Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Bom dia,
    estamos á procura de empreiteiros para construir uma casa e nessa busca encontrei este site que faz casas á medida.
    Pelo que vi os preços são bem mais baratos e as casas algo do género que procuramos.
    Conseguem indicar-nos se os materiais/isolamentos que eles sugerem são os indicados?
    A casa será para construir em Guimarães.
    Obrigada.

https://www.edma.pt/cadernodeencargos

PROJETOS.

Execução de estudos, projetos de arquitetura e especialidades de acordo com a legislação em vigor,

Inclui o valor a pagar ao município pela licença, bem como as taxas municipais pela análise dos projetos.

Inclui ainda certificação energética da moradia.

Exclui a licença de contrução.

CONDIÇÕES TÉCNICAS ESPECIAIS.

Na execução da obra, estarão a cargo empresas qualificadas nos respetivos ramos, nomeadamente, cumprindo todas as normas em vigor, entre outras:

Apólice de seguro (que cobre a responsabilidade pela reparação dos danos emergentes de acidentes de trabalho, nos termos previstos na Lei n.º 100/97, de 13 de Setembro.

Alvará de construção emitido pelo INCI.

Equipamentos de segurança (EPI;EPC), adequados as soluções utilizadas, com o objetivo de prevenir e evitar os riscos, nomeadamente de acordo com a legislação em vigor.

DESCRIÇÃO DO MODELO CONSTRUTIVO PROPOSTO.

Estrutura

A estrutura das nossas moradias caracterizam-se pela solução tradicional de vigas, pilares e lajes de betão e pré-esforçadas aligeiradas de acordo com os projetos da especialidade respeitando a legislação em vigor.

O aço e o betão empregue cumprirão escrupulosamente o estipulado no projeto de estruturas.

Drenagem.

Será executada rede de drenagem em toda a periferia da moradia com dreno envolvido em manta geotêxtil com camada de brita. Será definido o traçado e pormenorização no projeto da especialidade.

Alvenarias.

As alvenarias exteriores serão executadas em blocos de betão leve de 25cm de espessura. As alvenarias interiores serão executadas em tijolo furado 30x20x11.

Isolamento térmico e acústico.

As moradias serão totalmente revestidas com o sistema ETICS, de Placas térmicas, com acabamento final com cor definida no projeto.

O sistema ETICS vulgo “capoto”, é um dos casos particulares de soluções de isolamento térmico aplicáveis em paramentos exteriores de paredes, sendo um dos isolamentos térmico pelo exterior que apresenta maior eficácia e mais vantagens funcionais adicionais.

Cantarias.

Serão executados e assentes peitoris e soleiras em granito da região, sendo que em qualquer caso, as espessuras a utilizar serão de 30 mm. Os perfis de soleiras e peitoris, serão de acordo com as diversas series de caixilharia preconizados para cada vão.

Coberturas.

Estas serão do tipo inclinadas e planas de acordo com o projeto de arquitetura.

Coberturas planas: Sobre a laje de cobertura será realizada uma camada de forma de betão leve. Será efetuada a impermeabilização com o sistema de telas asfálticas cruzadas. De seguida será aplicado isolamento térmico, uma camada de geotêxtil e uma camada de godo.

Coberturas inclinadas: Base do telhado em laje aligeirada com telha tipo lusa de acordo com os projetos.

Drenagem das águas pluviais.

A drenagem das águas pluviais será executada por intermédio de tubos de queda, com os calibres especificados no projeto de especialidade, bem como a execução de toda a rede exterior e ligação destas ao coletor público existente na entrada do Lote.

Rufos e demais funilaria.

Todos os rufos e demais funilaria serão executados com chapa lacada, com os perfis adequados a cada situação.

Caixilharia.

Caixilharia com corte térmico, cor mate a definir, com vidros 5+12+6 inc, cumprindo as especificações do projeto térmico e acústico do Edifício.

Vidros e espelhos.

Os vidros deverão obedecer ao prescrito nos desenhos de pormenor.

Os espelhos terão a espessura de 5mm devendo as arestas ser boleadas. A fixação dos mesmos será feita por intermédio de colagem com silicone.

Canalização de águas quentes e frias.

