A minha casa foi recentemente alvo de uma remodelação completa. Passados uns dois meses da instalação dos rodapés (se tanto), identifiquei que surgiram pontos pretos salientes e duros em dois sítios. A instalação terminou em Dezembro e dei-me conta do problema no inicio de Março. Passados alguns meses adicionais está hoje mais alastrado e aparece noutros sítios também. ▌Imagens:
► Usei um medidor de humidade para madeira e da-me 20% em todo o res do chao e uns 8% ou 9% no piso de cima (sotao). Os valores absolutos nao sao o mais importante uma vez que nao sei se o medidor estava configurado corretamente, mas a diferença entre os valores mostra que tem bastante mais humidade em baixo.
► Este problema so se verifica no res do chao. Escadas e sotao nao apresentam problema.
► A parte de trás dos rodapés nao tem qualquer proteção, é madeira crua.
► Tenho outra casa com algumas décadas, carregada de humidade de cima abaixo (chegando mesmo a escorrer pelas paredes) e os rodapés em madeira nao tem nada disto (estão uniformes e sem descoloração), no entanto a madeira é diferente e mais escura.
O chatgpt diz-me que isto é mofo ou fungos, o que me parece provável mas nao encontro nada parecido com isto na internet, especificamente esta espécie de grãos pretos relativamente "volumosos", nao sendo apenas marcas na madeira. Gostaria entao de obter a opinião de alguém entendido na matéria para: 1. Saber o que pode ser isto ao certo? 2. O que posso fazer para deixar de alastrar e/ devolver o aspeto natural a madeira 3. Caso isto nao seja possível sem intervenções maiores, o que posso esperar no futuro a curto e medio prazo? (que danos esperar)
Desde já muito obrigado por qualquer feedback que tenham nesta matéria.
PS: Eu quis meter rodapés em PVC a imitar madeira mas o empreiteiro disse que madeira é que era bom (>_>). Nao insisti muito porque tive algum receio de ficar com os rodapés muito diferentes do resto das madeiras.
Parece que faia nao terá sido a melhor escolha :( . Talvez carvalho claro tivesse sido uma melhor opçao.
A ver por estes resultados em tão pouco tempo parece-me que vou ter que trocar os rodapés dentro de muito poucos anos. Quando o fizer será para PVC a nao ser que nao consiga encontrar uma cor/padrao muito próxima desta.
O que achei realmente estranho foi nao ser apenas mudança de coloração mas ter esta matéria a irromper da madeira e a criar deformidades... que saem com uma espátula mas o resultado posterior embora mais liso fica igualmente feio.
Começa nos rodapés, mas vai lhe chegar às portas e afins. Depende muito da humidade da casa..se tiver muita humidade o ar (em particular no inverno), a madeira absorve e escurece. O caso que referi é um pouco extremo, dado que até a cozinha escureceu... Terá de controlar bem a humidade para evitar o escurecimento.