Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde pessoal, infelizmente não sei a quem me dirigir exatamente então se conseguissem dar-me algumas luzes sobre com quem falar e que passos deva tomar agradecia. Passo a explicar:

Apareceu à venda um terreno (urbano) em que os pros são a localização, exposição solar, o preço (27500€) e o tamanho do mesmo (~650m2), no entanto, este é à face da estrada (sem passeio) num terreno estilo monte em aclive que parece ter alguns penedos pelo meio e com uma altura face a estrada de provavelmente 2 metros e aqui começam as minhas dúvidas pois o propósito é construir casa mas não no imediato então surgiram algumas questões como a terraplanagem, em que provavelmente terá de ser usado dinamite, e a manutenção do terreno até avançar com o projeto (principalmente devido ao tempo que o pedido de aprovaçao na camara pode levar).

Ora, devido a ser em aclive, com penedos e altura/proximidade com a estrada, queria ter alguma opiniao de profissionais mas nao sei a quem me dirigir. Outra questão que me vem a cabeça são muros de suporte? Ja pensei que talvez empresas de terraplanagem mas nao tendo sequer projeto questiono-me se fará sentido? Se calhar algum arquitecto?

Algum outro detalhe que deva ter em atenção?

Desculpem se for muito ambiguo e se puder esclarecer algo digam.
    Continuação e obrigado.
      1.PNG
  2.  # 2

Cheira-me que o que acha que está a poupar no valor do terreno, vai gastar em triplo para o preparar.
    O meu terreno era relativamente plano e “apenas” fiz as escavações para a cave, rampa e alisar o terreno e já foi um valor amargo.

Pessoalmente optava por procurar um terreno mais indicado para o tipo de construção que pretende fazer.
  3.  # 3

Se o terreno tiver boa pedra e em grande quantidade a empresa de terraplanagem até pode aceitar fazer.lhe o trabalho e ficar com a pedra que sobrar.
    O meu pai tem vindo a fazer destes "negocios" em que lhe fazem uns arranjos em terrenos rurais em troca da pedra que conseguirem sacar desses terrenos.
  4.  # 4

Obrigado pelos comentários.

Andre309 acho que não e bem achar que estou a poupar pois quero, e preciso de, saber quanto será necessário para algo ser ali viável. Aqui a minha questão é, sendo um "negócio demasiado bom" teria de perceber a quem me dirigir para fazer uma avaliação mais detalhada.

Dias12 parece ser algo interessante. Achas que se falar com uma empresa de terraplanagem eles conseguem avaliar o terreno?

Algo que me questiono é se preciso de terraplanar em demasia, isto porque ja vi alguns conceitos e casas em aclives (por niveis). Existe alguma regra que me force a terraplanar para o nivel da estrada (a casa ao lado tem apenas o portao e uma estrada ate cima do terreno onde tem a casa)?

Mais uma vez obrigado.
  5.  # 5

A falar tem de ser com uma empresa que execute muros de pedras.
    Não vale a pena falar com uma empresa puramente de movimentação de solo porque provavelmente não tem nenhum uso para pedras.

Mas acho que antes de pôr aí qualquer máquina, deveria já ter uma arquitetura definida para saber o que fazer ao perfil do terreno.

Não acho util andar por aí a esgravatar e tirar pedras para depois ter de andar a fazer sapatas fundas e desvão.

Se não quiser avançar já a fundo em projetos, talvez o melhor seria falar com uma dessas empresas de paredes em pedra e executar o muro da estrada e a entrada à mesma com o devido projeto e condicionantes ao mesmo - provavelmente terá de recuar para passeio, etc etc.
    Pode ser que na sua execução não gaste muito por a pedra ser "sua". E se o terreno tiver muita e boa pedra até pode "pagar" o serviço com a pedra que sobrar.

Depois do muro feito tem 2 opções:
    - ou vende por valor superior porque valorizou o terreno com esse muro.
    - avança para o projeto da casa já com esta questão resolvida.
  6.  # 6

As pedras/penedos ainda são grandinhas, uma que iria ter de tratar está logo na face da estrada por acaso.

Neste momento e sem projeto realmente ha muita indefinição e nao sei propriamente com quem falar que me ajude a perceber se da para fazer uma casa de 3 niveis evitando muita terraplanagem, se teria de ser uma casa la em cima e uma "estrada" até lá.

Têm alguma opinião sobre os muros entre os terrenos? Do que vi, a casa que ja esta construida ao lado tem apenas uma "vedação de arame" a separar o terreno, e o outro sendo tambem monte nada tem. Aqui teria de arcar com todas as custas de construir o murro correto? Mas mesmo neste caso, nao posso simplesmente chegar la e assentar "tijolo" sem ter os "niveis"/projeto do terreno definido ou posso?

Obrigado e desculpem ser muito ambiguo.
  7.  # 7

quantos metros de desnível em que extensão?

O ideal é o projecto tentar acompanhar o terreno de forma a minimizar as movimentações de terras, essa parte inicial das pedras tem de ser resolvida.

Existem muitos projectos em terrenos planos que movimentam muito mais terras que outros bem feitos em declive/aclive.

O trabalho conjunto de Arquitectura e Engenharia é essencial em todos os casos, mas ainda mais nesses na minha opinião
  8.  # 8

Colocado por: HFreitasse conseguissem dar-me algumas luzes sobre com quem falar e que passos deva tomar agradecia.
    com um arqº.

no entanto vou dizer que o comentário do andré309 é pertinente.. pode estar a comprar barato para gastar caro.. seja em terraplanagem, seja em muros de conteçºao. nao se esqueça dos muros de contenção que vai ser obrigado a construir

na minha opinião esquecia a terraplanagem e tentava moldar a casa o mais possível ao terreno.
  9.  # 9

Colocado por: rguerreiro79quantos metros de desnível em que extensão?

