Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Caríssimos,

Nos últimos meses, temos estado a definir o projeto de arquitetura em conjunto com o arquiteto.

Estou satisfeito com a versão atual do projeto, no que toca a divisões e disposições áreas.

Venho antes de submeter o projeto para aprovação, solicitar o vosso olhar critico, ver se existe algo fulgurante que nos tenha escapado e possa ser melhorado.

Os pressupostos iniciais:

- Moradia térrea
    - 4 Quartos + escritório ( duas suites, sendo que a segunda delas com áreas mais pequenas)
    - Sala e cozinha separadas, ou com possibilidade de transformar em ambiente distinto com porta embutida.
    - Garagem e zona técnica da cave.
    - Despensa.
    - zona de Lavandaria perto dos quartos.
    - zona exterior agradável e espaçosa para receber a familia.

Idealmente: Construção em ICF, PRH e VMC de duplo fluxo.

Não é visível neste esboço, mas vai existir uma claraboia na cozinha entre a ilha e a bancada, e no corredor dos quartos. Túnel de luz na casa de banho social.

Obrigado desde já.
      Captura de ecrã 2024-05-29 162842.png
      RC-1165_Fábio_Cernache-6.jpg
  2.  # 2

Gostei muito do projeto.
    Pela essa área toda deve ter um bom orçamento.
    Gosto da possível separação da sala com a cozinha, julgo com uma porta de correr.
    Mas fazia uma alteração na entrada do escritório e eliminava uma parede da sala de estar e colocava uma porta para fechar o acesso as escadas, e outra para fechar o corredor interior de acesso aos quartos. mas percebo a intenção da separação dos espaços.
    Concordam com este comentário: lfmrr
      ALTERRAÇÃO.png
  3.  # 3

Boa tarde.

Julgo que a porta da dispensa abrir, para cima da porta entre Hall e Cozinha, não será a melhor solução.

A "separação" entre cozinha e Sala, parece-me que se quiser abrir, abrira apenas a sala de refeiçoes para a sala (ou as 3 "portas" correm para qualquer lado?).

A Casa de Banho do Quarto 1, parece-me pequena, no sentido em que à partida será aquela que é partilhada ao mesmo tempo por 2 pessoas.

A Lavandaria percebo o que as pessoas falam de ser ao pé dos quartos, mas na maior parte das vezes irá pendurar roupa ou usar a maquina de secar?, se vai pendurar, vai pendurar onde? a roupa molhada é quando pesa mais e não quando a despimos...

Vão comentar que portas de correr nas casas de banho, não são ideais porque pouco isolam os barulhos...

Via-me a viver na casa 😁
  4.  # 4

apenas um reparo para não ser corrosivo, peça um pre estudo da estrutura, basta uma simples localização dos pilares em face do sistema construtivo a adoptar e veja o que isso dá.
    parece-me tipo aquelas divisões a encher consoante a função mas sem grande equilibrio.
    suite
    wc exterior
    wc do quarto 4
    wc social ali na entrada
    seriam pontos que se poderiam rever
    Concordam com este comentário: JoaoARicardo
  5.  # 5

Olá,

de um modo geral gosto bastante do projeto.
    O que, do meu ponto de vista, podia ser afinado seria a porta da IS do hall passar para o lado do corredor, a porta da despensa também acho que podia ser mais funcional (como referiu o diouf_matos).
    O maior "problema" para mim, acredito que está na lavandaria, junto aos quartos... Acho que seria melhor uma solução do lado oposto, junto à cozinha.

Mas como disse, no geral parece-me bem.
    Boa sorte.
  6.  # 6

A lavandaria perto dos quartos, é no meu entender muito útil desde que:
    - A mulher não se importe de ficar isolada nesse recanto a passar a roupa a ferro
    - Haja um bom isolamento acústico nas paredes que a separam dos quartos.

A suite, dava-lhe um jeito... o vestiário ficar do lado oposto da IS não tem muita lógica.. deveriam ser espaços continuos
    Os outros quartos, para a minha familia não dava -> pouco espaço de roupeiro :)

Tente encaixar um armário no corredor dos quartos para aquelas coisas que ocupam muito espaço (cobertores, toalhas, etc)
  7.  # 7

Colocado por: FTavares
    Mas fazia uma alteração na entrada do escritório e eliminava uma parede da sala de estar e colocava uma porta para fechar o acesso as escadas, e outra para fechar o corredor interior de acesso aos quartos. mas percebo a intenção da separação dos espaços.

