Iniciar sessão ou registar-se
    • TzRi
    • 4 junho 2024 editado

# 1

Boa noite

Por achar bastante útil todos os tópicos que vejo com opiniões sobre plantas, decidi abrir o meu próprio tópico de modo a obter opiniões sobre o projecto que estamos prestes a submeter à Câmara Municipal.

Trata-se de uma moradia com cerca de 100 anos, no Centro Histórico de Guimarães e que por isso tem condicionantes como não podermos alterar a fachada ou as janelas de sítio.

Gostávamos de ter uma forma de fechar a cozinha quando fosse necessário, no entanto não conseguimos arranjar solução.

A sala de estar/jantar será para no futuro ser usada como aparece na planta mas por agora seria para utilizar a zona que aparece marcada como sala de jantar para espaço de brinquedos, e a "zona de lazer" como sala de estar e jantar.

[ O norte é no canto superior da imagem... ou seja, temos, infelizmente, a zona social virada a norte, mas como a casa é baixinha acabamos por ter sol na zona da piscina ]

[ Optamos por não colocar zonas muito usadas a sul porque a casa é à face de uma estrada em paralelo onde passam autocarros por exemplo, e tivemos receio do barulho ]

[ A porta que aparece no patamar das escadas é a porta original e não a podemos eliminar, no entanto não será usada ]

• SrR
    • 4 junho 2024

# 2

Casas de banho mal amanhadas
    Concordam com este comentário: marco1
    Estas pessoas agradeceram este comentário: TzRi
  1.  # 3

e as entradas nos quartos...e o número de degraus,... e a duplicação de sanitários no Rc, ...e a duplicidade de acessos no RC, ...e a relação das janelas com chuveiro, com as camas, ... e o percurso de acesso à piscina com a escadaria muito próxima...

Tudo um mimo.
  2.  # 4

e sobretudo ter uma solução em que a fachada para a rua (sul) vai ter uma wc w uma lavandaria
    Concordam com este comentário: nunogouveia
  3.  # 5

Além do que foi dito, trocava os arrumos pelo escritório e provavelmente ficava com mais luz...
  4.  # 6

Colocado por: SrRCasas de banho mal amanhadas
    Concordam com este comentário:marco1
    Estas pessoas agradeceram este comentário:TzRi

Eu pedi ao arquiteto para colocar tudo na mesma parede, não sei se era a isso que se referia ou ao facto de serem pequenas
  5.  # 7

Colocado por: nunogouveiae as entradas nos quartos...e o número de degraus,... e a duplicação de sanitários no Rc, ...e a duplicidade de acessos no RC, ...e a relação das janelas com chuveiro, com as camas, ... e o percurso de acesso à piscina com a escadaria muito próxima...

Tudo um mimo.

no R/C temos um meia-wc de serviço e depois uma pequena wc completa numa espécie de quarto de hóspedes, para dar alguma privacidade aos mesmos e porque irá ser bastante usado...
    duplos acessos porque não nos fazia sentido ter a entrada principal pelo estacionamento nem dar a volta para ir do carro para casa...
    como eu disse, as janelas não podemos alterar de sítio, tivemos de nos adaptar...
    estavamos a pensar colocar as escadas para a piscina de frente, mas ainda está em aberto...
  6.  # 8

Colocado por: marco1e sobretudo ter uma solução em que a fachada para a rua (sul) vai ter uma wc w uma lavandaria

como eu disse no comentário inicial essa fachada é à face de uma estrada em paralelo onde passam carros...
  7.  # 9

Colocado por: spvaleAlém do que foi dito, trocava os arrumos pelo escritório e provavelmente ficava com mais luz...

a janela dos arrumos é daquelas pequenas e no alto, não dando para perceber em planta... mas o piso de baixo está semi-enterrado e na fachada sul tem apenas uma janela para o passeio por onde se vê os pés das pessoas a passar... mas por mal acabamos por preferir ter uma janela grande mesmo que a vista seja o estacionamento
    • SrR
    • 4 junho 2024

