Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    A situação para a qual Vos peço opinião é a seguinte, a casa das fotos foi renovada em ~2012 tendo sido trocado um telhado existente (feito em autoconstrução no final da década de 1970 e com algumas deficiências) por este (vigas e barrotes em madeira, subtelha e isolamento XPS ou afins). Foi uma empreitada realizada por uma empresa "supostamente" profissional que trocou telhado, aplicou capoto, aquecimento, etc.
    A casa tem uns ~100m2 de implantação e é em Trás os Montes (Distrito de Vila Real).

    O telhado teve alguns problemas logo após conclusão, que foram resolvidos, funcionou bem uns 8 anos mas recentemente voltou a deixar entrar água.

    Apenas há uns meses subi à placa e tirei algumas fotos. O cenário parece-me muito mau, pilares em blocos que se partiram, vigas arqueadas, isolamento muito mal feito.

    Uma das águas (nascente) parece razoável a outra (poente) já cedeu bastante (tem uns 2 pilares em blocos que se partiram e uma viga bastante arqueada).
    Sinceramente acho que o trabalho não foi minimamente profissional, nem estrutural nem acabamentos, mesmo não conhecendo muito da área da construção dá para perceber que foi tudo feito às 3 pancadas.
    Neste momento o meu receio é que a água poente colapse e o telhado caia todo num monte.

    Consultado um "construtor" local da aldeia apresentou 2 soluções:
    - Fazer novo telhado em telha cerâmica (todo), só em 2025 e que custa ~ 30k€ (telhas já não se fabricam, tinham que ser todas substituídas, não tem muita disponibilidade para este tipo de obras, etc)
    - Colocar telhado sandwich a imitar telha, faz no verão - 12,5k€ (está bastante interessado nesta opção)

    A minha questão é se o telhado terá solução sem ser totalmente desmontado.
    Plano A mais simplista escoradas as vigas poentes com uns prumos/pilares
    Plano B desmontada a totalidade da água poente e refeita a estrutura mantendo as mesmas telhas (imagino que se arranjem telhas usadas que possam colmatar eventuais quebras

    Agradeço desde já as Vossas opiniões.
    A mão de obra é muito escaça, é dificil arranjar um bom carpinteiro de telhados em trás-os-montes hoje em dia, mas queria a todo o custos evitar a cobertura sandwich.
      Imagem WhatsApp 2023-12-10 às 20.23.42_02b391c4.jpg
      Imagem WhatsApp 2023-12-10 às 20.06.58_156df8c7.jpg
      Imagem WhatsApp 2023-12-10 às 20.05.51_4b6e60d2.jpg
  2.  # 2

    Chame aí um carpinteiro que resolve isso
 
0.0083 seg. NEW