Iniciar sessão ou registar-se
    • TMQ
    • 24 maio 2024 editado

     # 1

    Bom dia,

    Preciso reduzir entre 20k a 40K ao valor da construção
    Nesta fase ainda não está tudo precificado, mas deixo alguns detalhes em anexo.
    Pala +/- 20K (24m2)
    Arranjos exteriores +/- 8K
    Para tudo o resto, estamos a falar de +/- 1250€ + IVA para chave na mão.

    A necessidade do anexo para cozinha principal c/ churrasqueira, depende do fato de o PDM não permitir + de 18m profundidade. colocando a churrasqueira fora e fazendo uma área própria, daria para retirar o anexo e colocar tudo dentro dos 18m, mas já dei muitas voltas, e por precisar da cozinha c/ ilha/peninsula, c/ acesso ao exterior ( perto do BBQ ), com lavandaria + arrumos ( não terá garagem), acaba sempre por obrigar-me a cozinha + sala em open space e isso não é opção. Tem que haver uma separação fisica com contacto visual ( portas de vidro ).
    Os filhos já sairam de casa, os qts podem ser pequenos. A área social e cozinham têm que permitir conforto para 8 a 12 pessoas em fds normais e os minimos para 20 a 30 em festividades ( 1 a cada 2 meses )

    Sombreamento - parece-me outro problema e para o qual já não há orçamento, posso reduzir vãos ou poupando um valor decente noutras partes.
    Já reduzi à sala, posso reduzir mais se fizer sentido
    A pala - não tendo garagem, há outra maneira de fazer a cobertura ao carro e porta da entrada e que seja mt mais económica?


    OBS
    1 - o tracejado na sala é uma clarabóia para permitir entrada de luz. Ficaria melhor entrada de luz na parte da pala? Tenho receio da manutenção e barulho da chuva na clarabóia.
    2 - o jardim interior é aberto aos WC para dar ventilação, vidro p/ corredor.
    3 - A piscina não vai ficar, só está para dar ideia da possibilidade da mesma no futuro. Podem opinar se a mesma e espaço circundante são suficientes ( qt menos manutenção, melhor )
    4 - a passagem sala cozinha " exterior " fechada a vidro

    Agradeço as ideias que puderem partilhar.
    • TMQ
    • 24 maio 2024

     # 2

    Já agora, se os arquitetos presentes neste forum tiverem a amabilidade de assinar esta petição, agradeço.
    A mim já não me fará diferença, mas poderá ajudar futuros DO. É de uma falta de "sensibilidade" que não consigo perceber, mas alguém decidiu "por bem" limitar a profundidade a 18m.

    https://peticaopublica.com/mobile/pview.aspx?pi=PT103489
  1.  # 3

    Caro/Cara TMQ

    O seu mapa de acabamentos tem valores impossíveis de conseguir. Se vir bem nao na material da LOVE dentro do preco indicado. Capoto de 5 cm?

    Sugiro que faça o exercício de escolher todos os materiais pelo preco indicado para ver se consegue. Mesmo o flutuante acesse preco ja quase nO encontra no Leroy…

    Acho que dificilmente vai conseguir construir com o seu orçamento…

    Desculpe não responder a sua questão MAS o seu mapa já tem várias rasteiras para si…

    Boa sorte
    • dc
    • 24 maio 2024

     # 4

    Cobertura telha sanduíche numa casa desse valor?
    Concordam com este comentário: eu
  2.  # 5

    que alteração mais esquisita
    a janela da sala não fica regulamentar.
    jardim interior, e ali alguns espaços só encarecem.
    • dc
    • 24 maio 2024

     # 6

    Estou a ver mal ou a cozinha é fora da casa?
  3.  # 7

    Em que zona do país vai construir?
    A solução provavelmente passa por contratar empresas que façam algumas especialidads a preços mais contidos - cozinha; carpintaria e caixilharia. Aqui pode poupar muito dinheiro. Por exemplo uma cozinha pode ir dos 8k aos 30k, carpintaria e caixilharia tb há muitos preços, tem de optar por soluções mais acessíveis sem comprometer o conforto.
    Em relação pedra da cozinha escolha granito angola, é muito mais barato do que pedras sintéticas tipo silstone. Sim a ceramica Love é cara, comprei algumas dessa marca, tem de optar por outras marcas mais baratas tipo por exemplo navarti. Boa sorte
    Estas pessoas agradeceram este comentário: TMQ, joanamsequeira
  4.  # 8

