Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa noite.

Estou a pensar ampliar a minha moradia.
    Trata-se de uma moradia geminada, T2, com cerca de 35mt2.

Neste momento tenho dois quartos, 1 sala, 1 cozinha e 1 WC. Em cima uma escada leva a um pequeno terraço nas traseiras da casa, junto do telhado.
    Pretendo, em baixo ter uma sala, cozinha, WC, e escritório.
    Em cima, dois quartos, um anexo para arrumações, e um pequeno terraço.

Se puederem partilhar ideias, contructoras sérias, e valores aproximados das vossas experiências, fico desde já agradecido.
  2.  # 2

Isso não é coisa para fazer em "modo bricolage", certo?

É para aproveitar a estrutura que lá está? A estrutura aguenta?
    E a a Câmara Municipal, deixa fazer isso? Ou é para demolir assim que um vizinho fizer uma denúncia (e ainda paga multa)?

Tem fotos? Mapas? Em que zona é (fica dificil aconselhar construtoras sem saber onde é)?

Relativamente a valores, a regra há uns tempos eram os 1000€ por metro quadrado. Não sei se actualmente se consegue...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Villlar
  3.  # 3

Colocado por: VilllarSe puederem partilhar ideias, contructoras sérias, e valores aproximados das vossas experiências, fico desde já agradecido.
    antes disso tudo contrate um arquitecto a ver se pode fazer o que pretende. no caso de poder tratará dos projectos.
    Concordam com este comentário: jorgemlflorencio
  4.  # 4

A casa está na zona da Penha de França.
    O primeiro passo será pedir licença na Junta de Freguesia?
    Qual é o valor?
    • marize
    • 6 agosto 2024 editado

# 5

Villlar> vamos então por partes.

1) para alguém lhe dar ideias, tem de ceder imagens, sejam de plantas ou fotografias (cada pessoa que lê pode fazer uma interpretação diferente do que pretende)

2) [edit] - entretanto já referiu que está na Penha de França (seja lá onde for), mas já ajudará a alguém lhe passar contactos

3) independentemente das ideias que acolher e sendo casas geminadas, outras regras de urbanismo podem ser aplicadas, pelo que o ideal seria contactar um arquitecto com o qual se identifique para estudar consigo as possibilidades e analisar a % do que quer aumentar face ao que legalmente possa (eventualmente) ser ou não possível

4) a reunião na Camara requer marcação mas é gratuita, e pode e deve ir com o seu arquitecto (que falará a mesma língua) e lá poderá ter acesso a todos os custos futuros se quiser avançar.
    Mas entre arquitecto, licenças e obras (caso seja possível avançar) prepare alguns milhares valentes.
  5.  # 6

Colocado por: VilllarO primeiro passo será pedir licença na Junta de Freguesia?

Colocado por: antonylemosantes disso tudo contrate um arquitecto a ver se pode fazer o que pretende. no caso de poder tratará dos projectos.

Como lhe tinham indicado anteriormente, o primeiro passo é falar com um arquiteto, e essa pessoa irá analisar e ajudar na solução que pretende e que seja possível implementar mediante as limitações existentes.
    Concordam com este comentário: marize
  6.  # 7

Colocado por: VilllarO primeiro passo será pedir licença na Junta de Freguesia?
    não. a Junta de freguesia nao tem nada a ver com isso

o primeiro passo é contratar um arquitecto
  7.  # 8

Portanto, presumo que esteja na cidade de Lisboa.

Tem de contratar os serviços de um arquiteto. Verificar da viabilidade urbanística e técnica da alteração pretendida. Depois partir para o projecto de obra, sendo possível.

Colocado por: VilllarA casa está na zona da Penha de França.
  8.  # 9

Bom, pelas informações que já obtive, isto é mais caro e complicado do que comprar uma casa.

Aqui dizem-me (agradeço-vos a ajuda), que devo falar primeiro com um arquitecto, já falei com dois, e duas constructoras, que me dizem, que primeiro devo requerer um licenciamento junto da Câmara Municipal.

