Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde,

Mais um caso bicudo 😅 estou a fechar CPCV de uma casa, ela tem caderneta com 998m2 de terreno, registo idem, tudo retificado em 2022 com mod 1 imi. No entanto, como me falaram que o terreno do lado era público, eu fui ver se conseguiria comprar à camara para ficar um terreno quadrado em vez de triangular. Acontece que no cadastro todo o terreno, incluindo o meu, pertence a um artigo rustico da câmara. Foi feita expropriação para uma escola e um edifício, mas o meu terreno nao tem expropriação, então está incluido no artigo da câmara.

Acontece que sem o rústico nem consigo aceder à casa sequer, não faz sentido... O técnico disse que as delimitações podem ter margem de erro, mas 18m de erro?? Como proceder? quanto tempo demorará? Obrigado
  2.  # 2

1) eu não fechava CPCV dessa casa e agradecia aos anjinhos do céu ter descoberto essa questão agora

2) quem vende, muitas vezes está mal informado e quer vender, com pouca preocupação de problemas reais e futuros

3) vai envolver despesas de topografia (que o vendedor não estará preocupado em garantir) e negociações com o município.

De certeza que quer ir por aí?
    Ou já percebeu porque é que aparentemente era um bom negócio?!
    Concordam com este comentário: jorgemlflorencio, desofiapedro
    • size
    • 21 maio 2024 editado

# 3

Colocado por: Diogo10s
    mas o meu terreno nao tem expropriação, então está incluido no artigo da câmara.

O terreno ainda não é seu...
    Se não foi alvo de expropriação não pode ser da Câmara ?
    O que diz o vendedor ? Tem ou não feito uso dele ?

Solicite ao vendedor cópia da certidão permanente da Conservatória, para melhor confirmar a situação -
    Concordam com este comentário: marize, nunogouveia
  3.  # 4

Colocado por: size

O terreno ainda não é seu...
    Se não foi alvo de expropriação não pode ser da Câmara ?
    O que diz o vendedor ? Tem ou não feito uso dele ?

Solicite ao vendedor cópia da certidão permanente da Conservatória, para melhor confirmar a situação -
    Concordam com este comentário:marize,nunogouveia

Não é meu nem do próprio vendedor aparentemente 😅 são formas de falar.
    A certidão está correta "moradia bla Bla com logradouro, area total 998m2", caderneta nao diz área descoberta mas diz artifo urbano bla bla com 140m2 construidos e 998 área total do terreno... Agora quando vamos ao cadastro, o terreno que tem la fora da área do da câmara são no máximo 200m2
  4.  # 5

Colocado por: marize1)eu não fechava CPCV dessa casa e agradecia aos anjinhos do céu ter descoberto essa questão agora

2)quem vende, muitas vezes está mal informado e quer vender, com pouca preocupação de problemas reais e futuros

3)vai envolver despesas de topografia (que o vendedor não estará preocupado em garantir) e negociações com o município.

De certeza que quer ir por aí?
    Ou já percebeu porque é que aparentemente era um bom negócio?!

não é assim tão excelente negócio, está no preço. O vendedor aparentemente também nao sabia disso, porque comprou a casa no ano passado mas decidiu nao fazer as obras. Segundo ele.. Ou isso ou tentou submeter PIP e viu o problema que estava metido 😅
  5.  # 6

Diogo, eu vendo alguns coisas, mas desconfio sempre do que me dizem todos os vendedores.
  6.  # 7

Colocado por: Diogo10sSegundo ele.. Ou isso ou tentou submeter PIP e viu o problema que estava metido
    primeiro tirava tudo a limpo. depois pensava seriamente se vale a pena
  7.  # 8

Colocado por: antonylemosprimeiro tirava tudo a limpo. depois pensava seriamente se vale a pena

Uma declaração por exemplo do presidente do urbanismo ou da câmara a atestar que o terreno realmente pertence a ele, seria suficiente para corrigir o cadastro? junto com o levantamento... Só aqui a ver se oriento o vendedor a resolver...
  8.  # 9

Nada contra a sua proactividade, é até mais um desabafo, mas é lamentável que tenha de ser o comprador a orientar o vendedor a fazer seja o que for, a menos que tenha acesso a parte da comissão.
  9.  # 10

Colocado por: marizeNada contra a sua proactividade, é até mais um desabafo, mas é lamentável que tenha de ser o comprador a orientar o vendedor a fazer seja o que for, a menos que tenha acesso a parte da comissão.

eu nao acho nada lamentável, seria perfeito que toda a gente soubesse de legislação e afins, mas infelizmente muitos nao sabem e não me custa nada ajudar... eu diria que ou tenho muito azar ou quase todas as casas antigas têm erros, seja alterações ilegais, areas que nao batem certo, falta de certidão se antiguidade, muitos vendedores nao fazem sequer ideia da lei. Só é pena é haver tanta imobiliária a mediar negócios impossíveis de realizar, depois vai para tribunal e a imobiliária desaparece 😅
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães
  10.  # 11

Colocado por: Diogo10sSó é pena é haver tanta imobiliária a mediar negócios impossíveis de realizar, depois vai para tribunal e a imobiliária desaparece 😅

Isto ☝️😏
  11.  # 12

Eu honestamente tenho a minha área de actuação e quando pago uma comissão ou um serviço, presumo que essa pessoa deve saber a sua.
    Partindo dessa premissa, todos os trabalhos seriam mais confiáveis.

Agora naturalmente que considero que grande parte das imobiliárias quer o seu e muitas vezes não sabe nem quer saber a realidade.
  12.  # 13

Colocado por: marizeEu honestamente tenho a minha área de actuação e quando pago uma comissão ou um serviço, presumo que essa pessoa deve saber a sua.
    Partindo dessa premissa, todos os trabalhos seriam mais confiáveis.

Agora naturalmente que considero que grande parte das imobiliárias quer o seu e muitas vezes não sabe nem quer saber a realidade.

a maioria não sabe, nem vendedores nem mediadores, pensam que é só vender e que o simplex é o santo milagreiro 😅 depois chegam ao notário e puff, felizmente eu tenho advogados competentes a analisar tudo, outro qualquer ficava entalado...
    Concordam com este comentário: marize
  13.  # 14

Não se meta nisso, ou então vá primeiro a câmara
    Concordam com este comentário: marco1
  14.  # 15

Diogo nós antes de assinarmos seja o que for, vai tudo para ser analisado por advogado também. Preferimos gastar 60-100€ do que andar com carga de trabalhos depois.

0.0127 seg. NEW