Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde,

Estamos a pensar vender o nosso imóvel, um apartamento T3 Duplex em Gaia que valorizou devido as obras que lhe fizemos por uma moradia T3 no Nadadouro, Caldas da Rainha, com oportunidade para aproveitamento de sótão.

Existem algumas questões que fazem questionar porém:

1) Será esta a melhor altura para comprar um imovel?
    2) Será que os preços vão continuar a subir ou em breve a bolha rebenta?
    3) Estaremos nos a fazer ‘bem’ ao trocar um imóvel na zona norte, perto de muitos acessos, por uma zona mais calma com praias melhor mesmo ao lado?

Obviamente que não estou à espera que façam a decisão por mim mas achei que seria interessante entender as perspectivas desta comunidade em relação a possíveis experiências semelhantes e também ao que pensam sobre o mercado imobiliário, até porque estaríamos a trocar uma prestação mais baixa por uma mais alta numa altura em que o mercado mobiliário nos parece um quanto selvagem.

Obrigada
  2.  # 2

Se vai vender e depois comprar é irrelevante se os preços sobem ou descem pois isso afeta ambos os negócios. Com a previsível baixa dos juros talvez agora seja uma boa altura.
    Quanto á zona das Caldas sou suspeito pois gosto muito daquela zona.
    Concordam com este comentário: desofiapedro
  3.  # 3

Concordo com o user Carvai, se vai vender para comprar mais tarde, é irrelevante. Ninguém sabe realmente o que é que vai acontecer com o preço das casas, Portugal está na moda.

Eu não sei o valor da casa, mas pense bem se é uma boa ideia, uma casa de 300/400/500 mil não têm a mesma liquidez no Porto ou em Lisboa comparativamente com as Caldas Da Rainha.
  4.  # 4

Obrigada! Agradeço imenso a vossa opinião. Estamos a falar de vender com um lucro de 100 mil para comprar por 370 mil. Uma casa no Norte por 370 por norma precisa de obras, ou então estamos a falar da típica moradia em banda com escadas. Isto na zona onde quero viver cá em Gaia. Mas Caldas pelo valor aqui falado, estamos a falar de uma moradia térrea com potencial ainda de aproveitamento de sótão que ficaria com um T2.
  5.  # 5

Porque de Gaia para as Caldas? Para poderem fazer essa troca, é porque trabalham a partir de casa? se assim é, porque não outra zona qualquer?

Quanto ao mercado o "normal" tem sido ficar mais caro com o tempo, salvo raras exceções, mas temos de ter em conta que com o passar dos anos o dinheiro também desvaloriza...
    Concordam com este comentário: lipem
  6.  # 6

Colocado por: diouf_matosPorque de Gaia para as Caldas? Para poderem fazer essa troca, é porque trabalham a partir de casa? se assim é, porque não outra zona qualquer?

Quanto ao mercado o "normal" tem sido ficar mais caro com o tempo, salvo raras exceções, mas temos de ter em conta que com o passar dos anos o dinheiro também desvaloriza...

Sim estamos ambos em regime de tele-trabalho. Eu sou de Gaia o meu marido das Caldas. Para nós é importante ter família por perto por isso estas cidades são as únicas opções.
  7.  # 7

Eu nem pensava duas vezes e trocava igualmente Gaia por Caldas da Rainha.
    Com todo o tipo de serviços disponíveis e muito mais calmo no verão. E termos de transito dá 10-0 a Gaia, para melhor, e já nem falo na qualidade das praias desde S. Marinho do Porto até à Foz do Arelho.
    Concordam com este comentário: Dias12, falcon16
  8.  # 8

Colocado por: Raquel Almeida

Sim estamos ambos em regime de tele-trabalho. Eu sou de Gaia o meu marido das Caldas. Para nós é importante ter família por perto por isso estas cidades são as únicas opções.

Certo, entre a Nazaré e Peniche, continua a ser perto das Caldas... sobretudo para quem mora numa grande cidade...
    Podem existir alguns imoveis mais atraentes e certamente nessa zona serão mais baratos que no Grande Porto.

Tem de ver os prós e os contras, fazer quase uma listagem, se viajam muito, escola para filhos (pressupondo que vao ter ou que sao novos), desportos, musica, cultura (certamente ha mais no Porto), etc e só pesando tudo isso é que poderão decidir, é uma decisão muito pessoal.
  9.  # 9

Obrigada a todos os que partilharam comigo opiniões. Existem filhos sim, dois, um deles a ingressar agora na primária e daí isto estar a dar cabelos brancos pois é uma decisão enorme. Há vantagens e desvantagens em ambas as cidades. Com tanto amor partilhado aqui pelas Caldas, há por aqui Caldenses? 🤭
  10.  # 10

Claro que vai subir.
    Vai estagnar é a preços altos.
  11.  # 11

Colocado por: Vítor MagalhãesS. Marinho do Porto até à Foz do Arelho.

Já alguém foi picado pelo peixe aranha?
    Eu nunca.
    Mas dizem que há nessas praias.

