Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Bom dia. 2 pessoas disseram me que ao tocarem na torneira do banho apanharam um choque. Fui ao local e não estava a dar. Chamei varios electricistas encartados que andaram a tentar detectar e nada. Fizeram provas com aparelhos e os disjuntores de termoacumuladores disparavam bem. Comprei um multimetro e numa casa de banho vi que acusava 1 e às vezes 2 volts. Não percebo nada de eletricidade. Todos me dizem que essa voltagem não é nada. Noutras casas de banho não tenho voltagem. O que me faz confusão é o facto de duas pessoas diferentes em 2 dias seguidos dizerem que tinham apanhado um choque ao por a mão na torneira. Já experimentei tomar banho varias vezes e não aconteceu nada. Alguém pode ajudar-me? A canalização é multicamada. Está tudo ligado a terra.
  2.  # 2

Se os disjuntores dos termoacumuladores disparam algo está deficiente.
    Os tais electricistas credenciados não souberam apurar essa anomalia ?
  3.  # 3

o efeito choque pode ser em sentido contrario e não ser a torneira o elemento ativo,
    por acaso na casa não é soalho flutuante laminado ou PVC?
    • eu
    • 21 maio 2024

# 4

As pessoas estavam secas ou molhadas?
  4.  # 5

Bom dia,
    Deixo aqui a minha humilde opinião…
    Possivelmente haverá por aqui alguém mais entendido do que eu que aponte com mais precisão para o problema.

Como mediu os 2 volts com o multímetro? A diferença de potencial de 2 volts existe entre a torneira e que outro ponto?

Os 2 volts não são suficientes para provocar um choque elétrico perceptível.

Outras causas podem ser:

Alguma deficiência no sistema elétrico: Pode haver um problema de isolamento em algum equipamento elétrico próximo, como um termo acumulador, máquina de lavar, ou até mesmo nos condutores da casa. Se um condutor estiver danificado, pode “liberar”corrente elétrica que se propaga através das estruturas metálicas, incluindo tubos e torneiras.

Sistema de terra inadequado: O sistema elétrico da casa pode não estar adequadamente protegido pelo condutor de terra. O condutor de terra é um sistema de segurança que, em caso de alguma deficiência, conduz a corrente elétrica para o solo. Se estiver defeituoso, a corrente pode seguir por caminhos indesejados, como tubos de água.

Diferença de potencial: Se houver uma diferença de potencial entre a instalação elétrica da casa e os tubos de água, pode ocorrer um fluxo de corrente. Isso pode acontecer especialmente se a instalação elétrica da casa não estiver corretamente ligada à terra ou se os tubos estiverem ligados a um sistema elétrico noutro local com um potencial diferente.

Ambientes húmidos: A humidade na casa de banho pode aumentar a condução de eletricidade. Se houver uma fuga de corrente, a água e superfícies úmidas podem facilitar o choque ao tocar na torneira.

Dispositivos elétricos próximos: Aparelhos elétricos como aquecedores de água ou máquinas de lavar roupa que não estejam devidamente ligadas à terra ou com isolamento danificado podem conduzir corrente elétrica para os tubos de água.

Para resolver este problema e prevenir choques elétricos:

Verifique se toda a instalação elétrica da casa está protegida com diferenciais adequados e se estes estão a funcionar corretamente. Nos diferenciais tem normalmente um pequeno botão com a inscrição “T”. Carregue nesse botão com regularidade para verificar se o diferencial desliga corretamente.

Também se pode fazer um teste de isolamento à instalação. Para isso deve contactar um profissional que disponha de equipamentos adequados para isso.

A segurança elétrica é crucial, por isso é importante tratar qualquer situação de choque elétrico com seriedade e buscar assistência profissional para resolver o problema.

Embora seja menos comum, também é possível que a eletricidade estática seja a causa do choque ao tocar na torneira. Aqui estão alguns pontos a considerar:

Eletricidade estática: A eletricidade estática ocorre quando há uma acumulação de cargas elétricas numa superfície, geralmente devido ao atrito entre materiais diferentes. Por exemplo, caminhar sobre um tapete sintético ou usar roupas feitas de tecidos sintéticos pode gerar eletricidade estática.

Descarga para um objeto condutor: Quando se toca num objeto condutor, como uma torneira de metal, a carga acumulada no corpo pode ser descarregada, causando a sensação de um choque elétrico. Esse choque é geralmente rápido e de baixa intensidade, mas pode ser surpreendente.

Fatores que contribuem para a eletricidade estática:

Tipo de pavimento: Pisos de carpete ou certos tipos de pavimentos sintéticos podem aumentar a geração de eletricidade estática.

Tem pavimentos sintéticos em casa?

-Roupas: Tecidos sintéticos como poliéster ou nylon são mais propensos a acumular cargas estáticas.
    Ambiente seco: Ambientes com baixa umidade relativa aumentam a probabilidade de acumulação de eletricidade estática.

Prevenção da eletricidade estática:

Manter um nível de umidade adequado na casa pode reduzir a incidência de eletricidade estática.

Roupas: Optar por roupas feitas de fibras naturais como algodão, que são menos propensas a gerar eletricidade estática.

Embora a eletricidade estática possa explicar alguns choques, é importante distinguir entre choques estáticos e problemas mais sérios no sistema elétrico da casa. Se o choque for repetitivo, forte ou associado a outras anomalias elétricas, é crucial consultar um eletricista para garantir que não haja um problema grave com o sistema elétrico.

Não ignore o problema nem descanse enquanto não descobrir e resolver a causa.
    Fui testemunha de uma tragédia relacionada com uma deficiência numa instalação elétrica em que uma vizinha, jovem mãe de 28 anos, faleceu quando foi a uma arca congeladora buscar carne para preparar a refeição para os filhos.
  5.  # 6

Electricidade estática vs humidade vs pressão atmosférica.

0.0100 seg. NEW