Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Trago a este fórum um tema com que me deparo relativamente aos projetores de chão que tenho na minha moradia.
    Construí a minha moradia em 2014 e na iluminação exterior, no passeio à volta da moradia, optámos por colocar projetores embutidos no piso com a pretensão de dar realce ao granito tosco que reveste as fachadas, pretensão essa obtida com grande satisfação.
    Com o passar do tempo, apercebo-me que as lâmpadas dos projetores fundiam com algum recorrência até que a partir de determinada altura, em temporadas mais chuvosas, esporadicamente, ao ligar a luz exterior, o quadro da luz disparava e a luz geral ia abaixo.
    Chamei um eletricista que após verificação deu-me nota que os copos dos projetores tinham bastante água, água essa que se infiltra pelo próprio passeio e/ou infiltração ascendente da própria terra.
    Procedeu à retirada de todos os projetores, secou bem os copos, isolou com gel/silicone, voltou a instalar e vedou com silicone a tampa que fica à superfície. Ao fim de alguns meses e regressando o tempo mais chuvoso, voltei a ter o mesmo problema. Numa 2ª verificação, o eletricista deu nota que este tipo de problemas é algo recorrente neste tipo de projetores (embutidos) e que não havia muito mais a fazer. No entanto, sugeriu 2 alternativas:
    1) substituir (sem garantias que resolva o problema no médio prazo) todos os projetores por projetores estanques IP68 (utilizados em piscinas) assim como os conetores também eles estanques
    2) optar por outra tipologia de projetores, nomeadamente, salientes (sem estarem embutidos no piso)

    Atento que ambas as soluções apresentadas, envolvem uma decisão "radical" e novo investimento em luminárias para o exterior, recorro aos foristas que tenham tido experiências idênticas bem como aqueles que pelo seu know how, possam ajudar a encontrar soluções, por forma a ajudarem-me a tomar uma boa decisão, isto é, uma decisão que resolva efetivamente o problema.

    Para contextualizar melhor a minha situação, como se trata de luminárias no passeio à volta da casa e estando os pontos distanciados cerca de 20cm da parede, recorrer à solução de projetor saliente, pese embora me dê mais garantias de resolução, também me parece que posso criar uma situação de conflito na medida que ao ser uma zona de passagem, pode fazer com que se tropece nos próprios projetores/balizas, assim como terei que abdicar do realce das fachadas em granito dado que este tipo de luminárias não têm por norma fluxo de luz ascendente

    Agradeço portanto a vossa opinião e sugestões.

    Deixo 2 fotos para melhor enquadramento.
    Obrigado.

    Obs.: se ao fim de quase 10 anos que construí a moradia, muito pouca coisa mudaria nas opções tomadas na construção, esta dos projetores seria uma delas.
  2.  # 2

    .
      IMG_7153-compressed2.jpg
      IMG_7152-compressed-compressed.jpg
  3.  # 3

    Tenho dois iguais e vou sofrendo do mesmo. Aquilo ressoa muito. E fundem muito.
    Tem de usar com ip68 e mesmo assim nao resolve.
    Alguma vez viu agua dentro do copo?
    Aquilo que tenho feito é ligar varias vezes as luzes para aquilo aquecer e dispersar a humidade.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: InTheHouse
  4.  # 4

    Troque isso para material de qualidade como por exemplo da outra morada nacional Climar, veja o catalogo deles.

    Tive isso no meu apartamento e passou.se o mesmo.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: InTheHouse
  5.  # 5

    Qualquer coisa similar a menos de 200€ , é melhor não colocar nada
  6.  # 6

    Colocado por: SirruperTenho dois iguais e vou sofrendo do mesmo. Aquilo ressoa muito. E fundem muito.
    Tem de usar com ip68 e mesmo assim nao resolve.
    Alguma vez viu agua dentro do copo?
    Aquilo que tenho feito é ligar varias vezes as luzes para aquilo aquecer e dispersar a humidade.


    Pois, foi o que o eletricista me disse. Que mesmo com IP68, a médio prazo não era garantido que não voltasse a ter o mesmo problema. Na opinião dele, algo saliente será mais garantido. No entanto, custa-me perceber se IP68 é adequado para piscinas, não deveria garantir estanquicidade numa siuação como a minha???!

    Quanto a ver água no copo, sim, nas 2 vezes que se desmontou, vi agua dentro.
    Também me sugeriram ligar com frequência mas a verdade é que ao fim de algum tempo, esqueço-me de o fazer...
  7.  # 7

    Cheira que o problema seja instalação mal feita.