    Essa da cozinha fora de casa é uma novidade.
    No inverno anda a levar o assado do forno por fora de casa para a sala de jantar?
    É um vaivém constantes. Climatizar a sala fica dificil, por outro lado se calhar não precisa de VMC!
    • dc
    • 25 maio 2024

     # 9

    Esse conceito vai desvalorizar imenso a casa se um dia tiverem de vender
    • TMQ
    • 25 maio 2024

     # 10

    Colocado por: dcCobertura telha sanduíche numa casa desse valor?
    Concordam com este comentário:eu

    Boa tarde,

    Pode elaborar? Obg
    • TMQ
    • 25 maio 2024

     # 11

    Colocado por: IronManSousaEssa da cozinha fora de casa é uma novidade.
    No inverno anda a levar o assado do forno por fora de casa para a sala de jantar?
    É um vaivém constantes. Climatizar a sala fica dificil, por outro lado se calhar não precisa de VMC!

    Boa tarde,

    Deixei toda a informação sobre as condicionantes e sobre as nossas necessidades. Se ler tudo, consegue ver que essa separaçao será fechada a vidro, neste caso com uma estrutura amovivel para respeitar a lei. Agradeço crticas construtivas, o meu objectivo é reduzir custos.
  5.  # 12

    Só nisso,se juntar a sala e a cozinha,já poupa um nota jeitosa nessas estruturas amovíveis e vidros...
    Concordam com este comentário: jorgemlflorencio
    • TMQ
    • 25 maio 2024

     # 13

    Colocado por: snobEm que zona do país vai construir?
    A solução provavelmente passa por contratar empresas que façam algumas especialidads a preços mais contidos - cozinha; carpintaria e caixilharia. Aqui pode poupar muito dinheiro. Por exemplo uma cozinha pode ir dos 8k aos 30k, carpintaria e caixilharia tb há muitos preços, tem de optar por soluções mais acessíveis sem comprometer o conforto.
    Em relação pedra da cozinha escolha granito angola, é muito mais barato do que pedras sintéticas tipo silstone. Sim a ceramica Love é cara, comprei algumas dessa marca, tem de optar por outras marcas mais baratas tipo por exemplo navarti. Boa sorte
    Estas pessoas agradeceram este comentário:TMQ

    Aveiro
    O jardim prende-se com a ventilaçao de wcs e luz no corredor. Mudar orientaçao dos wc para o exterior e pôr claraboia no corredor, daria o mesmo efeito, mas temos receio que o barulho da chuva na claraboia perto da suite ia-nos disturbar o sono, temos o sono leve.
    Quanto à contrataçao de especialidades, sendo chave na mao, nao é uma possibilidade. Obg pela chamada de atençao sobre os materiais, terei os seus conselhos em consideração
    • TMQ
    • 25 maio 2024

     # 14

    Colocado por: marco1que alteração mais esquisita
    a janela da sala não fica regulamentar.
    jardim interior, e ali alguns espaços só encarecem.

    Como faria face às condicionantes + necessidades? Pode elaborar o que nao está regulamentar? O jardim ja expliquei acima, mas agradeço sugestoes. Que outros espaços encarecem a obra?
    Obg pela atenção
    • TMQ
    • 25 maio 2024

     # 15

    Colocado por: NielsBohrCaro/Cara TMQ

    O seu mapa de acabamentos tem valores impossíveis de conseguir. Se vir bem nao na material da LOVE dentro do preco indicado. Capoto de 5 cm?

    Sugiro que faça o exercício de escolher todos os materiais pelo preco indicado para ver se consegue. Mesmo o flutuante acesse preco ja quase nO encontra no Leroy…

    Acho que dificilmente vai conseguir construir com o seu orçamento…

    Desculpe não responder a sua questão MAS o seu mapa já tem várias rasteiras para si…

    Boa sorte

    Boa tarde,

    O objetivo de redução de valor prende-se também com o facto que refere e bem, preciso de ter liquidez para as derrapagens. Pode opinar à vontade, agradeço todas as criticas construtivas, enquanto tenho tempo de fazer alteraçoes toda a ajuda especializada é bem vinda.
    Porque fez a questao do capoto? Acha insuficiente para Aveiro e tendo a casa uma boa orientaçao solar?
    • TMQ
    • 25 maio 2024

     # 16

    Colocado por: marcocarSó nisso,se juntar a sala e a cozinha,já poupa um nota jeitosa nessas estruturas amovíveis e vidros...