Já fui online e digo-vos, aquilo parece chinês, e nem sei o preço.

Sim senhor, Portugalinho, mais vale põr a moradia à venda e comprar outra.
  9.  # 10

obras não é para todos, é preciso alguma...forte paciência e resiliência.
  10.  # 11

Villlar um arquitecto vai ajudá-lo a interpretar leis e leizinhas e quanto ao site da CM, o ideal seria marcar uma reunião (o arquitecto saberá com quem) para fazer o levantamento de tudo o que necessita saber.

É um processo moroso, mas que impede que moremos (ainda mais) na república das bananas e tenhamos a(lguma) garantia de uma casa que vamos comprar, teve no passado intervenções (minimamente) seguras.

Se gosta do local onde está, investir legalmente, seria uma mais valia actual e para futuro!
    Concordam com este comentário: jorgemlflorencio
  11.  # 12

Colocado por: marizeVilllar um arquitecto vai ajudá-lo a interpretar leis e leizinhas e quanto ao site da CM, o ideal seria marcar uma reunião (o arquitecto saberá com quem) para fazer o levantamento de tudo o que necessita saber.

É um processo moroso, mas que impede que moremos (ainda mais) na república das bananas e tenhamos a(lguma) garantia de uma casa que vamos comprar, teve no passado intervenções (minimamente) seguras.

Se gosta do local onde está, investir legalmente, seria uma mais valia actual e para futuro!
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Villlar

Marize, boa noite,

Recebi o seu comentário com enorme satisfação.
    Agradeço-lhe a informação prestada e aforça de ânimo que me deu.

Já agora, arquitectos de confiança na zona de Lisboa?
    • marize
    • 8 agosto 2024 editado

# 13

Licenciamento> as pessoas com quem falou estão a assumir que vai já avançar; o que se está a falar aqui, é de um estudo prévio a ver se compensa e até se é possível, avançar.
    Ou seja, nesta fase iria pagar uma ou duas consultas a um arquitecto, sem obrigação de seguir para projecto/licenciamento

Arquitecto> recomendo com todo o gosto (muito embora não saiba a disponibilidade imediata):

João Carlos Abreu Fradinho
    967040066
    [email protected]
    Lisboa
    • marize
    • 8 agosto 2024 editado

# 14

(Villlar, entretanto acho que eu estava a editar a resposta quando reagiu, peço a gentileza que a volte ler)
  12.  # 15

Colocado por: Villlarque devo falar primeiro com um arquitecto, já falei com dois, e duas constructoras, que me dizem, que primeiro devo requerer um licenciamento junto da Câmara Municipal.
    os arquitectos disseram para primeiro requerer um licenciamento na CM.. tema certeza?? é que para meter um licenciamento requer um arqº.. é o trabalho deles.

não terá percebido mal qq coisa?
    Concordam com este comentário: marize
  13.  # 16

Colocado por: antonylemosos arquitectos disseram para primeiro requerer um licenciamento na CM.. tema certeza?? é que para meter um licenciamento requer um arqº.. é o trabalho deles.

não terá percebido mal qq coisa?
    Concordam com este comentário:marize
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Villlar

Não, não percebi mal.
    Dois arquitectos com quem falei disseram-me isso mesmo, mas depois das vossas informações, que considero bastante válidas, vou tentar encontrar um arquitecto que seja de confiança.

Agradeço à Marize por me ter sugerido já um.

Obrigado.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marize
    • marize
    • 8 agosto 2024 editado

# 17

Na verdade o Antony Lemos foi o que escolhemos quando necessitámos de uma consulta pontual e gostámos muito (até porque na altura nos apercebemos que se identifica com o tipo de construção que estamos a lidar e já tive a oportunidadede de o recomendar algumas vezes aqui no forum), estabelecido para os lados de Lisboa como pediu, estou muito certa do profissional que lhe recomendei 👌
    Concordam com este comentário: Iko

0.0215 seg. NEW