Efetivamente prefiro o corredor separado da sala, as portas embutidas estão previstas tanto no acesso às escadas, como no acesso ao corredor dos quartos.

Obrigado pelo seu feedback.
  8.  # 8

Colocado por: diouf_matosBoa tarde.

Julgo que a porta da dispensa abrir, para cima da porta entre Hall e Cozinha, não será a melhor solução.

A "separação" entre cozinha e Sala, parece-me que se quiser abrir, abrira apenas a sala de refeiçoes para a sala (ou as 3 "portas" correm para qualquer lado?).

A Casa de Banho do Quarto 1, parece-me pequena, no sentido em que à partida será aquela que é partilhada ao mesmo tempo por 2 pessoas.

A Lavandaria percebo o que as pessoas falam de ser ao pé dos quartos, mas na maior parte das vezes irá pendurar roupa ou usar a maquina de secar?, se vai pendurar, vai pendurar onde? a roupa molhada é quando pesa mais e não quando a despimos...

Vão comentar que portas de correr nas casas de banho, não são ideais porque pouco isolam os barulhos...

Via-me a viver na casa 😁

Boas,
    A porta da despensa está mal representada. O acesso vai ser feito por uma porta no armário da cozinha, e vai abir para dentro.
    A divisória à partida será um painel fixo e dois de correr. Como indicou e bem, o máximo ao abrir os painéis vou ter zona de estar zona de jantar juntas.
    Se bem que já que falou nos 3 painéis de correr... 😁
    A casa de banho da suite principal também me parece pequena, tem 1,94m x 2,32m. Não estou a ver maneira de aumentar o espaço sem roubar no closet.
    Vou tentar talvez uma configuração diferente das loucas sanitárias.

Em relação à lavandaria, vai ter acesso ao exterior por janela. O Arquitecto sugeriu e colocou um ripado na parte de fora, de forma a ocultar a roupa se a quisermos estender nesta zona.

Obrigado pelo seu feedback.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: diouf_matos
  9.  # 9

Colocado por: marco1apenas um reparo para não ser corrosivo, peça um pre estudo da estrutura, basta uma simples localização dos pilares em face do sistema construtivo a adoptar e veja o que isso dá.
    parece-me tipo aquelas divisões a encher consoante a função mas sem grande equilibrio.
    suite
    wc exterior
    wc do quarto 4
    wc social ali na entrada
    seriam pontos que se poderiam rever
    Concordam com este comentário:JoaoARicardo

Marco, obrigado pelo seu feedback.
    Vou pedir no gabinete para fazerem essa verificação ver onde calha os pilares. Para não ter nenhuma surpresa.
    cumps
  10.  # 10

Colocado por: RuikodeOlá,

de um modo geral gosto bastante do projeto.
    O que, do meu ponto de vista, podia ser afinado seria a porta da IS do hall passar para o lado do corredor, a porta da despensa também acho que podia ser mais funcional (como referiu o diouf_matos).
    O maior "problema" para mim, acredito que está na lavandaria, junto aos quartos... Acho que seria melhor uma solução do lado oposto, junto à cozinha.

Mas como disse, no geral parece-me bem.
    Boa sorte.

Gosto da sua ideia, da porta para a IS ser pelo corredor e não pelo hall. Vou sugerir à equipa.
    Muito obrigado.
  11.  # 11

Colocado por: jfsmoreiraA lavandaria perto dos quartos, é no meu entender muito útil desde que:
    - A mulher não se importe de ficar isolada nesse recanto a passar a roupa a ferro
    - Haja um bom isolamento acústico nas paredes que a separam dos quartos.

A suite, dava-lhe um jeito... o vestiário ficar do lado oposto da IS não tem muita lógica.. deveriam ser espaços continuos
    Os outros quartos, para a minha familia não dava -> pouco espaço de roupeiro :)

Tente encaixar um armário no corredor dos quartos para aquelas coisas que ocupam muito espaço (cobertores, toalhas, etc)

A suite não me agrada a 100% mas não estou a ver como melhorar.
    O facto de o closet e a IS não serem continuos entendo. Porem pelo lado positivo evita-se humidades geradas na casa de banho de progredirem para a zona do closet.

