Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde a todos! Desde já, agradeço a ajuda que me possam dar e informo que sou leiga nesta matéria...

O meu vizinho de cima teve uma inundação, que me afetou os tectos dos meus wcs. Entrou em contacto com a seguradora dele, que enviou um perito e posteriormente, me solicitou um orçamento de reparação. Quem me fez o orçamento foi precisamente o senhor que está a tratar da remodelação do apartamento do vizinho. Passado algum tempo, recebi da parte da seguradora o valor do orçamento, sem IVA obviamente. Tudo certo.

Hoje, recebi uma mensagem do senhor que me fez o orçamento, a dizer que "apareceu-lhe" na contabilidade dele os valores que recebi do seguro... Não sei como isto é possível, primeiro ponto, mas ok. Depois, disse que temos duas hipóteses, ou eu lhe pago o valor do orçamento ou o senhor comunica à seguradora que não fez trabalho nenhum e depois eu entendo-me com a seguradora... Ora bem, eu não me importo de pagar o valor que o senhor estipulou, mas obviamente que nunca tinha sido informada que o orçamento em causa tinha um custo, nem sabia que era prática comum. Segundo, o que tem a seguradora a ver com o que eu faço com o valor? No meu caso, decidi ser eu a fazer as reparações necessárias, mas o orçamento que enviei para a seguradora não é nenhum contrato que me liga obrigatoriamente ao senhor que me fez o orçamento... Não posso optar por outro profissional? Ou fazer eu as obras? O IVA não foi pago, claro, porque aí teria mesmo de ter fatura de uma empresa.

Mais uma vez, a questão nem é o valor, não é nada de especial, mas o senhor foi tão rude que me questionei se estaria a fazer algo "ilegal"... Enfim. Opiniões? Muito obrigada!
  2.  # 2

A meu ver … a seguradora meteu os pés pelas mãos e nunca deveria ter vinculado o empreiteiro.
    Por norma pagam ao cliente e este pagará a quem lhe fará o serviço.

Das duas uma, ou entra num acordo com o senhor , ou tem de informar a seguradora que o trabalho ainda não foi realizado, afim de emitirem nota de crédito que nem sequer deveria ter sido emitida.

Não percebo é o porque de a criatura ter sido rude … para algo tão banal .
  3.  # 3

Mas a seguradora não pagou ao empreiteiro nada. Pagou-me a mim. O empreiteiro é que está aparentemente chateado porque eu não avancei com os serviços dele e agora diz que vai fazer queixa à seguradora... Do quê? Não sei.
    A sério... É de doidos. lol
  4.  # 4

Colocado por: Question_Mas a seguradora não pagou ao empreiteiro nada. Pagou-me a mim. O empreiteiro é que está aparentemente chateado porque eu não avancei com os serviços dele e agora diz que vai fazer queixa à seguradora... Do quê? Não sei.
    A sério... É de doidos. lol

Ahhh , não tinha entendido essa parte .
    Sim … a criatura passou-se , quanto muito poderia cobrar-lhe o orçamento .

Fuja dessa gente, se a seguradora questionar o porque de não ter avançado com o “empreiteiro “, o que duvido que o faça., simplesmente diga que ele se revelou conflituoso e que teve de optar por outra pessoa.
    Concordam com este comentário: Question_
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Question_
  5.  # 5

Não se preocupe, eles pagaram e o dinheiro é seu. Faça ou não as obras.. se tiver uma nova situação no mesmo sítio e não tiver feito as obras, não cobrem nada da próxima
  6.  # 6

Colocado por: RicardoPortoNão se preocupe, eles pagaram e o dinheiro é seu. Faça ou não as obras.. se tiver uma nova situação no mesmo sítio e não tiver feito as obras, não cobrem nada da próxima

Sim .. atenção que a situação tem de ser resolvida de qualquer forma. Eu por exemplo quando faço uma reparação que tenha envolvimento da seguradora, tiro fotos após a reparação e envio para a seguradora, para poder ter provas que a reparei, para não ter problemas de futuro com pré-existências.
    Não escolha o homem, mas é para reparar.
  7.  # 7

Não é obrigada sequer a fazer as obras, quanto mais vinculo a alguém que lhe fez orçamento.
    Se fizer as obras e pedir fatura ainda pode pedir o iva à seguradora.

0.0129 seg. NEW