Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde a todos! Desde já, agradeço a ajuda que me possam dar e informo que sou leiga nesta matéria...

O meu vizinho de cima teve uma inundação, que me afetou os tectos dos meus wcs. Entrou em contacto com a seguradora dele, que enviou um perito e posteriormente, me solicitou um orçamento de reparação. Quem me fez o orçamento foi precisamente o senhor que está a tratar da remodelação do apartamento do vizinho. Passado algum tempo, recebi da parte da seguradora o valor do orçamento, sem IVA obviamente. Tudo certo.

Hoje, recebi uma mensagem do senhor que me fez o orçamento, a dizer que "apareceu-lhe" na contabilidade dele os valores que recebi do seguro... Não sei como isto é possível, primeiro ponto, mas ok. Depois, disse que temos duas hipóteses, ou eu lhe pago o valor do orçamento ou o senhor comunica à seguradora que não fez trabalho nenhum e depois eu entendo-me com a seguradora... Ora bem, eu não me importo de pagar o valor que o senhor estipulou, mas obviamente que nunca tinha sido informada que o orçamento em causa tinha um custo, nem sabia que era prática comum. Segundo, o que tem a seguradora a ver com o que eu faço com o valor? No meu caso, decidi ser eu a fazer as reparações necessárias, mas o orçamento que enviei para a seguradora não é nenhum contrato que me liga obrigatoriamente ao senhor que me fez o orçamento... Não posso optar por outro profissional? Ou fazer eu as obras? O IVA não foi pago, claro, porque aí teria mesmo de ter fatura de uma empresa.

Mais uma vez, a questão nem é o valor, não é nada de especial, mas o senhor foi tão rude que me questionei se estaria a fazer algo "ilegal"... Enfim. Opiniões? Muito obrigada!
  2.  # 2

A meu ver … a seguradora meteu os pés pelas mãos e nunca deveria ter vinculado o empreiteiro.
    Por norma pagam ao cliente e este pagará a quem lhe fará o serviço.