Colocado por: CamõesBoa tarde,
Eu acho que para os circuitos de iluminação, o relé 38517024 (6A) parece adequado, pois as cargas de iluminação geralmente são resistivas e a corrente não é tão elevada. No entanto, considere o tipo de iluminação que será controlada (LED, fluorescente, incandescente) porque algumas tecnologias (como LEDs) podem gerar picos de corrente ao ligar.
Certifique-se de que o relé escolhido possa lidar com esses picos.
Eu optaria por aplicar um relé mais robusto (por exemplo para 10 A), para evitar problemas no futuro e possivelmente ter que os substituir. A diferença de preço não deve ser muita e no caso de optar pelos mais fracos corre o risco de gastar dinheiro duas vezes.
Se a proteção para iluminação no quadro elétrico for de 10 amperes não é aconselhável colocar relés de 6 amperes a jusante. Se houver uma sobrecarga no circuito, o relé será o ponto mais fraco e a sobrecarga pode causar a destruição do relé, o que em certos casos pode até dar origem a incêndios.
- Para os circuitos de tomadas, que podem incluir cargas indutivas (motores, fontes de alimentação), o relé 38017024 (16A) parece uma escolha apropriada. Este relé pode lidar com correntes mais altas e cargas indutivas, o que é essencial para aplicações de tomadas onde podem ser ligados diversos dispositivos.
Relés de potência são desenhados para lidar com correntes e cargas mais elevadas e oferecem maior durabilidade em aplicações indutivas. Geralmente são mais robustos e podem ser mais adequados para tomadas onde a corrente pode variar significativamente.
Se tiver circuitos que vão alimentar cargas indutivas maiores (por exemplo bombas de água potentes), opte por relés de potencia.
Penso que os relés da Finder da série 67, são bastante robustos e fiáveis.
Aguarde mais algum tempo por outras opiniões. Há por aqui no fórum mentes bastante capazes que certamente lhe darão também uma opinião útil.