Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Bom dia,

Estou a remodelar uma moradia antiga e infelizmente não tenho forma de criar um tubo de ventilação para a parte do esgoto.

O andar de baixo tem uma cozinha, lavandaria e casa de banho. Os respectivos tubos irão dar a um tubo de saída maior que vem da sanita e depois ira para uma caixa de esgoto um pouco mais longe que esta dentro de uma garagem. Depois dessa caixa de esgoto vai para a rua. Todo o percurso das tubagens e na horizontal.

Vi recentemente que existem válvulas de admissão de ar que podem ajudar neste tipo de cenário, contudo fiquei um pouco na dúvida se poderia aplicar no meu caso, e se sim onde deveria instalar a mesma (assumindo que faz sentido que o faca).

Também fiquei a pensar se ate poderia fazer sentido instalar em mais do que um sitio.

A minha primeira ideia seria instalar no tubo de saída principal que vai para a caixa de esgoto, depois da sanita.

Não sei se consegui descrever mais ou menos a situação de forma a poderem dar a vossa opinião.

Obrigado pela atenção

Cumprimentos
    • SrR
    • 30 maio 2024

# 2

No projecto das especialidades deve referir a necessidade ou nao das VAA e a sua localização.
  2.  # 3

Colocado por: SrRNo projecto das especialidades deve referir a necessidade ou nao das VAA e a sua localização.
    no meu projeto não tem respeitos preconizados, mas eu vou colocar junto dos cifão, que vão ser colocados individualmente nas peças.

Existem umas vaa da jimten intercalações e também terminais caso coloque só uma para todo o sistema
    https://catalogo.jimten.com/pt/producto/708/valvula-de-respiro-intercalavel/
  3.  # 4

Não é possível dar uma boa resposta, tem de ser visto no local, mas o melhor será colocar em cada aparelho
    Concordam com este comentário: tiagodiaf
    • SrR
    • 30 maio 2024

# 5

Colocado por: bettencourtNão é possível dar uma boa resposta, tem de ser visto no local, mas o melhor será colocar em cada aparelho
    em cada aparelho?
  4.  # 6

Colocado por: SrRem cada aparelho?
    conforme eu sugeri
    • SrR
    • 30 maio 2024

# 7

Não é necessário.
    • SrR
    • 30 maio 2024

# 8

A não ser nos States, la sao mais papistas que o papa em termos de ventilação da rede de esgoto.
  5.  # 9

Tem assim duas hipóteses, ou coloca em todos os aparelhos ou coloca só em alguns e depois vê se fez bem ou não
    • SrR
    • 30 maio 2024

# 10

Nao precisa de por em todos
  6.  # 11

Alguém me explica melhor o que é isso de VAA? Tem de ter ligação ao exterior ?
  7.  # 12

Colocado por: DR1982Alguém me explica melhor o que é isso de VAA? Tem de ter ligação ao exterior ?

Se fosse necessário ligação ao exterior, perdia a função para que foi inventada.

A válvula deixa entrar ar, mas não deixa sair(cheiros).
      195669-800-800.jpeg
    • SrR
    • 30 maio 2024

# 13

Sempre que possivel é preferível deixar a ventilação para o exterior.
  8.  # 14

Colocado por: Varejote

Se fosse necessário ligação ao exterior, perdia a função para que foi inventada.

A válvula deixa entrar ar, mas não deixa sair(cheiros).
      195669-800-800.jpeg
    Entao essa geringonça fica na wc à vista?
  9.  # 15

Colocado por: DR1982Entao essa geringonça fica na wc à vista?

Não necessariamente.
  10.  # 16

Não necessariamente.
    dentro do armário do lavatório ainda se esconde facilmente, mas se todas as peças levarem isso, suponho que estejam a falar de sanita, chuveiro, bidé, certo?
  11.  # 17

Colocado por: DR1982dentro do armário do lavatório ainda se esconde facilmente, mas se todas as peças levarem isso, suponho que estejam a falar de sanita, chuveiro, bidé, certo?

Se só tiver 1 prumada, basta 1 no topo da prumada de esgoto, como na ventilação ao telhado.

Alguns não querem andar a furar telhados etc. e deixam a VAA, por baixo do mesmo.
    Concordam com este comentário: obraQuim
  12.  # 18

Se só tiver 1 prumada, basta 1 no topo da prumada de esgoto, como na ventilação ao telhado.

Alguns não querem andar a furar telhados etc. e deixam a VAA, por baixo do mesmo.
    1 prumada é igual a um coletor?
    O objetivo era ter um coletor de ponta a ponta da barraca e o ramal de cada wc a ligar nesse coletor
  13.  # 19

A prumada é o tubo de alto abaixo, onde ligam os esgotos dos wc's, dos pisos.
  14.  # 20

Colocado por: VarejoteA prumada é o tubo de alto abaixo, onde ligam os esgotos dos wc's, dos pisos.
    acredito que seja o mesmo princípio do coletor pelo que provavelmente o coletor com apenas uma VAA também resolve então

0.0169 seg. NEW