    E consegue por tudo nos 18m de profundidade?
    Com as minhas limitaçoes tecnicas, nao consigo corresponder às nossas necessidades face as condicionantes. Por mt desenho que faça, fico sempre com areas sociais mt pequenas, pra sair de um apartamento de 125m2 com areas sociais peq e ir para o mesmo em moradia, nao faz sentido, o saldo de aumento de qualidade de vida de moradia vs aumento de renda é mt, mas mesmo mt negativo
  6.  # 17

    Colocado por: TMQ
    E consegue por tudo nos 18m de profundidade?
    Com as minhas limitaçoes tecnicas, nao consigo corresponder às nossas necessidades face as condicionantes. Por mt desenho que faça, fico sempre com areas sociais mt pequenas, pra sair de um apartamento de 125m2 com areas sociais peq e ir para o mesmo em moradia, nao faz sentido, o saldo de aumento de qualidade de vida de moradia vs aumento de renda é mt, mas mesmo mt negativo
    compartimentar, seja em vidro ou irá sempre diminuir as divisões.
    Reduzir custos? Acabe com o anexo e tem o assunto resolvido.
    • TMQ
    • 25 maio 2024 editado

     # 18

    Colocado por: DR1982compartimentar, seja em vidro ou irá sempre diminuir as divisões.
    Reduzir custos? Acabe com o anexo e tem o assunto resolvido.

    Se nao for pedir mt, consegue fazer uns rabiscos e demonstrar como faço isso e ir de encontro às nossas necessidades? Retirando o anexo, a área da pala desce ao encontro do limite dos quartos. Eu sei que o " anexo " + ligação sao 50k no minimo, mas retirando-o nao consigo colocar cozinha+lavandaria+arrumos+sala e ter espaços confortaveis, sem ser em open space e isso ta fora de questao. Mesmo pondo uma porta de vidro, corta-me espaços de circulaçao, ou entao fica tudo mt apertado, mt pequeno. Deixo alguns desenhos que fiz. Obs, a passagem para a suite é por uma porta oculta nos roupeiros
      IMG-20240522-WA0003.jpg
      IMG-20240522-WA0002.jpg
      IMG-20240522-WA0001.jpg
      IMG-20240522-WA0000.jpg
      IMG-20240522-WA0004.jpg
  7.  # 19

    Colocado por: TMQ
    Se nao for pedir mt, consegue fazer uns rabiscos e demonstrar como faço isso e ir de encontro às nossas necessidades? Retirando o anexo, a área da pala desce ao encontro do limite dos quartos. Eu sei que o " anexo " + ligação sao 50k no minimo, mas retirando-o nao consigo colocar cozinha+lavandaria+arrumos+sala e ter espaços confortaveis, sem ser em open space e isso ta fora de questao. Mesmo pondo uma porta de vidro, corta-me espaços de circulaçao, ou entao fica tudo mt apertado, mt pequeno. Deixo alguns desenhos que fiz
      IMG-20240522-WA0003.jpg
      IMG-20240522-WA0002.jpg
      IMG-20240522-WA0001.jpg
      IMG-20240522-WA0000.jpg
      IMG-20240522-WA0004.jpg
    essa é facil, coloca uma porta de correr alinhada com a parede da lavandaria e tem o assunto resolvido!
    Inclusive consegue colocar uma mesa maior na sala de jantar
      D2AAE28E-533E-4DB2-B15D-F5737D72DFCE.jpeg
    • TMQ
    • 25 maio 2024 editado

     # 20

    Colocado por: DR1982essa é facil, coloca uma porta de correr alinhada com a parede da lavandaria e tem o assunto resolvido!
    Inclusive consegue colocar uma mesa maior na sala de jantar
      D2AAE28E-533E-4DB2-B15D-F5737D72DFCE.jpeg

    E retiro ilha ou peninsula? Cozinhamos mt ao fds, precisamos de zona de trabalho e está sempre gente na cozinha que tem que estar confortavel e nao sempre em pé e em frente as gavetas, provavelmente a cozinha resultava melhor em baixo, mas queremos ter ligaçao com o bbq + zona de estar/comer exterior e esta fica mt melhor encostada ao muro superior. Como resolvo isto retirando o anexo?
 
0.0216 seg. NEW