Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite,
    Sou novo aqui no fórum mas já sigo o mesmo à bastante tempo, para ler opiniões sobre certos tempos do meu interesse, até porque estamos a construir e muitas das dúvidas venho aqui tirá-las a este fórum.

    Tenho muitas dúvidas e questões nesta fase da obra principalmente na parte da impermiabilizaçao do terreno e isolamento de paredes e pilares.

    Estamos aqui com um dilema à cerca do isolamento térmico dos pilares, estamos a fazer parede dupla com caixa de ar, mas a nível de isolamento dos pilares penso que não vamos ter espaço para o isolamento térmico do mesmo, gostaria de saber algumas opiniões nesse sentido.

    Deixo umas fotos para entender melhor o ponto de situação.

    Muito obrigado.
      Screenshot_2024-06-03-02-16-13-177_com.miui.gallery-edit.jpg
  2.  # 2

    Segue mais uma foto dos ferro do pilar, o mesmo ainda não foi cheio.
      Screenshot_2024-06-03-02-17-36-200_com.miui.gallery-edit.jpg
  3.  # 3

    Qual a constituição dessa parede?
  4.  # 4

    Boa tarde,

    A parede é constituída por, tijolo de 11, caixa de ar de 2cm, eps 4cm, lã de rocha 4cm e tijolo de 11.

    Em conversações hoje com o empreiteiro chegamos a uma conclusão, visto que a construção é à antiga, isto é, primeiro levantar o tijolo e só depois encher pilares, isolar os pilares é sempre complicado correndo o risco de não haver a ligação necessariamente dos pilares ao tijolo.
    Conclusão, visto já ter isolamento na caixa de ar iremos colocar um capoto, mas não necessariamente muito largo, colocando uma densidade na zona de tijolo mais baixa e uma densidade na zona de pilares mais alta.

    Mas dêem me a vossa opinião pff.

    Muito obrigado.
  5.  # 5

    Eu não diferenciava e colocava tudo em EPS100
    Estas pessoas agradeceram este comentário: DMIT
  6.  # 6

    Irá ser na zona de tijolo EPS 100, e na zona de pilares e lentelo será EPS 150.
  7.  # 7

    Isolamento exterior de quantos cm?

    Vai ser duplicação de sistemas e de custos
    Concordam com este comentário: tiagodiaf
  8.  # 8

    Se vai colocar isolamento na caixa de ar tb tem de colocar nos pilares. Se não o fizer voce vai ter água a condensar nos pilares pelo interior da casa.

    Quando estiver frio do lado de fora, você coloca a mão nesses pilares e eles estarão à temperatura da parte de fora.

    É preferível ter pilares mais largos mas mais estreitos para conseguir afastar os pilares do interior da casa.


    Termicamente é mais eficiente isolar os pilares do que a caixa de ar
  9.  # 9

    Bigmouse...

    O isolamento esterior irá ser de 30mm devido ao facto das paredes já estarem isoladas no interior.
    Irá ser EPS 100 30mm 20kg/m3 no tijolo
    E EPS 150 30mm 25kg/m3 nos pilares e vigas superiores.
  10.  # 10

    Na_mouch....

    Daí o meu dilema... Não conseguir colocar isolamento nos pilares, porque se colocar pelo interior perco a ligação entre o pilar e as paredes interiores (como na foto), e pelo exterior não consigo porque os pilares ficaram mesmo à face exterior do tijolo.

    Daí não ter outras alternativas senão colocar ETICS por fora.
      Screenshot_2024-06-04-23-35-14-677_com.miui.gallery-edit.jpg
  11.  # 11

    3cm vão valer de pouco na zona dos pilares.

    Mas com essa espessura de parede não é fácil, e já estando as paredes interiores já executadas ainda pior.

    Depois ainda tem na caixa de estores.

    A minha parede dupla tem mais 6cm que a sua, mas tenho a os pilares faceados os pelo interior
    Estas pessoas agradeceram este comentário: DMIT
  12.  # 12

    Tem razão quanto a nao colocar isolamento no interior estruturalmente não o pode fazer.

    Opte por etics pelo exterior, mas de 6cm. Os pilares representam zero isolamento, pelo que tem de ser o "capoto" a isolar a casa. Nao necessitava de colocar isolamento na caixa de ar, mas está comprado e aplicado, pelo que agora é siga para a frente.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: DMIT
  13.  # 13

    Pois agora já está feito não há muito a fazer.

    Muito obrigado pelas vossas opiniões.

    Cumprimentos.
  14.  # 14

    Outra questão, relativamente ao isolamento do chão, no projecto não especifica bem que tipo de isolamento contempla no chão.

    Coloquei tela pitonada em toda a estrutura das vigas de fundação e pilares, e estava a pensar afundar um pouco mais o terreno e colocar Brita depois colocar tela pitonada, betonilha xps 4cm 300l e malha sol massame e betonilha de regularização.

    O acham deste forma de isolamento?
    Visto não ter espaço para afundar o terreno para fazer caixa de ar, havia um poço que foi aterrado e tinha água a cerca de3 metros do chão.

    Muito obrigado.
      Screenshot_2024-06-08-10-47-29-600_com.miui.gallery-edit.jpg
  15.  # 15

    nem sei que lhe diga...
    isso está muito mau mesmo
    parece-me que escolheu mal o projetista, e o empreiteiro também...
    está a gastar dinheiro num péssimo trabalho
    Estas pessoas agradeceram este comentário: oMadeirense
  16.  # 16

    Fernandoferreira

    Que solução aconselha então?

    Muito obrigado.
  17.  # 17

    o zedasilva a ver estas imagens...



    Isso está mauzinho... :/
    está ao bota para lá do empreiteiro!
    Depois vai andar a partir tijolo e furar isolamento para segurar as escoras...
    Essa lã de rocha no espaço de um ano vai ter descaído e metade dessa parede vai ficar com "dupla caixa de ar"...

    muito se inventa... pena não ser para o lado certo... :/
  18.  # 18

    Gil Alves...

    Furar tijolo para segurar as escoras?
    Como assim não estou a entender... Peço desculpa!

    Mas a lã de rocha descai com o tempo?
    Ela está apertada contra o xps, e agarrada com ao mesmo.

    Contudo levará Eps pelo exterior visto que os pilares não irão ter isolamento interno.
  19.  # 19

    Colocado por: DMITContudo levará Eps pelo exterior visto que os pilares não irão ter isolamento interno.

    Mas vai forrar tudo a EPS?
  20.  # 20

    essa obra tem fiscalização?

    nunca vi xps a servir de cofragem para uma verga de janela
      Screenshot-2024-06-08_16.13.55.jpg
 
0.0190 seg. NEW