Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Há cerca de 3 anos comprei uma moradia na zona da Charneca da caparica. É uma vivenda nova, estilo moderno que tem paredes em capoto/etic. Grande parte em branco e alguns pormenores em cinzento. O cinzento esta presente nas quatro paredes exteriores.

Problema:
    1 - Alguns dos cinzentos perderam por completo a cor;
    2 - Existem zonas brancas com umas manchas pretas (parece humidade);
    3 - Existem duas paredes que estão muito amareladas
    4 - Nem todas as paredes estão mal mas não arranjar tudo de forma consistente não irá ser uma boa solução;

Estando no período de garantia falei com o construtor que disse que ia ver. No entretanto, ele voltou a contactar-me a dizer que a solução passaria por pintar tudo, com uma tinta acrilica (2 de mão) + primário mas que se eu não pagasse algo não iria ser ele a responsabilizar-se por tudo. O argumento é que o tipo de problema não é abrandigo pela garantia.

Questões:
    1 - Qual seria a forma mais correta de ter uma segunda opinião? Ou seja, alguém que avaliasse os danos, me desse uma perspetiva tecnica e eventualmente um orçamento do arranjo?

2 - Da vossa experiencia, uma casa de 2 andares, quadrada com 90m^2 de implatação, teria um custo de arranjar as paredes todas em que intervalo de valores? [3000, 4000]? [4000,5000]?[5000,6000]? mais?

3 - A minha percepção é que nestes casos é preferivel arranjar uma solução mais amigável, com divisão de custos do que ir para tribunal, onde há risco de perder e mesmo que ganhe o arranjo pode não ser feito da melhor forma.

3 - Da vossa experiência, estes problemas valem a pena avançar pela via judicial?
  2.  # 2

Colocado por: ManuelLuzO argumento é que o tipo de problema não é abrandigo pela garantia.

Não são os problemas que são abrangidos pela garantias mas sim as causas que os originaram.
    Qual a causa dessa descoloração? O empreiteiro identificou-a?
    Não se conhecendo a causa como é que ele diz que isso não está na garantia?

1º deve aferir o que estava descriminado nos projetos e comparar com o que foi executado
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ManuelLuz
  3.  # 3

O seu comentário é muito pertinente mas efetivamente não percebo nada da poda. O que me disse foi que eram “ intempéries”, nem sequer sei se faz sentido no contexto.

Qual seria a melhor forma de saber a causa?
  4.  # 4

Colocado por: ManuelLuzO que me disse foi que eram “ intempéries”

Qualquer sistema (certificado) de ETIC`s está preparado para aguentar as intempéries.
    No seu caso eu diria que foi aplicado um sistema não certificado e como tal a coisa está a dar problemas.
    A questão do cinza que perdeu a cor é porque muito provavelmente é um sistema que foi pintado com uma tinta não adequada.
    A questão das manchas negras é que pode ser mais complicado.

Meta aqui uma fotos que o pessoal tenta fazer um diagnóstico
  5.  # 5

O zedasilva de tanto conhecimento que tem, as vezes tem tendência a complicar.. é do conhecimento geral, pelo menos assim entendo, que as marcas logo à partida dizem que não dão garantia de cores mais escuras..

Não sei se tem legitimidade, e na minha opinião não faz sentido nenhum.. mas na verdade é o que circula.. não mais do que isso..

Eu tenho uma parede um pouco mais escuro, e a
    Primeiro coisa que o empreiteiro disse, foi que a marca tinha comunicado que aquela cor não tinha garantia..
  6.  # 6

Umas imagens
      WhatsApp Image 2024-05-27 at 20.47.06 (2).jpeg
      WhatsApp Image 2024-05-27 at 20.47.06 (3).jpeg
      WhatsApp Image 2024-05-27 at 20.47.05.jpeg
  7.  # 7

Mais 2
      WhatsApp Image 2024-05-27 at 20.47.06.jpeg
      WhatsApp Image 2024-05-27 at 20.47.06 (1).jpeg
  8.  # 8

Colocado por: Bragas VO zedasilva de tanto conhecimento que tem, as vezes tem tendência a complicar.. é do conhecimento geral, pelo menos assim entendo, que as marcas logo à partida dizem que não dão garantia de cores mais escuras..

Não sei se tem legitimidade, e na minha opinião não faz sentido nenhum.. mas na verdade é o que circula.. não mais do que isso..

Eu tenho uma parede um pouco mais escuro, e a
    Primeiro coisa que o empreiteiro disse, foi que a marca tinha comunicado que aquela cor não tinha garantia..

