Iniciar sessão ou registar-se
    • Ca5a
    • 26 maio 2024 editado

     # 1

    Como é que os senhorios portugueses se protegem dos inquilinos que não pagam?
    Fiquei chocado da primeira vez que soube que a lei portuguesa é tão favorável aos inquilinos que podem pagar um mês, mudar-se, deixar de pagar e viver lá de graça durante cerca de três anos, que é o tempo que o despejo pode demorar se forem espertos. Surpreende-me que existam senhorios em Portugal. Devem ser muito corajosos ou imprudentes. Ou há algum método com que os senhorios ainda se possam proteger?


    How do Portuguese landlords protect themselves from non-payer tenants?
    I was shocked the first time I learned that Portuguese law is so in favour of tenants who can pay for one month, move in, stop paying and live there for free for about three years, that's how much time the eviction could take if they act smart. I am surprised there are landlords in Portugal. They must be very brave or reckless. Or are there any methods with which landlords can still protect themselves?
  1.  # 2

    Há países piores..
    E há países melhores..
    Quer partilhar outro país que conheça em concreto como é que lá as coisas funcionam?

    Aqui funciona mal de facto.. Depois admiram.se que há poucas casas para arrendar e que os preços das rendas são muito altos!
  2.  # 3

    Por isso é que em Portugal não há casas para alugar...
    Concordam com este comentário: canario12
  3.  # 4

    Colocado por: harsousaPor isso é que em Portugal não há casas para alugar...
    Concordam com este comentário:canario12
    não há e não vai haver enquanto a lei dos despejos se mantiver, quem não paga tinha que sair mais rápido para o investimento ser atrativo, atualmente só compensa arrendar bons imoveis a inquilinos que possam pagar rendas mais altas e com garantia que a falta de pagamento lhes vai ao ordenado ou património. Alugar a quem ganha o ordenado mínimo mais vale ter a casa fechada ou vender.
  4.  # 5

    Para mim alugar a quem ganha o ordenado mínimo está completamente fora de questão.
    Concordam com este comentário: canario12
    • imo
    • 26 maio 2024 editado

     # 6

    Num mundo perfeito seria assim:
    1. O inquilino deixava de pagar a renda
    2. O senhorio reclamava o pagamento uma primeira vez
    3. Caso o inquilino nao regularizasse o pagamento da renda em 15 dias, o senhorio reclamava o pagamento uma segunda vez (da renda em divida + juros de mora)
    4. Caso o inquilino nao regularizasse o pagamento da renda em 15 dias, o senhorio faria queixa na polícia da zona
    5. A polícia contactaria o inquilino de imediato, que teria até 8 dias para fazer prova do pagamento já efetuado, ou regularizar o pagamento da renda.
    6. Caso nao fizesse nem uma coisa nem outra, teria 30 dias para entregar o imóvel ao senhorio, nas mesmas condições em que o tinha recebido, com a presença da polícia
    7. Caso o inquilino não tivesse condições para fazer o pagamento, pediria apoio à Segurança Social, que o daria mediante o cumprimento de determinadas condições

    Assim, com a ajuda de uma carga fiscal razoável (máximo 10%), teríamos o problema do desequilíbrio entre a oferta e a procura do mercado de arrendamento resolvido em poucos anos
    Concordam com este comentário: canario12
  5.  # 7

    O problema está entre o ponto 4 e 5 onde entram tribunais com advogados pagos por nós a defender os caloteiros e juízes a decidirem como quiserem com base numa lei protetora dos caloteiros.

    Acho que nem era preciso baixar o imposto sobre a renda para 10 %.
    Se hoje os senhorios soubessem que à falta de pagamento em 2 meses teria a casa como você sugere muitas casas apareciam para arrendar
    Concordam com este comentário: desofiapedro, treker666
    • imo
    • 26 maio 2024

     # 8

    Colocado por: Dias12O problema está entre o ponto 4 e 5 onde entram tribunais com advogados pagos por nós a defender os caloteiros e juízes a decidirem como quiserem com base numa lei protetora dos caloteiros.

    Nao escrevi a palavra advogado ou tribunal, apenas polícia
  6.  # 9

    Eu sei. E concordo consigo.
    Mas é o que se passa por cá. Você vai à policia e eles nada podem fazer sem ordem de tribunal.
  7.  # 10

    Que sorte que o meu pai tem, em mais de 30 anos com 2 apartamentos alugados, nunca ninguem lhe ficou a dever nada, teve algumas pessoas com dificuldades, que se atrasavam no pagamento, mas sempre pagaram tudo, nunca foi necessario chatices.
    Ele tambem sempre alugou a precos bem abaixo do mercado.
  8.  # 11

    A minha familia também teve sorte e vai tendo na unica casa que temos arrendada.
    • imo
    • 26 maio 2024

     # 12

    Colocado por: FajaQue sorte que o meu pai tem

    Pois é. Infelizmente, como saberá, a realidade nao é bem essa.
    Se bem que muitos senhorios facilitam na seleção do inquilino
  9.  # 13

    arrendar a quem ganha o ordenado minimo nem pensar, é procurar problemas. O problema não está no ordenado minimo está na lei. A alimentação também é um direito e não vejo quem ganha o ordenado minimo sair do supermercado sem pagar.
  10.  # 14

    Existem 2 formas mais seguras : Garantia Bancária ou isto https://www.alugaseguro.pt/inquilino-perfeito?utm_source=Google&utm_medium=cpc&utm_campaign=sem_aluga&utm_id=001&gad_source=1&gclid=Cj0KCQjw3tCyBhDBARIsAEY0XNkws5wmKx0mboQYoO2m6nutXSxWPebJSQe1yNWMf3dvWfIz8fPV6tMaAopPEALw_wcB

    Ambas tem um custo aproximado de 5% do valor da renda.
    Se fizer um contrato a 5 anos o IRS agora é de 15%.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Dias12
  11.  # 15

    Havia uma empresa parecida a essa , muito reputada, e com muita implantação em Inglaterra, que veio há uns anos tentar implantar-se em Portugal, ao fim de poucos meses a coisa borregou não faço ideia porquê..

    Colocado por: CarvaiExistem 2 formas mais seguras : Garantia Bancária ou istohttps://www.alugaseguro.pt/inquilino-perfeito?utm_source=Google&utm_medium=cpc&utm_campaign=sem_aluga&utm_id=001&gad_source=1&gclid=Cj0KCQjw3tCyBhDBARIsAEY0XNkws5wmKx0mboQYoO2m6nutXSxWPebJSQe1yNWMf3dvWfIz8fPV6tMaAopPEALw_wcB

    Ambas tem um custo aproximado de 5% do valor da renda.
    Se fizer um contrato a 5 anos o IRS agora é de 15%.
  12.  # 16

    Esta é espanhola e se a casa for perto de Lisboa e se o dono não está em Portugal é uma solução recomendável.
    Em Espanha tem péssimas referências todas de inquilinos...
  13.  # 17

    Colocado por: CarvaiEsta é espanhola e se a casa for perto de Lisboa e se o dono não está em Portugal é uma solução recomendável.
    Em Espanha tem péssimas referências todas de inquilinos...
    Se tem péssimas referencias dos inquilinos é altamente recomendavel.
 
0.0217 seg. NEW