O que fazer se for mordido por peixe-aranha?
    O que fazer?
    Coloque o pé em água quente, durante pelo menos 30 minutos. ...
    Aproxime a ponta de um cigarro ou de um isqueiro – a 2 ou 3 centímetros de distância – para aliviar a dor e reduzir as toxinas da picada;
    Faça uma caminhada na praia, na zona mais quente do areal, longe da beira-mar.
    • Iko
    • 5 junho 2024

# 12

Presente :)

Colocado por: Raquel AlmeidaObrigada a todos os que partilharam comigo opiniões. Existem filhos sim, dois, um deles a ingressar agora na primária e daí isto estar a dar cabelos brancos pois é uma decisão enorme. Há vantagens e desvantagens em ambas as cidades. Com tanto amor partilhado aqui pelas Caldas, há por aqui Caldenses? 🤭
  12.  # 13

Colocado por: Raquel AlmeidaObrigada a todos os que partilharam comigo opiniões. Existem filhos sim, dois, um deles a ingressar agora na primária e daí isto estar a dar cabelos brancos pois é uma decisão enorme. Há vantagens e desvantagens em ambas as cidades. Com tanto amor partilhado aqui pelas Caldas, há por aqui Caldenses? 🤭

Por acaso sou nascido lá, mas resido um pouco mais a sul. No entanto é uma cidade que visito regularmente, seja para passeio ou compras. Tem um bonito e antigo jardim central para os miúdos brincarem, e um mercado de rua muito simpático, ainda com alguns produtos/produtores locais.

É uma cidade antiga, bastante calma, com praias perto ainda que por norma bastante ventosas... Mas salir do porto e são Martinho são muito boas, ou até a lagoa de Óbidos.

Único senão, é que a acho um pouco envelhecida e até com alguma falta de vida, a distância à capital tem estes custos.

Terá o novo hospital do oeste no Bombarral, a 15 min.

Em termos de escolas públicas, por norma é uma zona bem servida e tranquila.

Apesar no boom do turismo, mais no litoral, ainda não está extremamente cara, apesar de já ter muitos estrangeiros, principalmente pela parte da praia del Rei e lagoa de Óbidos (que tem sempre eventos).
  13.  # 14

A zona do Nadadouro, é muito procurada por estrangeiros, o preço das casas inflacionou muitooo nos últimos anos, embora não seja das Caldas nasci no concelho vizinho e conheço bem a Zona, tenho casa na outra margem da Lagoa no Bomsucesso, em 6 anos pode ter valorizado cerca de 300%.

Va se preparando para as melgas e mosquitos, nessa zona são mais que muitos. As Caldas são uma cidade muito fixe com um desenvolvimento brutal nos últimos anos.

Gaia não conheco.
  14.  # 15

Obviamente. Esqueça se o panorama atual vai ajudar em alguma coisa. Tudo serve para empobrecer as pessoas e deixá-las sem nada. Primeiro vem uma pandemia, quando já existiam graves problemas económicos. Depois uma guerra que já dura há séculos e outra que já é relatada ainda nas Sagradas Escrituras. Países que são grandes potências e sem respeito pelos "direitos humanos" e tomam conta de tudo desde as grandes empresas até ao comércio das pequenas ruas. Se alguém te disser que "vai ficar tudo bem.." ou "vai melhorar.." pode contar que isso é uma grande léria.
    • eu
    • 5 junho 2024

# 16

Colocado por: Raquel AlmeidaEstaremos nos a fazer ‘bem’ ao trocar um imóvel na zona norte, perto de muitos acessos, por uma zona mais calma com praias melhor mesmo ao lado?

Eu nem pensava duas vezes, a qualidade de vida nas caldas é imensamente superior, e tem Lisboa muito perto.

Colocado por: PalhavaJá alguém foi picado pelo peixe aranha?

Já, fiquei com o pé paralisado durante uma hora. Mas foi no Algarve ;)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Palhava
  15.  # 17

Colocado por: PalhavaJá alguém foi picado pelo peixe aranha?

É normal, em criança vi muitos casos, era quase diário o posto da cruz vermelha de praia receber alguém. Agora é raro.

Eu nunca fui, até ao passado sábado, foi a primeira vez em mais de 40 anos, julgo que ele n teve sucesso a 100%, PQ não doeu tanto como referem, ligeira dor durante 3 ou 4 horas e dificuldade em assentar o pé no chão, depois praticamente passou, só n podia andar descalço, mas 1 sapato com boa palmilha e já n sentia nada
    • Iko
    • 6 junho 2024

# 18

A água é tão fria para estes lados, que já não vejo alguém ser picado por peixes aranhas a mais de 30 anos.
    Concordam com este comentário: Palhava
  16.  # 19

Colocado por: PalhavaAproxime a ponta de um cigarro ou de um isqueiro

Parece a técnica de abafar a dor com outra ainda mais forte...

Efectivamente foi quando andava na primária que os meus colegas de escola falavam do peixe aranha e propriamente na Foz do Arelho.

O Bom Sucesso era onde uma colega do meu colégio tinha casa de férias.

Há uma zona com casas que está em risco de ser engolida pelo mar.
    A câmara autorizou e ainda vai ter de realojar por más escolhas? Má gestão do território?
  17.  # 20

Colocado por: NTORIONsão Martinho

Praia dos tios.

0.0228 seg. NEW