# 10

Colocado por: TzRi

Eu pedi ao arquiteto para colocar tudo na mesma parede, não sei se era a isso que se referia ou ao facto de serem pequenas
    tem casas de banho em que a sanita dificulta o acesso ao duche, outras com meio chuveiro a dar no meio de uma janela o que vai dificultar a colocação de um resguardo, outra wc tem o lavatório muito em cima da sanita quase k nao se senta la, lavandaria mandava pro rc para diminuir o risco de barulhos das máquinas juntos aos quartos
  8.  # 11

Considere se, efetivamente, tem necessidade de tantas wc. Aparentemente a prática comum atual é ter tudo suítes. Confesso que não vejo o sentido. Mas são opções, claro. No entanto, quando há espaços mais complicados de se organizar, talvez fosse de abdicar de tantas wc em detrimento de aproveitar melhor a área disponível para espaços mais úteis/necessários. Não sei a faixa etária, mas aquela banheira, com um espaço de duche exíguo. O que vai usar mais no dia-a-dia? Eu gosto de banheiras de design, confesso, mas abdiquei: caro, pouco uso, consumo de água, mais uma coisa para limpar mesmo que não use. Há coisas que há uns anos queria muito e que agora dispenso sem pensar, dada a vivência que fui tendo nas casas onde vivi.

A lavandaria junto aos quartos. Nos EUA usa-se muito e eu tinha essa ideia, mas considerando que tive de fazer 2 pisos sendo 2 quartos em cima, sem acesso ao exterior, para mim uma lavandaria tem de ter esta possibilidade, nem imagina o que facilita...Acabei por fazer no piso 0, como divisão autónoma. Nada de junto à cozinha, já tive em apartamento e detestei, nem no fundo do jardim, já a tive também numa casa no exterior e também é de evitar. Sempre que possível dentro de casa.
    Concordam com este comentário: TzRi
  9.  # 12

acho ruim, se fosse comigo pedia nova solução
    Concordam com este comentário: EFHV, nunogouveia
  10.  # 13

Colocado por: EFHVConsidere se, efetivamente, tem necessidade de tantas wc. Aparentemente a prática comum atual é ter tudo suítes. Confesso que não vejo o sentido. Mas são opções, claro. No entanto, quando há espaços mais complicados de se organizar, talvez fosse de abdicar de tantas wc em detrimento de aproveitar melhor a área disponível para espaços mais úteis/necessários. Não sei a faixa etária, mas aquela banheira, com um espaço de duche exíguo. O que vai usar mais no dia-a-dia? Eu gosto de banheiras de design, confesso, mas abdiquei: caro, pouco uso, consumo de água, mais uma coisa para limpar mesmo que não use. Há coisas que há uns anos queria muito e que agora dispenso sem pensar, dada a vivência que fui tendo nas casas onde vivi.

A lavandaria junto aos quartos. Nos EUA usa-se muito e eu tinha essa ideia, mas considerando que tive de fazer 2 pisos sendo 2 quartos em cima, sem acesso ao exterior, para mim uma lavandaria tem de ter esta possibilidade, nem imagina o que facilita...Acabei por fazer no piso 0, como divisão autónoma. Nada de junto à cozinha, já tive em apartamento e detestei, nem no fundo do jardim, já a tive também numa casa no exterior e também é de evitar. Sempre que possível dentro de casa.
    Concordam com este comentário:TzRi

Inicialmente o arquiteto tinha-nos apresentado uma solução em que tínhamos uma suite e depois dois quartos a partilharem uma casa de banho, mas assim um dos quartos ficava virado para a estrada, que a minha esposa não queria. Então acabamos por colocar lá, na fachada da estrada, uma wc, e outro quarto ficava sem acesso à mesma pelo que tivemos de criar outra wc. Para nós no dia a dia acho mais prático os miúdos terem apenas uma wc, na hora de deitar dá mais jeito tratar de todos no mesmo espaço, no entanto quando crescerem se calhar vão querer o seu próprio espaço e também achamos que poderá valorizar mais a casa.

