Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde,

Tenho uma moradia situada na margem direita do rio Douro. A fachada que se encontra virada a Sul tem-me dado problemas de infiltrações de água. É uma fachada revestida a material cerâmico, julgo chamar-se "Litocer", e na altura da construção (2002) não foi efectuada a impermeabilização de juntas. Dado se tratar de uma fachada constantemente agredida pelas intempéries gostava de resolver o problema das infiltrações o mais eficaz e permanente possível. Já pensei em revestir em chapa, mas é uma solução bastante dispendiosa.

Gostava de saber se alguém conhece uma solução eficaz e válida para a impermeabilização. A nível térmico não há problema pois é parede dupla com caixa de ar, revestida a "wallmate".

Obrigada desde já
      HPIM0759.JPG
  2.  # 2

Tem a certeza que as humidades são provenientes das juntas do material de revestimento?
    Se for, pode optar por impermeabilizar toda a fachada com um impregnate hidrófugo incolor tipo DIP imper
    http://cinweb.cin.pt/CIN/Qualidade/GestTecDec.nsf/0/f1add16b95062c178025721a005b59c2/$FILE/17-530(p).pdf
    Estas pessoas agradeceram este comentário: angela234
  3.  # 3

tem ai um excelente embasamento(piso 0), pergunto como o Pedro Barradas, é que as infiltrações podem ser os vão, da zona de janelas.
    em todo o caso pode optar por um hidrofugo como diz o Pedro ou então se quiser ainda proteger mais, pintar o material cerâmico com tinta membrana, não ficaria nada mal também.
  4.  # 4

Desde já agradeço as prontas respostas de Pedro Barradas e Fernando Gabriel.
    Confesso que não tenho plena certeza se será ou não das juntas do material cerâmico. O que acontece é que tenho as paredes do lado interior completamente manchadas de humidade e com fungos. Como tenho que fazer obras para resolver o problema já estou a considerar todas as hipóteses.
    No entanto há aqui mais informação que vai surgindo. Consultei a informação relativa ao DIP imper e refere que é um "Hidrofugante aquoso, para materiais porosos e não fissurados em fachadas e pavimentos". Anula desde já a hipótese de solução visto que existem fissuras no material cerâmico (se calhar é por aqui que entra a humidade.LOL)

Com certeza tenho que proceder previamente à reparação das fissuras (talvez com um tipo de silicone de reparação) e posteriormente aplicar o hidrofugante. As minhas maiores incertezas relacionam-se com a marca dos materiais a aplicar. Há tanta coisa no mercado que não sei para que lado me virar. Com o meu pedido de ajuda pretendo a opinião de alguem que tenha já experimentado ou tenha conhecimento de algo eficaz, pois não estou com grande vontade de estar constantemente a fazer obras (nem tenho grande orçamento).

Mais uma vez muito obrigada pela dica. Assim posso avançar mais tranquila.
  5.  # 5

mas tem muitas fissuras no cerâmico? e as paredes é pontual ou é geral/homogéneo as infiltrações?
  6.  # 6

Colocado por: angela234Com certeza tenho que proceder previamente à reparação das fissuras (talvez com um tipo de silicone de reparação) e posteriormente aplicar o hidrofugante. .
    Exactamente.

Olhe que bastam umas finíssimas estaladelas para encaminhar água da chuva para o interior.

As humidades / fungos nessa fachada Sul (!) aparecem exactamente onde? De alto a baixo e da esquerda à direita?
  7.  # 7

Boas

As humidades / fungos nessa fachada Sul (!)

Luís, explique lá como sabe que é a fachada Sul? Também tenho curiosidade em conhecer a melhor solução.

cumps
    José Cardoso
  8.  # 8

Colocado por: j cardosoBoas

As humidades / fungos nessa fachada Sul (!)

Luís, explique lá como sabe que é a fachada Sul? Também tenho curiosidade em conhecer a melhor solução.

cumps
    José Cardoso

Ele é um leitor atento ;-)
  9.  # 9

Boas

Ele é um leitor atento ;-)

Já há muito tempo que eu não ficava corado, mas o erro é compreensível: tenho metade dos neurónios de férias e suspeito que o outro está a trabalhar a meio tempo :-)

cumps
    José Cardoso
  10.  # 10

Boas e obrigada a todos,

Ora bem, temo que a algumas das fissuras poderei mesmo chamar rachadelas (agora que olhei com mais atenção). As paredes mais afectadas no interior são as que correspondem ás duas fachadas visíveis na foto. Nesse canto a humidade está em toda a parede, desde o chão até ao tecto e prolonga-se mais rente ao chão até ás duas janelas (tanto a de uma fachada como da outra). Já começo a pensar que a humidade também poderá estar a entrar pela cobertura (embora esta seja em chapa e foi executada por uma empresa que faz muitas obras em chapa). Além destas paredes quando chove muito pinga água no tecto da cozinha, que se encontra precisamente no mesmo canto mas no piso de baixo. Outro dos sítios que poderá entrar é também pela pala visível na foto (embora esta já tenha sido rectificada e impermeabilizada).
    Enfim, o problema é tal que eu já acredito que a água entra por todo o lado. E sinceramente nem sei por onde começar.
  11.  # 11

Colocado por: angela234As paredes mais afectadas no interior são as que correspondem ás duas fachadas visíveis na foto. Nesse canto a humidade está em toda a parede, desde o chão até ao tecto e prolonga-se mais rente ao chão até ás duas janelas (tanto a de uma fachada como da outra). .

