Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Olá

Alguma sugestão para esta planta?
    São 2 pisos, num Lote de 430 m2

Alguma ideia, crítica?

Obrigado
      Screenshot_20240520_230150_Adobe Acrobat.jpg
      Screenshot_20240520_230142_Adobe Acrobat.jpg
      Screenshot_20240520_230136_Adobe Acrobat.jpg
  2.  # 2

pm

isso tem de ser trabalhado, amanha talvez consiga enumerar uma série de pontos a rever na minha opinião
    diga tambem onde é o norte.
  3.  # 3

Colocado por: marco1pm

isso tem de ser trabalhado, amanha talvez consiga enumerar uma série de pontos a rever na minha opinião
    diga tambem onde é o norte.

Norte é virado para cima e direita (na diagonal)
  4.  # 4

Olá, falta contexto, sem isso é dificil opinar.
    Ainda assim, e pelo que mostrou, diria que:

- os carros deviam estar do lado esquerdo, que é o lado por donde se entra. Assim, entrava em casa pela "entrada" em vez de entrar pela cozinha. Isso faria também com que pudesse ter o exterior todo ao mesmo nivel, sem ter degrauzinhos em torno da casa, pois não precisava de se adaptar à cota do arruamento à direita... caso seja imposição do loteamento, era fácil mudar também;
    - assim teria um bonito jardim lateral a embelezar a zona da piscina e recreação... ao mesmo tempo que faria um filtro visual para com a rua... caso tivesse umas árvorezitas onde tem os carros desenhados agora;
    - o quarto de baixo tem 2,60m, está bom para escritório, mas se tivesse 2,75m ou 2,80 de largura permitiria facilmente instalar uma cama para os hóspedes, sogra, ou para o casal quando tivesse mais velho...
    -idem para o WC do rés, estaria bem que pudesse acomodar os requisitos da lei das acessibilidades, pelo mesmo motivo;
    - dá um pouco a ideia dum estilo anos 90, sobretudo com aquele pilar ali no meio... já há muito que não se via um desses;
    - acho dificil de entender um espaço sem uma anotação de como será a disposição e tamanho do mobiliário... faltam mesas, sofás, tv, mesas de centro, tapetes, aparadores, poltronas, camas, etc... só pela área fica dificil;
    - vejo uma sala grande mais, desconfortável, por oposição a uma cozinha e sala de jantar que se vê algo entalada e sem espaço. Parece um paradoxo;
    -acho a chegada da escada ao piso superior algo estranha, com aquele corredor, homogéneo (sempre a mesma largura), a embater na parede fazendo uma mini mezzanine sem função... talvez tenha nexo, mas pelo desenho parece estranho;
    - na suite, não consegui vislumbrar em que parede fica a cama... talvez à direita... muito devassada pela porta da varanda, entrada do quarto ali a meio, e acesso ao closet/wc... acho que precisa maior reflexão;
    - no closet tem ali um armário com 15-20cm de profundidade... acho que ou aumenta o duche ou reduz... assim parece engano;
    - ambos quartos pequenos são demasiado estreitos... diria que 2,75m deveria ser o mínimo dos mínimos, e sem aquele erro de casting (da ventilação da lareira ficar a meio entre os dois)... um dia os filhos saem de casa, você quer demolir a parede entre os quartos para fazer o seu ginásio, atelier, etc... e tem aquele mono ali no meio;
    - mesmo em baixo, percebi a ideia da dupla face da lareira, mas acho mal... incomodativo para quem esteja na mesa. Acho que a lareira deveria estar mais centrada na casa, junto à escada, com a conduta de ventilação a coincidir com aquele duplo armário do corredor em cima;
    - de resto, parece-me bem... gosto da localização da piscina, tirando partido da orientação solar encostando aos muros e poupando espaço... apenas fico na dúvida se a própria casa não lhe fará sombra...
    - a parte que mais gostei foi o jardim traseiro e a sua relação com a cozinha e sala de estar... acho que a sala grande precisa de algo assim, em vez de tar a olhar pós carros...
    - orientação solar da sala e posição dos espaços está OK, cumpre com o que é suposto;

Em resumo, acho que não está mal de todo, falta afinação e "alguma" Arquitectura. Alguma sensibilidade. Faz-me lembrar demasiado desenho de Engenheiro ou Desenhador estilo 1995, não leve a mal. Mas também não sabemos o que pediu ao técnico.
    Ainda assim, vejo algum potencial de melhorias relativamente simples, sem por em causa o projecto no geral. Para já ainda falta cozer um bocado. Boa sorte.
    Concordam com este comentário: marco1, Ruikode
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pmfgomes1
  5.  # 5

