Colocado por: NGCEm conversa com amigos mencionei o facto de me fazer confusao partir isolamento (bloco/tijolo termico)para abrir roços de especialidades, ao qual me foi sugerido como alternativa passar para tijolo/bloco 25 ou menor e colocar tijolo burro de 11.
Colocado por: Tiagonvs29E fazer paredes em gesso cartonado? Assim evita os roços...
Colocado por: Na_mouchO problema da termica não são os blocos/tijolos, são os pilares.
Vai gastar mais dinheiro a fazer a solução do tijolo de burro e termicamente não ganha muito
Colocado por: NGC
nao sou grande fan pela perda da inercia
ok então entedo que tèrmicamente a perda de material na abertura de roços é despresavel
Colocado por: NGCEm conversa com amigos mencionei o facto de me fazer confusao partir isolamento (bloco/tijolo termico)para abrir roços de especialidades, ao qual me foi sugerido como alternativa passar para tijolo/bloco 25 ou menor e colocar tijolo burro de 11.
Colocado por: NGCnao sou grande fan pela perda da inercia
Colocado por: Nostradamusposteriormente é enchida com material ainda mais denso que o material de origem
Colocado por: NGCnao sou grande fan pela perda da inercia
Colocado por: pguilhermeA densidade não será muito importante, mas as propriedades termicas sim.
Colocado por: pguilhermeMesmo com caixar de ar
Colocado por: NostradamusNas paredes, a densidade (inércia) é mais importante que as propriedades térmicas propriamente ditas.
Colocado por: NostradamusQueremos ter boas propriedades térmicas no verdadeiro isolamento exterior completado com paredes com boa inércia térmica (não é por acaso que os blocos e tijolos térmicos são mais densos que os ditos normais).
Colocado por: NostradamusAs paredes exteriores não devem ter caixa de ar com o interior.
Colocado por: NostradamusNeste caso não se abriu roço nenhum, pode-se pensar que se salvou a "inércia" dos blocos.
Colocado por: NostradamusOu seja, se a ideia de um DO é de querer evitar os roços dos blocos e fazer uma caixa de ar de pladur para passar as tubagens e melhorar o desempenho térmico, acaba é por criar um pior desempenho térmico da casa, principalmente na estação de aquecimento.
Colocado por: powerPTMinha opinião: a discutirem roços que são "pintelh@s" e tanta coisa que depois é negligenciada e com implicações a sério no comportamento térmico do geral.
Colocado por: Dias12Acho que o mais importante sobre os roços é nunca os abrir em elementos estruturais.
Colocado por: pguilhermeHaverá algum ensaio que teste e quantifique a diminuição da inércia térmica com a aplicação de placas de gesso cartonado (sem lã de rocha atrás)?
Colocado por: NostradamusInércia térmica não tem nada haver com a "boa capacidade calorífica e condutibilidade térmica" ou "melhor condutor térmico (as partículas estão mais próximas)"
Colocado por: NostradamusA densidade dos materiais não tem relação directa com a conductividade térmica. Basta ver os metais: alumínio, cobre, aço, inox, tungesténio, etc.
Colocado por: NostradamusA inércia é uma propriedade que só depende da massa. O resto das propriedades físicas não entram na equação. Seja a inércia de um tijolo ou a inércia do "volante de inércia do motor" de um carro.
Colocado por: NostradamusSe for com caixa de ar é o factor "caixa de ar" tal como é usado nas janelas de vidro duplo e triplo. O ar tem propriedades isolantes