Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas,

    Agradecia a opinião de todos os possíveis foristas, sobre a utilização de tubo de cobre para canalização de água para sistema AQS. A minha dúvida prende-se com o facto de ter a noção que este metal é tóxico, além do mais a água quente, poderá porventura entrar na confecção de refeições. A idéia saíu da cabeça de um instalador (em usar cobre), mas eu estou com receio da sua utilização. Quem me elucidar agradecia imenso.

    Obrigado.
    • eu
    • 1 março 2010

     # 2

    Não me parece uma boa ideia. Mas porque não usa PPR ?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: aquapego
  2.  # 3

    Colocado por: euNão me parece uma boa ideia. Mas porque não usa PPR ?


    Boas,

    Eu também achava que não, por isso coloquei a questão aqui no fórum. Esta idéia partiu de um instalador que disse que era preferível trazer a tubagem toda em cobre, logo desde o depósito dos painéis solares até ao termoacumulador que tenho em casa! Eu até estava mais interessado em inox do vulgarmente utilizado em canalizações feitas exteriormente (inox 304), mas como não conheço o que de melhor se utiliza no mercado gostaria da vossa ajuda para a escolha, pois sou eu que pago e como tal...! Já agora o que significa PPR e que tipo de material é? Quais as vantagens?
    Vou com certeza falar com o instalador.
    •  
      FD
    • 2 março 2010

     # 4

    Esta pesquisa é capaz de ajudar: ppr pex.
  3.  # 5

    desde quando o cobre é toxico... o chumbo sim, é tóxico. alúminio é toxico...
    E não se preocupe que rapidamente as paredes da tubagem ficarão com alguma "artereosclerose mineral"
    Mas se dúvida e quer outro sistema,
    Pode utilizar multicamada, para temperaturas de serviço acima de 90ºC
  4.  # 6

    .. depois de alertado por sussuro pelo aprendiz2, e depois de pesquisar, venho corroborar, que a tubagem em cobre, pode, devido à formação de oxido de cobre, apresentar toxicidade para a saúde humana, pelo que não deve ser utilizada na condução e preparação de aguas de consumo.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: aquapego
 
0.0113 seg. NEW