Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde, gostaria de projetar obrar num apartamento, juntando a cozinha com a sala, pelo que pedi à Camara a planta do imovel que é de 1967. Com base nesta imagem conseguem ajudar-me, se será viável deitar a parede abaixo ou terá pilares ser estrutural? Os canos de água não passam nessa paredes apenas tomadas de eletricidade
      planta.jpg
  2.  # 2

    Só com essa planta ninguém saberá.
    Tem a planta de estrutura? Mesmo com a planta de estrutura o ideal é verificar sempre em obra.
    Se for um apartamento com muita humidade por vezes até dá para perceber o sentido das vigotas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: brvnv
  3.  # 3

    Como o zé já disse, precisa do projeto de estabilidade.
    Consegue ver algum pilar num canto ou alguma viga no teto? provavelmente as paredes até são todas estruturais.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: brvnv
  4.  # 4

    Não... paredes totalmente lisas e sem humidade. O projeto de estabilidade também está disponível na Camara? Pedi a planta e enviaram-me essa imagem.
    Já questionei os vizinhos mas também não sabem :\
  5.  # 5

    Colocado por: brvnvJá questionei os vizinhos mas também não sabem :\

    Com recurso a uma câmara termográfica consegue perceber o sentido das vigotas dessa lage.
    Sabendo o sentido das vigotas é possível perceber se é uma parede resistente ou não.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: brvnv
  6.  # 6

    Colocado por: brvnvO projeto de estabilidade também está disponível na Camara?

    Sim.
    Se não vê pilares nem vigas, quase de certeza que todas as paredes são estruturais.
  7.  # 7

    Obrigado pela dica da camara termográfica.
    Pensava que por norma (acho que li algures) as paredes de 15cm eram de divisão e as de 25 estruturais/divisão de frações. Como o prédio é de 67, nessa altura ainda não usariam betão para estrutura interior :|
 
0.0121 seg. NEW