Falta muito trabalho nessa planta. E independentemente das muitas melhorias possíveis, eu ainda pedia um estudo prévio a outro arquiteto , só para ter outras opções. Será um bom investimento.
    Concordam com este comentário: marco1, N Miguel Oliveira
  6.  # 6

concordando com os pontos do Miguel acrescento
    -a piscina tem de rodar e encostar ao fundo do lote
    -o hall de entrada não tem luz natural e passar por baixo da escada para aceder á sala parece um pouco forçado, nem sei se haverá altura suficiente
    - se a entrada estivesse mais para baixo comendo um pouco ao escritório, já dava para organizar melhor a wc e até poder ter uma pequena despensa no seguimento da cozinha
    - a grande parede do lado esquerdo no alçado lateral não faz sentido ir até á altura da cobertura
    - volumetricamente ficaria melhor se a suite espelhasse, ou seja a wc da suite e closet para o lado direito da imagem ficando junto á outra wc comum
    - a wc da suite não faz sentido por causa do duche estar a matar os armários do closet, o duche pode perfeitamente ter apenas a largura do wc
    enfim como referi do inicio isso tem de ser trabalhado.
    Concordam com este comentário: N Miguel Oliveira
  7.  # 7

Obrigado pelas dicas!
  8.  # 8

Subscrevo o que foi indicado pelo N Miguel Oliveira.

Numa nota que terá mais que ver com gostos e não com certo ou errado, aponto a distribuição das áreas. Os quartos e I.S. têm áreas equilibradas mas o formato é que não ajuda muito. Por outro lado, não consigo entender de todo a relação cozinha / sala. A zona de trabalho útil da cozinha é miserável, depois de descontadas as áreas destinadas a eletrodomésticos, placa e lava-loiça, pouca bancada sobra para cozinhar. E depois a sala é uma enormidade de 50m2, para mim sinónimo de desconforto. Ainda vai ter zona de refeições no espaço da sala? Se sim, eu equacionava dedicar mais espaço da cozinha para bancadas.
    Aquela zona em diagonal voltada á piscina também não acrescenta nada penso eu.
    Mas no geral, com alguns ajustes, penso que pode estar no bom caminho.

Boa sorte.
  9.  # 9

Colocado por: N Miguel Oliveira- dá um pouco a ideia dum estilo anos 90, sobretudo com aquele pilar ali no meio... já há muito que não se via um desses;

Qual pilar?

A parte de baixo é open space.. n estou a ver que pilar se refere..
  10.  # 10

Colocado por: nunogouveiaeu ainda pedia um estudo prévio a outro arquiteto , só para ter outras opções. Será um bom investimento.

Em termos de trabalho do arquiteto, não é estranho eu ir pedir opiniões a outro arquiteto sobre o trabalho deste?

Não será indelicado?
    Neste caso das vossas opiniões eu poderia sugerir como minhas.. estarei errado?
    •  
      marco1
    • 21 maio 2024 editado

# 11

o pilar é aquele redondo
    a questão é que tem duas opções, ou vai pedindo ao arquiteto atual algumas retificações como vindas de si ou então pedir mesmo a outro arquiteto um estudo previo, não seria facil de gerir mas seria o melhor dos dois mundos :)
  11.  # 12

Uma ideia que mandei fazer para se perceber...

(A piscina está mal colocada mas no caso é para se ver mais o interior)

A mesa para comer está ali mas podia sempre ficar na sala, é uma questão de opção mais a frente..
      Screenshot_20240521_221010_Gallery.jpg
      Screenshot_20240521_220948_Gallery.jpg
  12.  # 13

Porquê??
    Concordam com este comentário: R3volution
      Screenshot-2024-05-21_22.39.49.png
  13.  # 14

acho que devia mudar disposição dos sanitarios... tá tudo muito apertado...esse duche não é pequeno??
      Screenshot-2024-05-21_22.40.18.png
  14.  # 15

entrada da casa e passar por baixo da escada...
    não acho quer fique bem...
      Screenshot-2024-05-21_22.41.01.png
  15.  # 16

uma sala enorme... e não tem 1 despensa / zona tecnica para acumulador de agua quente / maquinas, etc...
  16.  # 17

Colocado por: fernandoFerreiraPorquê??
      Screenshot-2024-05-21_22.39.49.png

Porque a curva no armário?

Para o duche não ser tão pequeno.

Assim fica com 1.80m
    Que sugere nesse caso? Não preciso também de tanto armários acho..
  17.  # 18

Colocado por: fernandoFerreirauma sala enorme... e não tem 1 despensa / zona tecnica para acumulador de agua quente / maquinas, etc...

E onde sugeria fazer essa zona?
  18.  # 19

Colocado por: pmfgomes1Uma ideia que mandei fazer para se perceber...

(A piscina está mal colocada mas no caso é para se ver mais o interior)

A mesa para comer está ali mas podia sempre ficar na sala, é uma questão de opção mais a frente..
      Screenshot_20240521_221010_Gallery.jpg
      Screenshot_20240521_220948_Gallery.jpg

Offtopic: que tipo de software nos permite fazer isto? Só para brincar e colocar ideias...
  19.  # 20

Colocado por: sito

Offtopic: que tipo de software nos permite fazer isto? Só para brincar e colocar ideias...

Nao faco ideia, mas mandei fazer
    Segundo percebi isso da ainda algum trabalho, fazer da planta algo mais visual

0.0196 seg. NEW