Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Bom dia!

Existem imensos benefícios para se construir, para mim os mais óbvio e o facto de criarmos algo ao nosso gosto e escolhermos desde torneiras a azulejos. Adorava imenso fazê-lo, acho um projecto de vida interessante. Contudo também me assusta a quantidade de burocracia e sobretudo os preços. Então preciso da ajuda da comunidade: construir ainda compensa?

No nosso caso não temos terreno, teríamos que adquirir um primeiro. E temos um orçamento máximo (com terreno incluído) de 380 mil euros. Nos dias de hoje isso parece não permitir nada.

Temos possibilidade de construir ou em Gaia (Gulpilhares, Valadares, Canelas, Canidelo) ou Caldas da Rainha (Nadadouro, Campo) contudo mesmo aqui nos parece um bico de obra entender se o nosso orçamento permite dado os preços dos terrenos. Então a pergunta é: temos um bom budget? Ou qual seria um budget aceitável? Eu sei que tudo depende daquilo que queremos fazer. No nosso caso gama média T3 casa térrea com anexos ou aproveitamento de sótão. Pelo menos 175m2 de construção num lote de pelo menos 600m2 para termos um bom espaço exterior. Casa com telhado, preferimos algo mais tradicional e valorizamos toda a questão de isolamento e climatizaçao.

Na nossa zona de residência (Gaia) não vemos nada a gosto preços exorbitantes na sua maioria a precisar de atenção e quase tudo moradias em banda com imensas escadas interiores.

Sei que isto por si é muito abstrato mas gostava de entender até porque andamos a namorar uma casa com este tipo de características contudo nas Caldas da Rainha Nadadouro que não sendo totalmente a gosto ficaria nestes valores: comprar ou construir? E caso construir compense o que seria um tempo de construção realístico? E que temos miúdos pequenos e não queria ter casa com espaço exterior quando estiverem a terminar o décimo segundo ano 🫣 obrigada e um bem haja!
  2.  # 2

Realmente andam indecisos...

Após compra do terreno conte com 2 a 3 anos... se bem que a legislação mudou, portanto pode ser mais rápido

Diria que perto das caldas encontrará terrenos desses por 50.000€ (https://www.idealista.pt/imovel/32025400/)?
    Mesmo nas Caldas, um pouco mais caro, mas pelos vistos já com projeto https://www.idealista.pt/imovel/32660132/

Se assim for, sobram lhe 330.000€ para o resto.
    Se em projetos e taxas gastar 30.000€ (nao gasta tanto certamente).

Sobram 300.000€ para a construção, refere-se a 175m2 uteis? se assim for, quer falar nuns 210m2 brutos... o que lhe daria cerca de 1400€/m2 diria que é bastante possível.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Raquel Almeida
  3.  # 3

Raquel, realisticamente precisa de 2 / 3 anos para desenvolver esse tipo de projecto.

As variáveis que não controla são imensas e na construção nada é linear
  4.  # 4

A grande vantagem de comprar é poder ver o que está feito e imaginar a vivência nesse espaço. Quando se projeta é substancialmente mais difícil pois nem todas as pessoas têm um pensamento abstracto para imaginar o resultado final
  5.  # 5

Estou a construir em Gaia (sul) e tudo indica que no final (obras, projeto, terreno e licenças) o valor final vai rondar os 380k ~ 400k.
    Terreno com 1500m2, moradia com 300m2 uteis.

Sim, é possível fazeres com esse orçamento. Mas não vai ser chave na mão.
    Quanto às licenças e projeto, boa sorte com a Gaiurb.

Mas na minha opinião, compensa sempre construir se tiveres tempo e disponibilidade para isso.
  6.  # 6

Colocado por: Andre309Estou a construir em Gaia (sul) e tudo indica que no final (obras, projeto, terreno e licenças) o valor final vai rondar os 380k ~ 400k.