Quanto à lavandaria, percebo o que quer dizer. Atualmente vivemos num apartamento e não estendemos a roupa na varanda (regras de condomínio) por isso estamos habituados a estender dentro de casa e acho que vamos continuar com o mesmo sistema... como a roupa suja vem toda da zona dos quartos, foi para não andar com cestos de roupa a subir e descer escadas...
    • SrR
    • 4 junho 2024

# 14

Colocado por: TzRicomo a roupa suja vem toda da zona dos quartos, foi para não andar com cestos de roupa a subir e descer escadas
    pode equacionar uma conduta do piso 1 ao rc directamente à lavandaria, de facto é mais prático ter a lavandaria junto dos quartos mas o oposto ja não é, caso queira estender roupa no exterior a secar tem que trazer a roupa pelas escadas abaixo, e secalhar ja mais pessoas passaram por isso quando a máquina avaria com roupa la dentro e ter que a tirar toda chumbada em agua e carregar aquilo por la abaixo
    • EFHV
    • 4 junho 2024 editado

# 15

@ TzRi, compreendo, e sei que é complicado reorganizar espaços numa casa antiga, mas eu também pediria um novo estudo ao arquiteto. Creio que com alguma dedicação, poderá melhorar. No meu caso, tinha bem delineada a vivência que queria e passei a informação, mas mesmo assim... Algumas soluções foi o meu marido que acabou por encontrar e desenhar, pois não havia forma de encontrarem uma solução que nos agradasse. Às vezes é melhor perder mais um pouco de tempo e queimar a cabeça no "tetris" para encaixar tudo da melhora forma. E claro, deixar cair certas ideias feitas, olhe que é muito importante isso. Por exemplo, o seu argumento dos filhos querem o seu espaço, concordo, o seu próprio quarto, já quanto à wc própria, nem muito. Mas pronto é uma embirração minha ver casas com 1 wc p/ pessoa e ainda 1 de serviço. confesso.

A lavandaria para mim é mais do que só para lavar roupa. É para guardar equipamentos de limpeza, zona de serviço por excelência. Dá muito jeito ter uma zona assim no piso térreo.

Uma nota, gosto do facto de a sua planta ter 1 quarto e 1 wc completo no piso térreo.
    Concordam com este comentário: TzRi
  11.  # 16

Colocado por: EFHV@ TzRi, compreendo, e sei que é complicado reorganizar espaços numa casa antiga, mas eu também pediria um novo estudo ao arquiteto. Creio que com alguma dedicação, poderá melhorar. No meu caso, tinha bem delineada a vivência que queria e passei a informação, mas mesmo assim... Algumas soluções foi o meu marido que acabou por encontrar e desenhar, pois não havia forma de encontrarem uma solução que nos agradasse. Às vezes é melhor perder mais um pouco de tempo e queimar a cabeça no "tetris" para encaixar tudo da melhora forma. E claro, deixar cair certas ideias feitas, olhe que é muito importante isso. Por exemplo, o seu argumento dos filhos querem o seu espaço, concordo, o seu próprio quarto, já quanto à wc própria, nem muito. Mas pronto é uma embirração minha ver casas com 1 wc p/ pessoa e ainda 1 de serviço. confesso.

A lavandaria para mim é mais do que só para lavar roupa. É para guardar equipamentos de limpeza, zona de serviço por excelência. Dá muito jeito ter uma zona assim no piso térreo.

Uma nota, gosto do facto de a sua planta ter 1 quarto e 1 wc completo no piso térreo.
    Concordam com este comentário:TzRi

A ideia era de facto ter um quarto suite no piso térreo que funcionasse como quarto de visitas mas também para qualquer eventualidade que acontecesse, no entanto, e com muita pena minha como profissional da área, não conseguimos área para tornar o quarto e a wc acessíveis, que era a ideia inicial desde o início... e lá está, tivemos de abdicar de algumas coisas, nomeadamente isso
  12.  # 17

TzRi, se puder, coloque aqui uas imagens do 3D exterior, para percebermos melhor as implicações do local e da topografia

0.0212 seg. NEW