Toda a rede de água fria e quente em tubo PPR, homologado, com passadores de corte, cumprindo as especificações do projeto da especialidade.

Drenagem das águas residuais.

A drenagem das águas residuais, serão executadas, com as especificações e calibres especificados no projeto de especialidade.

Pavimentos interiores.

Soalho flutuante, com o respetivo acabamento e proteção, em toda a moradia, excluindo instalações sanitárias e cozinha (zonas mais húmidas levará revestimento cerâmico) – Preço base de 12€/m2.

Pavimento Cerâmico, de acordo com o projeto – preço base de 15€/m2

Ceramico “Técnico” nas garagens e alpendres e arrumos – preço base de 10€/m2

Revestimentos.

Em paredes interiores.

Revestimento de paredes e divisórias executadas em gesso projetado tipo “seral”, segundo as normas técnicas da boa execução, acabamento liso e pintadas de Branco ou Similar

Tetos.

Tetos falsos, executados em “pladur”, aplicado sobre estrutura metálica, segundo as normas técnicas da boa execução, emassada e pintadas de Branco ou Similar.

Carpintaria.

Toda a esquadria interior, portas e armários, bem como os seus acabamentos serão executados em madeira folheada a faia ou mogno, ou outra similar, e com respetivo acabamento e proteção

Mobiliário fixo.

Os armários (roupeiros) serão forrados a aglomerado de madeira folheado a faia ou mogno, ou similar, incluindo três séries de gavetas, uma prateleira e varão para cruzetas.

Cozinha.

Não incluída.

Louças e acessórios sanitários.

As louças a aplicar serão:

Sanitas c/ tampo e tanque da marca “Sanindusa”, modelo “Glam”.

Bidé da marca “Sanindusa”, modelo “Glam”.

Lavatórios de pousar Cerâmicos.

Os acessórios a aplicar serão:

As torneiras serão da.

Marca “W2007” da serie Greco ou similar

Bases de duche Cerâmicas

Banheiras planas

Proteção de vãos.

Nos quartos serão instalados estores elétricos ou Portadas Exteriores (opção).

Puxadores e acessórios serão em aço inox.

Electricidade e Telecomunicações.

Infraestruturas telefónicas e de TV, conforme projeto da especialidade, nomeadamente (ITED).

Projetores interiores de teto falso, em alumínio escovado, com lâmpada led, em todos os aposentos

Instalação de Iluminação exterior, na moradia (não inclui candeeiros nem lâmpadas)

Pichelaria e Aquecimento.

Rede de água fria e quente em tubo PPR, homologado, com passadores de corte.

Instalação da rede de Cobre para o Ar Condicionado.

Pré-Instalação de Ar condicionado murais (sala estar, cozinha, e um em cada quarto).

Instalação de painéis de acordo com o projeto térmico, com sistema de compensação eléctrico.

Automatismos.

Portão da garagem seccionado com automatismo, de cor cinza escuro (opção).

Vídeo porteiro com sistema de alta voz e imagem a cores.

Pré-Instalação de som ambiente em toda a moradia.

Pré-instalação de alarme

Inclusões e Exclusões.

Para além dos sistemas e equipamentos anteriormente descritos, estão incluídos na proposta:

Gestor de Cliente.

Desde a fase de projeto até à entrega da obra o cliente disporá de um gestor do projeto o qual lhe reportará o desenvolvimento do projeto e as soluções / alterações a implementar, respondendo a todas as dúvidas que possam surgir. Será efetuada uma visita semanal por um Engenheiro civil para que sejam respeitados todos os padrões de qualidade e prazos de entrega da obra.
  2.  # 2

nunca foi boa solução para o cliente final estas associações mais ou menos escondidas entre imobiliárias e promotores\empreiteiros.

só existem para beneficiar ambos a expensas dos clientes finais.

no fundo é mais um a vender sonhos.......
  3.  # 3

Acredito que sim, e o preço dá para desconfiar. Mas que era um bom negócio era.
    Não consigo perceber se os materiais/isolamentos que propõem são os indicados ou não.
    Se forem é um caso a pensar.
  4.  # 4

Colocado por: IndecisosNão consigo perceber se os materiais/isolamentos que propõem são os indicados ou não.
    nem ninguém sabe pois somente tem descrições genéricas
  5.  # 5

E esta parte que ficou mais especifico, são os "valores" normais utilizados?