Uma vez que o terreno tem umas arvores e arbustos "manhosos" nao consegui ainda perceber bem. No próximo contacto com o vendedor vou questionar isso e também tentar ir ao terreno para ver que mais complicações, pelo menos por cima, possa haver.

Obrigado AntonyLemos, vou procurar falar com um arquitecto entao e tentar obter mais algum feedback.
    O comentário do André está bastante fincado na minha mente, e até foi esse um dos grandes motivos que me levou a criar conta e a tentar obter alguma ajuda e luz nisto, para tentar ter noção do que procurar no terreno que possa ser crítico, e que de certo modo, ainda que tenha de gastar mais um quanto a ajustar o terreno, que não seja algo abismal que simplesmente estoure o orçamento.

Em termos de muros e sendo um total leigo, o arquitecto saberá responder/ajudar a perceber? Isto porque algo será necessario na frente uma vez que sao 2 a 3 metros de altura face a estrada e terá de recuar devido a passeio, e também muros com os vizinhos.
  10.  # 10

Faça assim instale o Google earth pro no computador e consegue ver o traçado da elevação desde a entrada até ao fundo do terreno, só o levantamento topográfico supera isso. O vendedor dificilmente lhe vai conseguir ajudar.

Não sei qual é o concelho, mas as ferramentas de obtenção do mapa de localização podem conter as curvas de nível e aí já se percebe os desníveis assim por alto
  11.  # 11

eu fugia disso a 7 pés.

fazendo uma casa a acompanhar o terreno, vai ter uma garagem junto à estrada e depois toda a casa accessivel através de uma escada.

para terraplanar o terreno vai ficar com o paredão de contenção de terras brutal, que mais parece que vive num bunker.
  12.  # 12

E ninguém lhe passa licença de fogo em zonas urbanas. É cimento expansivo que expande bem a carteira
  13.  # 13

Colocado por: HFreitaso arquitecto saberá responder/ajudar a perceber?
    depende da altura dos muros e da sua experiência. se ele tiver alguma noção pode ajudar, senao fale com um engº na questão dos muros

Colocado por: HFreitase também muros com os vizinhos
    pois são com estes que me preocupo mais. vão ser mais altos - olhe.. imagina comprares o terreno por 25k e depois teres de gsatar 50, 70 ou 100 muros... não é melhor comprar logo um terreno melhor mesmo que seja mais caro um pouco?
  14.  # 14

Colocado por: rguerreiro79Faça assim instale o Google earth pro no computador e consegue ver o traçado da elevação desde a entrada até ao fundo do terreno

Muito obrigado pela informação rguerreiro79, acabei por fazer isso e segundo a app dá uma inclinação de 300º, assumo que algo como na imagem em anexo?

Colocado por: RicardoPortoE ninguém lhe passa licença de fogo em zonas urbanas. É cimento expansivo que expande bem a carteira

Muito obrigado por trazeres esse ponto, realmente era uma limitação que nem me passava pela cabeça, muito obrigado e irei ter isso em atenção.

Sobre o terreno, infelizmente em Guimarães está tudo extremamente caro, e do que procurei com base em alguns critérios (por exemplo localização, rede de transportes publicos perto, exposição solar) este era excelente, mesmo que a preparação do terreno fique por 75k€ (totalizando aprox. 100K€), daí estar aqui a tentar perceber ao máximo os contras (como ja falaram de muros de contenção, movimentação de terras/pedras entre outros) e assim conseguir ter uma noção mais aproximada do real sobre a "preparação" do mesmo.

Sobre a casa e projeto, esta ter 3 niveis nao me faz muita confusão (garagem + cozinha/sala + quartos). Apesar de nao ser a minha cena, o vizinho ao lado tem por exemplo caminho ate ao topo e casa com 2 andares lá (fica com terreno um bocado "inútil" devido ao caminho mas ainda assim sobra...).

Mas pronto, ainda nao desisti mas claro esta que quando a esmola é grande o pobre desconfia e com os vossos comentarios vou tendo mais noção da coisa, obrigado pessoal :)
      angulo.PNG
  15.  # 15

Colocado por: HFreitasApareceu à venda um terreno (urbano) em que os pros são a localização, exposição solar, o preço (27500€) e o tamanho do mesmo (~650m2),

Porra.... 27500€ para 650 m2 e um terreno nas condições que descreveu é bom negocio?? e ainda põe a hipotese de gastar lá mais 70 mil??

100 mil sem ter um unico tijolo assente??

a localização tem de ser muito boa...
  16.  # 16

Já pensou falar com uma empresa de terraplanagem para eles lhe darem a ideia do custo de corrigir esse desnível?
    Eu gosto da ideia de fazer a casa no nível superior em relação à estrada, devido à privacidade.
  17.  # 17

Colocado por: HFreitasSobre a casa e projeto, esta ter 3 niveis nao me faz muita confusão (garagem + cozinha/sala + quartos). Apesar de nao ser a minha cena, o vizinho ao lado tem por exemplo caminho ate ao topo e casa com 2 andares lá (fica com terreno um bocado "inútil" devido ao caminho mas ainda assim sobra...).

se todos os terrenos fizessem a terraplanagem, só ficavam com o paredão atrás, assim fica com outro do lado desse vizinho. Eu não gostava. Dá a sensação de ter a casa metido dentro de um buraco.

agora se não importar de ter a casa à beira da casa pode fazer como o seu vizinho. uma rampa para subir esse terreno e fazer a casa em cima dele.

0.0204 seg. NEW