A localização da lavandaria é mesmo uma decisão ponderada.
    Espero fazer uso de paineis solares e meter as maquinas a trabalhar durante o dia até ao final da tarde. Vou deixar as maquinas na parede da casa de banho e não na do quarto.

Como não vou ter roupeiro no corredor, cobertores toalhas etc, vão ficar arrumados na lavandaria. Felizmente fica perto dos quartos :)

Obrigado pela sua opnião.
  12.  # 12

Nalotil

já reparou que a cozinha propriamente dita vai ficar num "canto " escuro?
    já pensou em rodar o conjunto cozinha mesa 90º para a esquerda e assim otimizar o espaço até dando mais área ao conjunto da despensa/wc/quarto ao lado?

desculpe estar a destruir a sua planta mas é a minha visão
    Concordam com este comentário: lfmrr
      _Fábio_Cernache-6.jpg
  13.  # 13

Ja agora, se me permite questionar sao quantos m2 brutos e quanto pensa ir gastar na sua construção?
  14.  # 14

Colocado por: Nalotilcobertores toalhas etc, vão ficar arrumados na lavandaria

Arrumar roupas na lavandaria não me parece uma boa solução.
    Quer se queira ou não a lavandaria é sempre um ambiente húmido (maquinas de lavar, maquinas de secar, vapor dos ferros, etc) e um ambiente com muito cotão.
    Concordam com este comentário: EFHV
  15.  # 15

Tente fazer a casa um cubo para poupar dinheiro, aspectos de pensar é a zona das máquinas ficar entre quartos, trocava pelo escritório mas isto sou eu que ouço tudo de noite mesmo, se habitualmente não colocar nada é pacífico
  16.  # 16

Colocado por: Carlospt79Ja agora, se me permite questionar sao quantos m2 brutos e quanto pensa ir gastar na sua construção?

Cerca de 248 m2.
    Gostava que não ficasse muito acima dos 1200€ + Iva / m2. Mas valores mais concretos só quando começar a pedir orçamentos.
  17.  # 17

Colocado por: marco1Nalotil

já reparou que a cozinha propriamente dita vai ficar num "canto " escuro?
    já pensou em rodar o conjunto cozinha mesa 90º para a esquerda e assim otimizar o espaço até dando mais área ao conjunto da despensa/wc/quarto ao lado?

desculpe estar a destruir a sua planta mas é a minha visão
    Concordam com este comentário:lfmrr
      _Fábio_Cernache-6.jpg

Boas Marco,

Numa das primeiras versões a cozinha estava na orientação que indicou. Chegamos a conclusão que não tinhamos muito espaço. São cerca de 10,5m da parede da sala de estar até a parede norte da cozinha. A Solução foi rodar para onde se encontra agora.
    A falta de luminosidade é culpa minha, porque preferi colocar armarios de arrumação na parede norte da cozinha, e assim perdeu-se uma janela.
    Vamos colocar uma claraboia para mitigar a falta de luz natural.

Em relação à suite, acho que não percebi muito bem.

Algo assim?
      Project3.1-1.png
  18.  # 18

também tenho a seguinte opção:
      Project3-1.png
  19.  # 19

Nalotil

pois esses 10.5 podiam ser perfeitamente 11 pois podia alinhar com a churrasqueira, para mim resolvia melhor e folgava a frente com a suite/ wc/ despensa
    em relação á suite isso pode ser muita coisa mas seguramente aquela wc para o exterior ali é que nunca, já reparou que quem estiver sentado no sofá quase que vê a sanita? e quem estiver ali no coberto naquelas cadeiras tem a wc mesmo em cima ( barulhos, cheiros etc...)
  20.  # 20

Colocado por: Nalotil

Cerca de 248 m2.
    Gostava que não ficasse muito acima dos 1200€ + Iva / m2. Mas valores mais concretos só quando começar a pedir orçamentos.

Boa tarde,
    Desculpe mas a sua construção tem só 248 m2 brutos? Acho difícil... Está a contabilizar tudo: garagem, zonas exteriores etc, é que isso é área bruta de construção, não conta só a área habitável. Obrigada.

0.0256 seg. NEW