Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

Colocado por: NostradamusDesisto.

Percebo :)

Colocado por: Na_mouchVantagem do gesso cartonado é poder colar xps/eps/lá de rocha (30mm é suficiente) aos pilares/vigas pelo interior da casa de modo a compensar a falha térmica destes elementos.

Também tem a vantagem de ser uma obra mais limpa, mais flexível e mais fácil para outras especialidades.
  2.  # 22

Colocado por: pguilhermePercebo :)

Será que percebeu mesmo? Não, não me percebe que tenha percebido. Ainda diz que os outros estão errados, fazendo comparações rebuscadas para provar o seu ponto de vista errado.

Colocado por: pguilhermeSe fornecer a mesma quantidade de calor a 1 Kg de XPS e a 1 Kg de cobre, acha que vão ambos ficar à mesma temperatura

Começa logo aqui com uma comparação ridícula em comprar duas classes de materiais, um polímero com um metal. Um especifico para isolamento e baixo volume especifico, e outro conhecido por ser um excelente condutor de energia com grande volume especifico.

Só aqui uma pessoa perde logo vontade de continuar a discutir consigo, porque na base a conversa começou por comprar o material do tijolo/bloco com cimento usado para tapar os roços - ambos materiais da mesma classe - cerâmicos.

Mas eu faço-lhe o prazer: Você está a dizer então que se meter ambos os materiais dentro de um frigorifico programado a 4 ºC, eles vão ter temperaturas diferentes? Um fica a 4 e outro a -5?

Colocado por: pguilhermeParece-me que está a confundir inércia térmica com inércia cinética.

Não, não estou. Sei bem o que é a inércia térmica, e volto-lhe a dizer que para cálculos térmicos da inércia, apenas entra a massa/densidade/volume especifico do material. Você ateima por duas vezes e entra em filosofias das moléculas e sexo dos anjos. Fique com a bicicleta, já não sei o que lhe dizer.

E não, não existe tal coisa chamada "inércia cinética". Energia cinética, sim, mas não é uma inércia, e como o próprio nome diz, é uma energia, e a sua unidade SI é o Joule.

Percebe, porque é que não tenho vontade de discutir consigo? Mas eu continuo para não dizer que tenho mau humor.

Colocado por: pguilhermePrimeiro, esta caixa de ar não é estanque, logo, este ar é tão isolante quanto o ar que está dentro da própria divisão

Errado.

Uma caixa de ar não precisa de ser estanque para ter propriedades isolantes. Consoante o tipo de caixa de ar, não ventilada, fortemente ventilado, ventilado médio, a resistência do ar dessa caixa de ar, (vamos lhe chamar Ra) adopta valores diferentes.

Em Portugal não há, ainda, esta distinção do tipo de resistência do Ra em função da ventilação interior dos espaços opacos, mas noutros países onde se usa muito o pladur, e outra construção leve, entra nos cálculos.
    Um bocado como a resistência do ar em contacto com as paredes, Rsi e Rse.

Talvez um dia comecem a incluir estes valores, até porque casas em pladur é uma "moda" relativamente recente em Portugal.

Para terminar, dou-lhe mais um rebuçado que contradiz a sua tese da relação da densidade com o isolamento: o árgon, sendo mais denso que o ar, apresenta, como por magia, melhores propriedades de isolamento que o ar.

Mais uma vez não há relação uma directa entre densidade dos materiais e capacidade de isolamento.
    •  
      SEEING
    • 8 junho 2024 editado

# 23

Colocado por: NostradamusA inércia é uma propriedade que só depende da massa.

E do calor específico do material.
    Permite quantificar o que se chama o atraso térmico.

Colocado por: pguilhermeSe fornecer a mesma quantidade de calor a 1 Kg de XPS e a 1 Kg de cobre, acha que vão ambos ficar à mesma temperatura e que vão ambos transferir a mesma quantidade de calor para o ambiente?

Não vão transferir a energia da mesma forma (têm diferentes condutibilidades) mas não é isso que se trata a inércia térmica.

Se é certo que melhor condutibilidade normalmente está associada a maior densidade. Basta tomar como exemplo o EPS.
    Contudo não é a forma correta de olhar para este assunto. Tem por exemplo o aerogel, com densidades por vezes mais baixas e tem uma condutibilidade a rondar os 0,02.

Colocado por: pguilhermePrimeiro, esta caixa de ar não é estanque, logo, este ar é tão isolante quanto o ar que está dentro da própria divisão. Não é comparável à que está nos vidros.

Numa caixa de ar tem transferência de energia por radiação e convecção.
    A radiação funciona dependendo de ambas as superficies, indices de reflexão, limpeza, etc., etc.
    A convecção funciona com o movimento do ar.
    Se é certo que uma caixa de ar não é estanque mas não é ventilada à semelhança do que acontece com uma divisão.
  3.  # 24

Colocado por: Nostradamuscom uma comparação ridícula em comprar duas classes de materiais, um polímero com um metal

Porque não se podem comparar materiais distintos?
    É apenas um exemplo que lhe compete refutar (e que o consegue facilmente com outros exemplos, já agora).