Mas na minha opinião, compensa sempre construir se tiveres tempo e disponibilidade para isso.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Raquel Almeida

Colocado por: Andre309Estou a construir em Gaia (sul) e tudo indica que no final (obras, projeto, terreno e licenças) o valor final vai rondar os 380k ~ 400k.

Olá André! Obrigada! Daria para me dares alguma ideia de como foi esta jornada para ti? Há quanto tempo andas nisto? Foi muito demorada a aprovação e licenciamento etc?
  7.  # 7

Colocado por: diouf_matosRealmente andam indecisos...

Após compra do terreno conte com 2 a 3 anos... se bem que a legislação mudou, portanto pode ser mais rápido

Diria que perto das caldas encontrará terrenos desses por 50.000€ (https://www.idealista.pt/imovel/32025400/)?
    Mesmo nas Caldas, um pouco mais caro, mas pelos vistos já com projetohttps://www.idealista.pt/imovel/32660132/

Sobram 300.000€ para a construção, refere-se a 175m2 uteis? se assim for, quer falar nuns 210m2 brutos... o que lhe daria cerca de 1400€/m2 diria que é bastante possível.

Andamos! E uma decisão ENORME e precisamos de ponderar tudo muito bem. Há terrenos a preços atrativos nas Caldas e verdade mas por norma são em aldeias e a uma distância considerável do centro etc no fundo temos que nos conseguir imaginar a viver na localização! E tão importante quanto a casa de sonho! 😊
  8.  # 8

Posso dizer lhe que vivi dos meus 0 aos 18 no centro da cidade de Faro, com tudo à distancia de andar... escola, supermercado, noite etc...

Aos 18 fui para Lisboa estudar e fiquei mais 3 anos a trabalhar... voltei para casa dos meus pais uns meses...

Aos 27 comprei casa nos arredores da cidade (Montenegro, perto do aeroporto), tambem tinha receio por ter vivido sempre no centro da cidade.

Mais tarde vendi e construi na mesma freguesia mas ainda mais longe da cidade (uns 10min de carro).

Não me arrependo minimamente, reafirmo que para quem viveu em "Lisboa" ou "Porto" estar a 10/15min da cidade não é nada a que não se esteja mais que habituado. Agora cada um sabe de si, obviamente. Recordo-me de em Lisboa fazer mais de 1H diariamente para ir trabalhar e regressar a casa, se juntar ir ao ginasio, jantar fora etc... rapidamente estendemos isto para 2H diarias...

Nos arredores de cidades mais pequenas, se perdermos uns 30min em viagem de ida e volta é muito?

Claro que cada um tem as suas prioridades e não somos todos iguais, se fossemos seria um grande problema eheh
    Concordam com este comentário: Belhinho
  9.  # 9

Colocado por: Raquel Almeida
    Olá André! Obrigada! Daria para me dares alguma ideia de como foi esta jornada para ti? Há quanto tempo andas nisto? Foi muito demorada a aprovação e licenciamento etc?

Chegou a ser bastante frustrante, mas agora como já estou na construção, está a ser bastante gratificante e interessante.

O projeto inicial demorou cerca de 9 meses a ser aprovado. Entretanto meteu-se o covid e não fizemos nada. Depois decidimos fazer um aditamento ao projeto antes de começar a construir e foram mais 10 meses para ser aprovado. Após isto mais quase 2 meses para ter o alvará nas mãos.

Parece ridículo todo este tempo de espera e sempre que ligava para a Gaiurb a resposta era sempre a mesma "Não temos tempo para tanto trabalho", mas ao mesmo tempo ouvia-se de fundo o Goucha a falar na televisão. Fora a quantidade de trapalhadas que eles fizeram, que dava para fazer um programa de comédia. Enfim.

Depois de ter o alvará nas mãos, mais quase 3 meses para conseguir ter luz na obra (a e-redes é outro cancro). Aqui é óbvio que podes começar a construir sem isto, metes um gerador.

Depois de começar a construir e ter sorte com o empreiteiro e tentar seguir ao máximo para ele não se desleixar. No meu caso, para conseguir fazer a moradia dentro destes valores estou a contratar por especialidades e a fazer eu próprio outras coisas para poupar dinheiro.

