: ruialmeida95Boa tarde, por favor ajudem-me aqui numa situação que eu não consigo resolver, tenho 1 luz na casa de banho e tenho 1 luz no espelho da mesma, acendem as duas em interruptores distintos, tive que proceder a substituição do interruptor e deparei-me com três fios, dois castanhos e um preto e não faco a mínima ideia de como os ligar para funcionar.
    P.S o meu comutador e exatamente igual ao que esta acima apresentado, o da imagem com 6 buracos

    Boa tarde Rui,
    Se tiver um busca polos, com todos os fios desligados descubra qual é o condutor que tem corrente. Eu apontaria para o preto.

    Depois ligue o condutor que tem corrente (fase) no terminal 2 e faça uma ponte entte o terminal 3 e o terminal 5.

    De seguida ligue um castanho no terminal 4 e o outro castanho no terminal 6.

    Também pode ligar os castanhos nos terminais 1 e 3 respetivamente.

    Vou tentar fazer um desenho a ver se ajuda 😊

    Depois de verificar qual é a fase, desligue o corte geral no quadro e assegure-se de que ninguém o liga enquanto estiver a fazer os trabalhos na instalação elétrica.
    Tome todas as precauções necessárias para evitar acidentes.
    Nunca é demais alertar para os perigos da eletricidade, que não devem de forma nenhuma ser menosprezados⚡️.
      IMG_2628.jpeg
  9.  # 9

    Colocado por: Camõesfaça uma ponte entte o terminal 3 e o terminal 5.

    Por lapso escrevi “terminal 3” mas o correto é “terminal 2”. A imagem está correta.
    Por não poder editar o Post anterior, fica aqui a correção e o pedido de desculpas.
  10.  # 10

    Resolvido, eu tinha feito essa mesma ligação só que faltava-me a ponte, agora já está a funcionar, muito obrigado pela ajuda! ☺️
 
0.0145 seg. NEW