Cá para mim a água está a entrar para o interior (caixa de ar) da parede dupla e por isso é que você vê a humidade ir acumulando na parte inferior da parede (ao nível do rodapé).
    Como aposto que a caixa de ar não tem uma caleira impermeabilizada, a água acaba por aparecer no andar de baixo.

Mas isto é apenas uma suposição...

Solução?
    1. Inspeccionar a caixa de ar (obriga a abrir buracos por dentro de casa, ao nível dos rodapés), que pode estar cheia de água...
    Nesse caso, passar ao ponto 2. Se não, ir directamente para o ponto 3.
    2. Criar uma caleira com inclinações, impermeabilizada, e com dreno para o exterior.
    3. Vedar as «rachadelas».

PS (editado): ainda pensei que o facto de ter humidade no canto (pilar) fosse devido a uma ponte térmica. Mas o facto de ser na fachada sul, e esse «prolongamento» rente ao chão...
  12.  # 12

Boas

Luís, qual seria a solução (produto) indicado para o problema das fissuras na plaqueta? (tenho um problema parecido para resolver)

cumps
    José Cardoso
  13.  # 13

Colocado por: j cardosoLuís, qual seria a solução (produto) indicado para o problema das fissuras na plaqueta? (tenho um problema parecido para resolver)

Não memorizo os produtos todos (e tenho os catálogos no escritório). Sorry.
    Quando é assim, eu peço aos técnicos das empresas do costume ( Sika, Würth, Weber... ) para me darem sugestões (e valores).
    E depois peço que dêem assistência à obra. :-)
    Quando assim é, corre sempre bem.
  14.  # 14

Boas

Obrigado pela resposta, Luís. O (meu) problema é que acho os conselhos dos técnicos das empresas algo ... optimistas. Gostava de conhecer resultados de casos reais, a opinião de alguém que já tenha passado por isso.

cumps
    José Cardoso
  15.  # 15

Ângela, já se decidiu por alguma solução? Tenho um problema semelhante que não sei como resolver.
    Já pedi orçamentos a duas empresas que me apresentaram duas soluções diferentes:
    1-Tapar as fissuras e abrir rasgos de ventilação na caixa de ar da parede dupla. Aplicar um hidrofugante em toda a fachada de seguida.
    2- Revestir toda a casa em capotto. Disse-me que a solução 1 nunca iria resolver os problemas...
    O orçamento para a solução 2 é cerca de metade da solução 1!
    Agradeço a resposta.
  16.  # 16

o sr filipe e de onde ?
  17.  # 17

Sr. Rodolfo, sou dos arredores do Porto.
  18.  # 18

Boa noite
    Eu nesses casos aonde há fissuras primeiro faço um barramento geral nas juntas com RHP ,( porque se houver fissuras não a liquido que vá resolver o problema por muitos anos, é a minha opinião ) e depois aplico um hidrofugo.
    Embora pelo que vejo na foto aquele género de pala para fora por cima das janelas se não tiver ali uma coisa bem feita, pode ser a causa dos problemas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Filipe Barbosa
  19.  # 19

O que é o RHP? Já agora, sendo a parede dupla e não tendo sistema de drenagem da caixa de ar, como proceder?
  20.  # 20

Boa tarde a todos,

Agradeço imenso a dicas que continuo a receber relativamente ao problema que coloquei. Dado a quantidade de água que entrou na minha casa durante o inverno passado decidi tratar as hipoteses por fases. Em relação à pala que existe por cima das janelas do R/Chão, essa já foi devidamente tratada e acredito que não será por aí. Chamei um técnico de uma empresa que faz telhados em zinco para pedir orçamento para revestir a fachada pois só assim teria a certeza de que não iria ter mais problemas. A opinião desse senhor é que dada a quantidade de manchas de humidade existentes seria impossível que a água entrasse por fissuras ou rachadelas. Apontou o problema para a cobertura que apesar de ser em chapa poderia estar mal executada tendo em conta o caímento do telhado na zona em questão. Procedemos a uma pequena alteração que consideramos poder ser a causa de acomulação de água e que posteriormente entraria pela lage da cobertura, entrando na caixa de ar e saindo no piso de baixo. Para já (e dado que já choveu bastante este ano) parece estar a resultar. No entanto ainda estamos a aguardar mais água para confirmar se realmente o problema seria dali. Isto só para dizer que muitas vezes, e principalmente no que diz respeito a água, o problema nem sempre está no mais lógico e visivel (a minha cobertura foi feita por uma empresa profissional). Não posso ajudar quem necessita de soluções para fissuras porque ainda não tratei as da minha casa. No entanto, se tiver que proceder a essa operação terei o mair prazer em partilhar as soluções e experiências que tiver.

0.0227 seg. NEW