Drenagem.
    Será executada rede de drenagem em toda a periferia da moradia com dreno envolvido em manta geotêxtil com camada de brita. Será definido o traçado e pormenorização no projeto da especialidade.

Alvenarias.
    As alvenarias exteriores serão executadas em blocos de betão leve de 25cm de espessura. As alvenarias interiores serão executadas em tijolo furado 30x20x11.
  6.  # 6

Colocado por: IndecisosE esta parte que ficou mais especifico, são os "valores" normais utilizados?

Isso é tão especifico como o paragrafo deles a dizer:

"Caixilharia com corte térmico, cor mate a definir, com vidros 5+12+6 inc, cumprindo as especificações do projeto térmico e acústico do Edifício."
  7.  # 7

Ou seja, será uma sorte se realmente cumprir tudo para ficar isolado. Bem que achei o preço demasiado bom :-(
  8.  # 8

Eu que estou neste momento a construir por especialidades e tenho procurado sempre os melhores preços, digo já que esses preços apresentados no site são uma anedota lol
  9.  # 9

@andre309 pode indicar-me quais os valores que lhe têm apresentado.
    A casa que vamos fazer tem 2 andares, mas dificilmente encontro valores abaixo de 250 mil. Este realmente sobressaiu.
  10.  # 10

Eu não me metia nessa!

Já parece quando a ERA tinha o serviço "Casa Pronta", só diziam maravilhas mas eu sou por natureza do tipo "confiar mas desconfiando" e então investiguei mais a fundo o tema e saí a tempo de cena. Felizmente mais tarde comprovou-se o que aquilo foi...
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Indecisos
  11.  # 11

MORADIA T3, TÉRREA

Área útil 192 m²
    Área Bruta 288 m²
    preço: 300100€
    valor médio de 1050€ m2

A Cozinha não está incluída, nem o terreno, muita pré-instalação, excluído movimentos de terra extraordinários, piscina e os arranjos exteriores (jardins, muros de vedação e portões no exterior), com um bom planeamento e um projecto que tenha em conta os custos e se não se utilizar materiais da moda, porque não!?

É melhor esperar que o IVA baixe para 6%!

Já vi que qualidade de vida é na zona Norte.

https://www.edma.pt/imovel/moradia-t3-terrea-loteamento-rebordelo/20665915
      t3.png
  12.  # 12

@ftavares o problema é que a construção deve ser a mesma que indico acima.
    Será que não vai dar problemas no futuro? Como os outros users indicam eles colocam tudo muito genérico.
    É como digo, gostei dos preços, mas não sairá muito mais caro no futuro?
  13.  # 13

O facto de ser genérico é sinônimo de permitir dar para tudo: bom ou mau ou ainda muito mau, é impossível de antecipadamente aferir de eventual qualidade ou falta dela.
  14.  # 14

Colocado por: Indecisos@ftavares o problema é que a construção deve ser a mesma que indico acima.
    Será que não vai dar problemas no futuro? Como os outros users indicam eles colocam tudo muito genérico.
    É como digo, gostei dos preços, mas não sairá muito mais caro no futuro?

Posso concordar que será sempre uma duvida a pairar, mas esses possíveis problemas futuros também se põem em construções de outra gama de preço, já que nem sempre os materiais e técnicas são bem aplicadas mesmo pagando bem.
    A mão de obra de uma e de outras gamas, por vezes é a mesma. por exemplo sabemos que para os revestimentos com o sistema ETICS existem várias gamas, claro que pode haver diferenças da durabilidade ou no conforto térmico entre elas, mas ambas as gamas tem que ser bem aplicado para haver diferenças!
    Sabemos que os revestimentos cerâmicos previsto por exemplo neste caso estão numa gama entre os 10€ e 15€, mas se forem bem aplicados tem praticamente a mesma durabilidade que os 40€ ou de 100€ o m2.
    A coordenação e gestão de uma Obra, a segurança, a arquitetura proposta, o risco de quem investe, os custos operacionais de terminadas empresas, são detalhes que por vezes é onde se vê a diferença maior, e não nos operários, nem nos tijolos ou no cimento
    Claro que a qualidade paga-se, mas ser mais caro infelizmente nem sempre é sinônimo de maior qualidade, mas sim em muitos casos são os custos de contexto que influenciam o preço...

