Estou prestes a iniciar a minha primeira tentativa de instalação de placas de gesso cartonado. Vou utilizar estruturas de aço de 48 mm. Gostaria de acrescentar isolamento. Tenciono aparafusar a moldura diretamente à parede e o isolamento deve ficar dentro da moldura. Devo considerar um espaço entre a parede e a moldura?
Devo optar por placas de isolamento em Lã de rocha de 40mm ou 50mm? O objetivo é evitar qualquer humidade. Atualmente, não há problemas de humidade nas paredes, no entanto, no pico do inverno, suspeito que haja um pouco de humidade nas paredes inferiores.
Dizem que as melhores práticas é que o isolamento seja contínuo. Como tal, deve deixar um espaço de 4cm entra a parede e os perfis. Nesse espaço põe o isolamento.
Se fixar ou mesmo só encostar os perfis à parede exterior há uma continuidade térmica entre a temperatura da parede e o interior.
Alternativas: colagem de placas já com isolamento colado atrás (que ajuda a minimizar o efeito pandeireta quando se usa perfis), ou ainda o sistema M-system acho que é marca atlas.
Na hipótese 1, como o perfil metálico é um excelente condutor térmico, nas zonas dos perfis não terá isolamento. Pode ter problemas de condensação nestes pontos.
Na hipótese 2 isto já não acontece.
Mas eu aconselho vivamente a hipótese de fazer com placas que já trazem isolamento colado porque resolve logo à partida este problema e tem outras vantagens - menos trabalho, menos efeito pandeireta, trabalho mais rápido. O único senão é que se for para pendurar na parede alguma carga mais pesada tem de fazer ancoragem com comprimento suficiente para chegar à parede original.
A parte que impede a água/humidade não percebi. Se na parede original tiver infiltração tem que a resolver em primeiro lugar. Se por outro lado for humidades por condensação, então o isolamento que quer fazer em conjunto com um arejamento dos espaços vai resolver o problema.
Muito obrigado! Isso faz sentido. Vou então optar pela segunda hipótese, como aconselhou.
Já encomendei a placa e o isolamento - por isso vou optar pela abordagem padrão - mas concordo que as placas que têm o isolamento anexado parecem boas, embora sejam um pouco mais caras.
Estou inseguro em relação à humidade, principalmente porque a porta antiga não está selada e, por vezes, no inverno, a água escorre pela porta para o chão (toda a divisão está vazia, sem paredes, azulejos ou teto, apenas tijolos de cimento e chão de cimento). Por isso, a minha melhor hipótese é que a humidade não seja um problema real. Vamos comprar uma porta nova, o que deverá resolver o problema. O tempo o dirá.