É um longo processo, mas no final vai valer bem a pena.
    Concordam com este comentário: Raquel Almeida
  10.  # 10

Colocado por: Andre309

Chegou a ser bastante frustrante, mas agora como já estou na construção, está a ser bastante gratificante e interessante.

O projeto inicial demorou cerca de 9 meses a ser aprovado. Entretanto meteu-se o covid e não fizemos nada. Depois decidimos fazer um aditamento ao projeto antes de começar a construir e foram mais 10 meses para ser aprovado. Após isto mais quase 2 meses para ter o alvará nas mãos.

Parece ridículo todo este tempo de espera e sempre que ligava para a Gaiurb a resposta era sempre a mesma "Não temos tempo para tanto trabalho", mas ao mesmo tempo ouvia-se de fundo o Goucha a falar na televisão. Fora a quantidade de trapalhadas que eles fizeram, que dava para fazer um programa de comédia. Enfim.

Depois de ter o alvará nas mãos, mais quase 3 meses para conseguir ter luz na obra (a e-redes é outro cancro). Aqui é óbvio que podes começar a construir sem isto, metes um gerador.

Depois de começar a construir e ter sorte com o empreiteiro e tentar seguir ao máximo para ele não se desleixar. No meu caso, para conseguir fazer a moradia dentro destes valores estou a contratar por especialidades e a fazer eu próprio outras coisas para poupar dinheiro.

É um longo processo, mas no final vai valer bem a pena.
    Concordam com este comentário:Raquel Almeida

Faz sentido sem dúvida e agradeço a tua partilha. Realmente não há como entender os processos no nosso país. Tão burocráticos e sem sentido. Parece ter sido até aqui uma aventura e tanto. Tens algum arquiteto envolvido de momento?
  11.  # 11

Sim. O meu arquiteto ainda está envolvido no processo desde o primeiro dia e sempre se mostrou disponível para ajudar. Ainda hoje sempre que tenho alguma dúvida, ele ajuda.
    Também é uma coisa a ter em atenção para se escolher. Sei de casos em que os arquitetos em nada ajudavam e só pioravam as coisas durante a obra.
  12.  # 12

Obrigada André! Desejo que tudo continue a correr pelo melho para que possam desfrutar em breve da vossa casinha!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Andre309
  13.  # 13

Colocado por: diouf_matosRealmente andam indecisos...

Mesmo nas Caldas, um pouco mais caro, mas pelos vistos já com projetohttps://www.idealista.pt/imovel/32660132/

Boas

Julgo que se esqueceu do IVA nessas contas (23%). Sem IVA dava cerca de 1150€/m2. Acha possível?
  14.  # 14

Possível, acho.

Se me tivesse contido na cozinha (tive orçamentos de 25% daquilo que paguei, nao era o mesmo numero de gavetas, nem luzes nos armários, nem mesmo tipo de material), WC (aqui também dava para se poupar algum), carpintarias (este foi o que me surpreendeu pela negativa) e domotica (antes nao tinha, se nao tivesse arranjado os € viveria bem sem ela), a minha construção no Algarve, teria saído 1 ou 2 dezenas mais baratas que isso com IVA

comecei em fevereiro do ano passado e terminei em fevereiro deste ano...
  15.  # 15

Sinceramente recomendo comprar. Sei que os preços estão proibitivos, mas rapidamente o que se pensa que se vai poupar por construir é diluído entre taxas e taxinhas. Nem todas as experiências são iguais, felizmente... Em termos de tempo, finalmente concluído o processo da E-REDES, vou iniciar a construção, mas posso dizer que após comprar o terreno foram 2 anos para projetos e 1 ano para encontrar o empreiteiro. Tudo é muito burocrático e moroso. Apenas recomendo que pense bem e pese todos os prós e contras. Eu também achava que o tinha feito. Desconheço o novo processo do Simplex. Pode ser que melhore. Boa sorte!

0.0245 seg. NEW