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  1.  # 1

    Estou prestes a iniciar a minha primeira tentativa de instalação de placas de gesso cartonado. Vou utilizar estruturas de aço de 48 mm. Gostaria de acrescentar isolamento. Tenciono aparafusar a moldura diretamente à parede e o isolamento deve ficar dentro da moldura. Devo considerar um espaço entre a parede e a moldura?

    Devo optar por placas de isolamento em Lã de rocha de 40mm ou 50mm? O objetivo é evitar qualquer humidade. Atualmente, não há problemas de humidade nas paredes, no entanto, no pico do inverno, suspeito que haja um pouco de humidade nas paredes inferiores.

    Vou utilizar a placa de gesso hidrofugada.

    Agradeço qualquer contributo!
  2.  # 2

    Dizem que as melhores práticas é que o isolamento seja contínuo. Como tal, deve deixar um espaço de 4cm entra a parede e os perfis. Nesse espaço põe o isolamento.

    Se fixar ou mesmo só encostar os perfis à parede exterior há uma continuidade térmica entre a temperatura da parede e o interior.

    Alternativas: colagem de placas já com isolamento colado atrás (que ajuda a minimizar o efeito pandeireta quando se usa perfis), ou ainda o sistema M-system acho que é marca atlas.
  3.  # 3

    Obrigado pelo conselho! Existe alguma diferença entre:

    1) Deixar um espaço de 4 cm entre o caixilho e a parede e colocar o isolamento no interior do caixilho, em comparação com:

    2) Como mencionado, colocar o isolamento de 4cm dentro do espaço de 4cm e deixar o interior do caixilho vazio?

    Deverá ser uma abordagem semelhante ou o isolamento que toca a parede impede a água/humidade numa fase anterior?
  4.  # 4

    Na hipótese 1, como o perfil metálico é um excelente condutor térmico, nas zonas dos perfis não terá isolamento. Pode ter problemas de condensação nestes pontos.

    Na hipótese 2 isto já não acontece.

    Mas eu aconselho vivamente a hipótese de fazer com placas que já trazem isolamento colado porque resolve logo à partida este problema e tem outras vantagens - menos trabalho, menos efeito pandeireta, trabalho mais rápido. O único senão é que se for para pendurar na parede alguma carga mais pesada tem de fazer ancoragem com comprimento suficiente para chegar à parede original.

    A parte que impede a água/humidade não percebi. Se na parede original tiver infiltração tem que a resolver em primeiro lugar. Se por outro lado for humidades por condensação, então o isolamento que quer fazer em conjunto com um arejamento dos espaços vai resolver o problema.
  5.  # 5

    Muito obrigado! Isso faz sentido. Vou então optar pela segunda hipótese, como aconselhou.

    Já encomendei a placa e o isolamento - por isso vou optar pela abordagem padrão - mas concordo que as placas que têm o isolamento anexado parecem boas, embora sejam um pouco mais caras.

    Estou inseguro em relação à humidade, principalmente porque a porta antiga não está selada e, por vezes, no inverno, a água escorre pela porta para o chão (toda a divisão está vazia, sem paredes, azulejos ou teto, apenas tijolos de cimento e chão de cimento). Por isso, a minha melhor hipótese é que a humidade não seja um problema real. Vamos comprar uma porta nova, o que deverá resolver o problema. O tempo o dirá.
 
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