Comprei um humilde apartamento, T3, com 20 anos exatos. O apartamento não tem sinais de humidade nem de ter sido pintado recentemente. Para tentar poupar e tentar esticar o dinheiro para móveis, eletrodomésticos, etc decidi pintar as divisões todas. Sou desenrascado mas não tenho experiência nesta área. - vou pintar todas as divisões de branco - tenho um quarto branco com riscas vermelhas (tipo Costa Nova). devo lixar ou pintar por cima com algo especial?
Se alguém poder partilhar dicas, links para me ajudar agradecia muito!
1) passar um pano (não necessita de ser humedecido) de cima abaixo para remover pós e teias de aranha
2) investir em uma boa fita cola de isolamento (portas, rodapés, etc), vai precisar de uns 3 rolos (incrivel como às vezes para poupar 2€ em cada rolo tive muitos filmes de ter de limpar armários e rodapés
3) usar cortinas de duche velhas, sacos plásticos do lixo colados uns aos outros, seja o que for, para ter o chão 100% coberto de salpicos (vai salpicar 😅)
4) arranjar umas quantas folhas de cartão grosso sem dobras (uma caixa aberta, mas em que corta fora todas as curvas) e que vai ter no chão em cada cómodo para pousar o balde de tinta e a "bandeja" de cada vez que andar a passear com ele (também vai pingar)
5) arranjar dois sacos do lixo pequenos em que vai fechar o rolo depois de o usar (fecha bem com a fita cola de papel) e assim não tem de o lavar entre utilizações
6) essas tiras vermelhas vão ser um filme... não sei exatamente que tipo de tinta é e se pode ser lixada, eu se calhar optava por um bom primário (só nesse quarto)...
Caro tiago9, Estou numa situação idêntica à sua. Comprei um apartamento em Abril, já construído há 35 anos, e só tinha sido pintado quando foi construído. Como pode imaginar, tinha muita sujidade e fendas nas paredes, especialmente na sala, que tinha lareira aberta, logo a fuligem ficou entranhada nas paredes. Eu e a minha mulher metemos mãos à obra, e toca de pintar toda a casa nos nossos tempos livres (fins de semana, férias e feriados). Acabámos as pinturas no fim de semana passado, e deu-nos mesmo muito trabalho. Tivemos de usar primário em todas as divisões (no mínimo foram 2 demãos de primário, e entre 1 a 4 demãos de tinta, dependendo da divisão) As paredes estavam tão secas, que nas primeiras demãos de primário até parecia que as paredes "chupavam" a tinta. Simplesmente desaparecia logo que era aplicada. Foi sempre na segunda demão que começámos a ver melhorias.
Além das boas dicas da Marize, permita-me acrescentar:
7) Compre rolos anti-gota. Salpica um pouco, mas muito menos que outros rolos. Caso pretenda comprar Kits, assegure-se que contém rolos anti-gota, caso contrário é dinheiro deitado à rua. É preferível comprar praticamente tudo à unidade.
8) Para pintar cantos, sancas, extremidades e outras zonas mais irregulares, compre uma trincha com 10mm + pincéis + rolos mais pequenos. Ajuda imenso ter este material.
9) Não compre tintas de marca branca ou tintas muito baratas (como aquelas que encontra nos supermercados / hipermercados). Existem boas tintas a preços acessíveis e várias lojas estão a fazer promoções nesta altura. O tipo de tinta depende do gosto de cada um, mas opte por tintas com bom poder de cobertura.
10) Para tapar as tiras vermelhas, só com várias demãos de primário e tinta. Aliás, recomendo aplicar primário para permitir agarrar melhor a tinta final
11) Caso as paredes tenham fendas, tape as fendas com massa/betume. Ajuda imenso na quantidade de demãos e no resultado final.
12) Pintar primeiro as zonas mais difíceis (cantos, sancas, zonas estreitas, zonas irregulares, junto às portas, rodapés, interruptores, janelas e armários), e depois as superfícies mais extensas (tectos e paredes). Verá que é mais fácil dessa forma.
13) Tente criar um método na forma de pintar. Se for pintar de forma aleatória, só vai perder tempo, esforço e dinheiro.
14) Lave sempre os rolos, pincéis e tabuleiros com água abundante.
Muito obrigado pelas dicas marize e MLopes_! São várias coisas que não tinha pensado. E sim, prefiro gastar um pouco mais numa tinta boa. Isso do primário tenho de ver bem, para tirar as riscas vermelhas.
Só para deixar uma achega dizendo que fazem bem em pintar vocês. Não vou dizer que não custa nada, porque custa 🤣 mas com as dicas que deram e paciência faz-se e poupa-se bastante dinheiro. Pintar cores fortes é mais complicado, cores claras e sobretudo branco é sem espinhas. Compre também um extensor e um escadote, são fundamentais. Quando nos mudámos para o apartamento a esponja quis uma "parede de destaque". Claro que passados uns anos se fartou e tivemos de cobrir aquilo com uma cor neutra, à quarta demão (+ 1 de primário) ficou bom e nem se nota o que lá passou antes.
Um dos acessórios indispensáveis que acrescento à lista de recomendações é um espátula multifunções tipo isto É excelente para lavar os rolos para além de ajudar a pontear e espatular fissuras e posterior aplicação de massa de reparação.
- Na compra de tintas, não vale a pena comprar aquelas tintas que dizem que já têm primário. Salvo raras excepções, aquilo não funciona muito bem. - Compre sempre primário e tintas de acabamento em separado. O resultado é sempre muito melhor.
Se quiser algumas recomendações, pode enviar email para [email protected], e conversamos sobre isso.
Boa amigo força nisso. Pintei a minha toda de branco há 4 anos. Custou mas também poupei uns trocos. Tinha um quarto todo em azul navy que ainda hoje não está perfeito mas o resto ficou bem. Quarto em questão levou primário, 3 de Robbialac, não ficou bem, lixei e mais duas de Robbialac.
Só depois me informaram que um truque seria passar de azul para cinza e só depois para branco. Se aparecer aí algum pintor que m corrija se estiver enganado.
Tire ainda as capas dos interruptores e tomadas, não os isole só. Eu aproveitei e mudei que deu ar mais moderno (e mudei ainda fitas de estore).
De resto as dicas acima são todas boas e eu ouvia as se fosse a si.
Outra coisa muito importante, usem somente uma roupa do início ao fim do trabalho.
Tenho adoptado essa técnica e é muito mais prático! Mesmo calçado, mesmas calças e tshirt que visto quando chego ao trabalho 😅
Sugira à sua senhora que esconda todo o cabelo num lenço 🩷 e façam planos reais! Obras em casal é dos maiores desafios que há, temos tempos diferentes, fomes diferentes e expectativas diferentes! Vale muito a pena mas vai fazer com que conheçam partes vossas que estavam abafadas 😅
(por falar em fome lembrei-me! proibido ir para uma obra sem água e uns bons snacks!)