É apenas uma "rule of thumb" e não uma lei universal. Há imensos casos onde materiais menos densos são melhores condutores térmicos, notavelmente em gases.

Tal como referi, a condutibilidade térmica é uma propriedade que depende de outros factores, tal como a estrutura molecular e estado físico (notavelmente os gases têm por norma um comportamento bem diferente).

Colocado por: NostradamusEnergia cinética, sim, mas não é uma inércia

O termo que procura é "momento linear".
    Percebe que a transferência de energia cinética tem condições/equações diferentes da transferência de energia calorífica? Ou acha que se regem ambos pelas mesmas regras?

Colocado por: NostradamusPercebe, porque é que não tenho vontade de discutir consigo?

Não percebo sequer porque está a discutir com pessoas. Eu estou a trocar ideias e debater pontos de vista e fico entusiasmado quando encontro outros pontos de vista, pois é uma oportunidade de aprender ou partilhar. Se não encontra satisfação nem gozo nisso, pq participa?

Colocado por: NostradamusMas eu faço-lhe o prazer: Você está a dizer então que se meter ambos os materiais dentro de um frigorifico programado a 4 ºC, eles vão ter temperaturas diferentes? Um fica a 4 e outro a -5?

No exemplo que descreve, o equilíbrio térmico serão os 4º programados no frigorífico, mas a energia necessária para colocar os materiais a essa temperatura serão diferentes. Não esqueça que o frigorífico tem um motor a operar continuamente... para comparar, é preciso fornecer a mesma quantidade de energia.

Colocado por: NostradamusSei bem o que é a inércia térmica, e volto-lhe a dizer que para cálculos térmicos da inércia, apenas entra a massa/densidade/volume especifico do material.

Então agora a densidade entra na equação?
    "Volume específico" é outra forma de representar a densidade. Será que queria dizer "calor específico", a tal propriedade, definida em Joule * Kg^-1 * K^-1, que não depende intrinsecamente da massa e que exprime a variação térmica de um material ao receber determinada quantidade de calor?

Colocado por: NostradamusUma caixa de ar não precisa de ser estanque para ter propriedades isolantes

Teoricamente, claro que não. Repare que eu comecei por dizer "apesar da caixa de ar" ;)
    No entanto, as capacidades de isolamento térmico destas "caixas de ar" são bastante inferiores a caixas estanques. Se têm alguma expressão na térmica de uma habitação, é o que seria interessante apurar.

Colocado por: NostradamusTalvez um dia comecem a incluir estes valores, até porque casas em pladur é uma "moda" relativamente recente em Portugal.

Apenas para refletir: não serão os conceitos passiv hause e similares uma "moda" recente também?
  4.  # 25

Colocado por: SEEINGNão vão transferir a energia da mesma forma (têm diferentes condutibilidades) mas não é isso que se trata a inércia térmica.

Condutibilidade é apenas uma das formas de transferência de calor. Neste caso de PRH, imagino que a emissividade seja até mais pertinente.
    O conjunto destas propriedades (capacidade térmica, condutibilidade, emissividade) é que definem a utilidade da inércia térmica. De pouco serve um material que tenha uma grande "inércia térmica" se não conseguir transmitir o calor de volta para o ambiente. Seria como carregar uma bateria e não ter forma como utilizar a energia armazenada de volta à forma como se pretende.

Colocado por: SEEINGTem por exemplo o aerogel, com densidades por vezes mais baixas e tem uma condutibilidade a rondar os 0,02.

O aerogel é um dos materiais mais leves e mais isolantes que conhecemos. É um bom exemplo do que estava a descrever.

Colocado por: SEEINGNuma caixa de ar tem transferência de energia por radiação e convecção.
    A radiação funciona dependendo de ambas as superficies, indices de reflexão, limpeza, etc., etc.

Isso!
    Como disse inicialmente, não sei qual o comportamento das placas de gesso quanto à capacidade térmica e emissividade, muito menos com acabamentos, mas isso seria muito interessante saber.
    Será que uma simples parede de gesso cartonado tem um impacto tão negativo na térmica? Para isso teria de ser um isolante formidável. Se assim for, não seria uma forma eficaz de isolamento (embora sem inércia)?

Assumindo que o isolamento termico principal está no ETICS, será razoável assumir que as placas de gesso e a tal "caixa de ar" chegam ao equilíbrio térmico com o interior da divisão, mesmo que demorem um pouco mais um par de horas?
  5.  # 26

Posso dar o exemplo do que tenho no apartamento em que vivo desde 2007.

O apartamento tem os interiores todos em montantes metálicos e placa dupla de pladur com lá de rocha no interior.

As casas de banho estão no interior da casa, pelo que a temperatura do ar é semelhante à dos restantes cómodos.

No inverno, quando ao passar do quarto para a casa de banho (pladur forrado a ajulejos) sinto um ambiente mais frio.

O pladur tem uma energia de radiação muito mais baixa que a cerâmica.
  6.  # 27

Com o dinheiro que poupa a não colocar o tal tijolo burro, coloca um eps de 8 ou 10cm!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: NGC

0.0121 seg. NEW