    Esse tipo de instalação devia ter sempre uma base de drenagem para onde podem ir os condensados. Entretanto deixo um pormenor de como deve ser feito, além de usar luminárias IP68 claro.
    Concordam com este comentário: InTheHouse, joaomgf
  8.  # 8

    Colocado por: paulosTroque isso para material de qualidade como por exemplo da outra morada nacional Climar, veja o catalogo deles.

    Tive isso no meu apartamento e passou.se o mesmo.


    Os meus são nacionais, da Tromilux. Na altura comprei-os como sendo projetores de qualidade. São IP67.
      IMG_7154-compressed.jpg
  9.  # 9

    Colocado por: InTheHouse

    Os meus são nacionais, da Tromilux. Na altura comprei-os como sendo projetores de qualidade. São IP67.
      IMG_7154-compressed.jpg


    Ainda agora gastei deles uma carrega de iluminação profissional.
  10.  # 10

    Colocado por: bettencourtQualquer coisa similar a menos de 200€ , é melhor não colocar nada


    Alguma sugestão de marcas que possa fazer?
  11.  # 11

    Colocado por: tiagodiafCheira que o problema seja instalação mal feita.

    Esse tipo de instalação devia ter sempre uma base de drenagem para onde podem ir os condensados. Entretanto deixo um pormenor de como deve ser feito, além de usar luminárias IP68 claro.
    Concordam com este comentário:InTheHouse

    Caro tiagodiaf, agradeço que deixe o pormenor assim que possível. Obrigado.
  12.  # 12

    Devia ser feito assim
    Estas pessoas agradeceram este comentário: InTheHouse
      Captura de ecrã 2024-05-25 133959.png
  13.  # 13

    Normalmente este tipo de problemas acontece quando os projectores estão ao sol. Acaba sempre por ganhar condensação no interior, principalmente quando a causa onde ficam alojados tem água.

    Estás caixas devem possuir um dreno.
    Concordam com este comentário: tiagodiaf
    Estas pessoas agradeceram este comentário: InTheHouse
  14.  # 14

    Agradeço ao tiagodiaf e ao Bigmouse pelos seus inputs.
    Penso que o problema poderá estar mesmo na falta de drenagem com pedra brita abaixo da caixa...quase de certeza de que não foi feito.

    Nao o tendo feito aquando da aplicação original, será que o posso fazer agora (retirar a caixa p/c de embutimento, abrir buraco mais fundo, colocar brita e voltar a montar as caixas de embutimento e instalar os mesmos projetores com conetores estanques IP68)? Dá para o fazer sem estragar as lajetas de granito que revestem o passeio?
    Qual a profundidade que deve ter os buracos e qual a altura aconselhável de brita.

    O diâmetro do buraco atual e da caixa de embutimento é de ~10cm.
  15.  # 15

    Encontrei a ficha técnica dos meus projetores no site da Tromilux.
  16.  # 16

    Isso não está embutido numa laje de betão? O que tem por baixo dessa varanda?
  17.  # 17

    Colocado por: BigmouseIsso não está embutido numa laje de betão? O que tem por baixo dessa varanda?

    Sim, está embutido numa laje de betão. Apesar da casa ter cave, por baixo do passeio é terra.
    Dará para fazer o dreno nesta fase?
  18.  # 18

    Colocado por: InTheHouseAgradeço ao tiagodiaf e ao Bigmouse pelos seus inputs.
    Penso que o problema poderá estar mesmo na falta de drenagem com pedra brita abaixo da caixa...quase de certeza de que não foi feito.

    Nao o tendo feito aquando da aplicação original, será que o posso fazer agora (retirar a caixa p/c de embutimento, abrir buraco mais fundo, colocar brita e voltar a montar as caixas de embutimento e instalar os mesmos projetores com conetores estanques IP68)? Dá para o fazer sem estragar as lajetas de granito que revestem o passeio?
    Qual a profundidade que deve ter os buracos e qual a altura aconselhável de brita.

    O diâmetro do buraco atual e da caixa de embutimento é de ~10cm.


    Alguém que me possa a ajudar a encontrar solução para o meu problema?
  19.  # 19

    Penso que consegue fazer o que diz, tirar os atuais e afundar o buraco, mesmo que seja num diâmetro inferior.
    A profundidade eu fazia com 3x a profundidade da luminária e colocava a brita com 1/3 da profundidade
 
0.0214 seg. NEW