Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Tenho um esquema de casa na cabeça, é mais ou menos isto que apresento depois no piso 1 fica suite com closet 2 casas de banho e mais 2 quartos, uma pequena área sera mezanine.

    Bom mas como eu ainda não tenho terreno, a minha pergunta é qual a área minima/confortável que precisaria para construir uma brincadeira destas. a área de implantação seria + ou - 10 x 10.
      piso0.JPG
    • Jonh
    • 2 março 2010

     # 2

    Devia contar com uns 300m2...

    A sala é enorme, poderá ser dificil aquece-la....
  2.  # 3

    com paredes, poderá ficar á volta 9 x 5, ou 9 x 4,5 = 45 metros mais coisa menos coisa não me parece um exagero, só que a parte de cima ao pé da escada ficaria mezanine, ai se calhar traria esses problemas no aquecimento não é?
  3.  # 4

    Colocado por: hfviegasai se calhar traria esses problemas no aquecimento não é?
    Irá ter quase de certeza problemas no aquecimento dessa área.
    Um conselho: evite a mezzanine.
  4.  # 5

    300m2, já com garagem, arrumos e lavandaria...
    Agora se não tem terreno, também não tem áreas de implantação, afastamentos e outras condicionantes,... não veja logo a sua casa "quadrada" como está no seu esquema...
    Veja fundamentalmente o que quer no programa de sua casa (já disse que quer um T3 com escritório). Depois veja um terreno e a sua viabilidade de construção/económica. Depois fale com um arquitecto para lhe fazer um projecto!

    Cumpts!
  5.  # 6

    O mezanine seria pequeno para ai 3 x 4,5 mas não estou a ver esticamente outra solução
  6.  # 7

    Colocado por: bhp300m2, já com garagem, arrumos e lavandaria...
    Agora se não tem terreno, também não tem áreas de implantação, afastamentos e outras condicionantes,... não veja logo a sua casa "quadrada" como está no seu esquema...
    Veja fundamentalmente o que quer no programa de sua casa (já disse que quer um T3 com escritório). Depois veja um terreno e a sua viabilidade de construção/económica. Depois fale com um arquitecto para lhe fazer um projecto!

    Cumpts!


    A casa não tem de ser quadrada é verdade, mas com as condicionantes de tamanho do terreno vs dinheiro nunca consiguirei um terreno por exemplo de 400m2 na zona onde eu quero o terreno terá de ser mesmo à volta dos 300 a 340 não dá para mais.

    Já estou a ter em conta os afastamentos, 3 metros para cada lado e pra um terreno de 300m teria uma área de implantação à volta dos 30% logo 90m2, um terreno maiorzinho ficaria com os tais 100m2 = 10 x 10, para mim o essencial seria mesmo uma sala suficientemente grande 9 x 4,5 com ocupação de um pedaço pela escada.
    Depois temos o escritório/quarto (lei das acessibilidades) que na realidade será dispensa, arrumos, e espaço para passar a ferro etc, mais cozinha e casa de banho.

    Agora imaginando que tenho 100 m de implantação, se não fizer um "quadrado" não vejo uma forma de conseguir áreas decentes com linha rectas, não quero salas em L nem nada disso. Mas se calhar com rectangulos tambem se vai lá eu é que não estou a ver.

    Acho que neste quadrado consegui optimizar o espaço ao máximo, cozinha com 16m, sala 45m escritorio 14m casa de banho 6 m penso que ficou tudo com áreas bastante generosas apesar da pouca área de implantação.
  7.  # 8

    Acho que neste quadrado consegui optimizar o espaço ao máximo, cozinha com 16m, sala 45m escritorio 14m casa de banho 6 m penso que ficou tudo com áreas bastante generosas apesar da pouca área de implantação.


    Realmente você consegue, o arquitecto consegue ainda "outras" coisas...
    Quanto aos afastamentos, lembre-se que os 3 metros são distâncias mínimas para os vãos de janela para os muros limite do terreno... (Para os vãos!) não se aplicam para as empenas! (Isto se os requisitos legais do RGEU (Regulamento geral das edificações urbanas) forem os válidos, pois à PDM's que não falam da distância entre fachadas/muros para as moradias unifamiliares)
    Cumpts!
  8.  # 9

    sim, acredito perfeitamente nisso, vi hoje num site terreno que me agradou bastante tem 380 e é um rectângulo bastante "equilibrado" deve ser + ou - 17 x 22 chega e sobra para o que eu quero o que me lecou a fazer outra pergunta parece que este terreno já tem projecto de arquitectura, e diz pronto a construir, mas se a área de implantação for muito grande não estou interessado, posso sempre fazer outro projecto não é?
  9.  # 10

    Colocado por: hfviegasposso sempre fazer outro projecto não é?


    Pode, claro.
 
0.0130 seg. NEW