Agora considero que deve haver produtos de diferentes gamas para apanhar outros mercados.
    Os Mercedes e os BMW podem ser mais confortáveis mas também avariam e têm necessitam de manutenção como os outros.
    Não compro a história do que tudo que é caro é bom e de tudo o que é mais em conta é mau!
    Claro que quem quer galinha gorda e quer pagar pouco, corre mais riscos...
  15.  # 15

Colocado por: Indecisos@andre309 pode indicar-me quais os valores que lhe têm apresentado.
    A casa que vamos fazer tem 2 andares, mas dificilmente encontro valores abaixo de 250 mil. Este realmente sobressaiu.

A minha tem cerca de 300m2 de habitação (mais de 400m2 brutos) e vai-me ficar +/- por 300k para a ter completamente pronta. Isto já a "fugir" um bocado ao iva em algumas coisas e a ser eu a fazer outras coisas para poupar em mão de obra.
    Conte sempre com 1000€ por m2. Não há muito por onde fugir.
  16.  # 16

Existe muito este dilema, por exemplo, tenho um determinado orçamento e vou comprar uma casa usada, provavelmente desatualizada, a necessitar de muita manutenção, com com áreas insuficientes!?
    Já que o habitação usada está super inflaciona e provavelmente é para ainda aumentar mais ou arrisco construir com o orçamento que tenho vou construir uma, não a desejável mas sim a possível, mesmo com algumas limitações na qualidade, posso ficar muito melhor servido além de ter um imóvel que pode valorizar mais do que um imóvel a necessitar de muita reabilitação.
    Muitas casos recuperar imóveis sai mais caro do que fazer novo!
  17.  # 17

Nós queríamos construir a casa, em primeiro lugar para ser do jeito que idealizamos e depois para reconstruir gasta-se mais do que a fazer novo e nem sempre temos as divisões que pretendemos.
    E sim temos a noção que não podemos ir a topos de gama( tijoleira, azulejos, loiça sanitária), mas em isolamento e caixilharia gostaríamos de ter mais certezas que está tudo bem feito.
    Na casa onde estamos por mais que tenha capoto, vidros duplos, não foi bem construída e está constantemente cheia de bolor.
    Isso é o que quero evitar nesta. Por isso a questão e a preocupação se os materiais devem ser esses, se o isolamento e betão está ok.
  18.  # 18

Colocado por: FTavaresJá vi que qualidade de vida é na zona Norte.

Não pode comparar os preços do sul como os do norte. Até porque muitissimas das empresas que operam em Lisboa e no Algarve, têm sede, e trabalhadores que são do Minho, Trás os Montes, Douro, etc... é perfeitamente normal que construam mais barato perto de casa. Onde muitas vezes nem precisam de alojamento ou estaleiros secundários.

Isto é o mesmo que o Dinamarquês achar Portugal uma maravilha por ser barato viver, sem ter em conta que os salários também são bastante mais baixos...

Em Braga/Barcelos por exemplo, pode pedir orçamentos a 4 ou 5 empresas diferentes que distam entre a 1a e a 5a menos de 2kms...
  19.  # 19

Eu estou farto de dizer para fazerem estes negócios com que vai dar a garantia durante 5 anos, mas o pessoal insiste em meter-se com imobiliárias, que recebem a comissão e nunca mais os veem.
    E mesmo o construtor responsável pela garantia também tem que ser bem escolhido, senão a garantia de pouco serve.
  20.  # 20

Colocado por: Andre309

A minha tem cerca de 300m2 de habitação (mais de 400m2 brutos) e vai-me ficar +/- por 300k para a ter completamente pronta. Isto já a "fugir" um bocado ao iva em algumas coisas e a ser eu a fazer outras coisas para poupar em mão de obra.
    Conte sempre com 1000€ por m2. Não há muito por onde fugir.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Indecisos

300m2 terrea? Terreno plano?

Obrigado

0.0217 seg. NEW