Verdade, por isso ter dito que é necessário saber o que estava prescrito e o que foi aplicado
    Nos ETICs é comum termos aplicações que em nada cumprem as regras das marcas.
    Afinal aquilo é só esferovite e reboco, qualquer um sabe fazer ...
  9.  # 9

Mas faz sentido uma marca vender uma cor é dizer que não da garantia?

Os projetos interferem na forma como se aplica o Etics? E se a cor estiver prevista em projeto, já não se estraga?
  10.  # 10

As marcas dão garantia, desde que no caso das cores escuras se aplique o que se deve, que em termos de custo é mais do dobro do valor das cores de " classe 1"
  11.  # 11

Colocado por: ManuelLuzAlguns dos cinzentos perderam por completo a cor;

E no tom de cinza que tem, diria que é normal.
    As cores mais escuras tem sempre mais tendência em ter algum "desgaste" na cor. Depende dos pigmentos que os fornecedores utilizem.
    Quando é apenas a cor, não é mau. Basta pintar. O pior é quando as cores escuras originam outras patologias por trás.

Colocado por: ManuelLuzExistem zonas brancas com umas manchas pretas (parece humidade);
    Existem duas paredes que estão muito amareladas

Pelas fotos parece-me simples proliferação bacteriológica. Limpar e pintar.
    Mais uma vez aqui a resistência à proliferação bacteriológica que os fabricante incorporam nos revestimentos ditam o tempo que leva a essas patologias.

A primeira abordagem até seria contatar o fabricante do sistema ETICS e pedir ajuda.
    À priori quererá a bem que se resolva.
    Pode ser que lhe venda uma boa tinta que possa precisar, a um preço especial, e o seu empreiteiro coloca a mão-de-obra e os andaimes se for o caso 😉.

Colocado por: ManuelLuzO que me disse foi que eram “ intempéries”, nem sequer sei se faz sentido no contexto.

Faça ou não sentido conheço alguns casos na zona das Caldas da Rainha para baixo onde apenas fachadas a sul foram afetadas, o que não deixa de ser ainda mais estranho.

Colocado por: nbastosAs marcas dão garantia, desde que no caso das cores escuras se aplique o que se deve, que em termos de custo é mais do dobro do valor das cores de " classe 1"

Por muitos procedimentos suplementares que se utilizem e mesmo produtos com pigmentos especiais, a verdade é que nunca consegui ver uma garantia dessas por escrito para tons escuros.
  12.  # 12

O material e a aplicação diz tudo. E quem faz bem com bom material, mesmo com cores escuras e com anos em cima, aquilo fica impecável.
    Eu já dei este exemplo noutro tópico.
    https://maps.app.goo.gl/3zdpS9UY25gpv7GWA
    Andem com as datas para trás. Pelo menos 10 anos esse capoto tem. O muto pintado já está todo manchado, a fachada está impecável.
  13.  # 13

O user que postou, arrisca a quem tenham usado um material mais barato ou que tenham juntado sistemas (produtos).
  14.  # 14

Colocado por: paulovalenteO material e a aplicação diz tudo. E quem faz bem com bom material, mesmo com cores escuras e com anos em cima, aquilo fica impecável.
    Eu já dei este exemplo noutro tópico.
    https://maps.app.goo.gl/3zdpS9UY25gpv7GWA
    Andem com as datas para trás. Pelo menos 10 anos esse capoto tem. O muto pintado já está todo manchado, a fachada está impecável.

Qual capoto?
  15.  # 15

É capoto sim que eu vi a aplicar. Não deve ser mais que 2cm a 3cm. E não fizeram as pedras das janelas. Fizeram alheta (às vezes curva) à voltas das pedras. Mas é capoto.
    Se vir a primeira foto (2009) vê as pedras salientes, na última percebe-se que além de não ser salientes têm a alheta.

Se o prédio melhorou muito termicamente, pois não sei. E acredito que tenha custados ainda uns €€€. Mas o aspecto ficou impecável, e durável.
  16.  # 16

Colocado por: paulovalenteÉ capoto sim que eu vi a aplicar. Não deve ser mais que 2cm a 3cm. E não fizeram as pedras das janelas. Fizeram mesmo o raio da alheta curva à voltas das pedras. Mas é capoto.
    Se vir a primeira foto (2009) vê as pedras salientes, na última percebe-se que além de não ser salientes têm a alheta.

Com 2cm é considerado capoto? 🤔
  17.  # 17

Colocado por: VarejoteCom 2cm é considerado capoto? 🤔

Isso é uma pergunta sem resposta. A solução construtiva é a mesma, não isola é tanto como 6cm ou 8cm.
  18.  # 18

Colocado por: paulovalente
    Isso é uma pergunta sem resposta. A solução construtiva é a mesma, não isola é tanto como 6cm ou 8cm.

Creio é que não deve é isolar quase nada.

0.0196 seg. NEW