Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite antes de mais. Gostaria de me apresentar aqui no fórum, já tinha visto aqui alguns post mas nunca iniciado um tópico e é de louvar o espírito de entreajuda de alguns utilizadores.

    Em relação ao projeto seria para construir na zona de arredores de Santarém e o mesmo foi idealizado há uns anos mas estou a considerar de avançar para licenciamento e gostaria de saber se seria possível optimizar esta planta de modo a ser compatível com o orçamento de construção que tenho neste momento que são apenas 140k, excluíndo arranjos exteriores, licenças e afins.

    Em relação á área idealizada neste momento para a casa seriam 130m2 brutos e abdicar da garagem também.

    Agradeço desde já as vossas opiniões e um bem haja para todos.
      IMG-20240608-003105.png
    • MDM
    • 8 junho 2024

     # 2

    De que lado é o norte?

    Acho que valia a pena tentar organizar a casa de modo à entrada principal não ser pela cozinha. Tem alguma área desperdiçada nessa distribuição e na IS2 que merecia outra organização.

    A opção pelos roupeiros junto à janela não beneficia a entrada de luz na divisão.

    Felicidades para o projeto.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: escalabitano88
  2.  # 3

    a IS 2, deveria ter outra organização. eventualmente subdividir em duas. Uma de serviço (sanita + lavatório), a outra,completa para servir os quartos.

    Aquele pátio/ distribuição na zona intima parece-me sobre dimensionado.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: escalabitano88
  3.  # 4

    Agradeço desde já pelas sugestões pessoal.

    O norte da casa fica do lado direito do projeto, cozinha e os dois quartos ficam desse lado.

    Em relação á is2 é da suite, realmente tem pouco espaço e por isso também foi idealizado de levar uma porta encastrada n parede.

    Mas em relação á garagem como vou abdicar dela ganho espaço secalhar para alguns pormenores como esse da is2.


    Colocado por: MDMDe que lado é o norte?

    Acho que valia a pena tentar organizar a casa de modo à entrada principal não ser pela cozinha. Tem alguma área desperdiçada nessa distribuição e na IS2 que merecia outra organização.

    A opção pelos roupeiros junto à janela não beneficia a entrada de luz na divisão.

    Felicidades para o projeto.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:escalabitano88
  4.  # 5

    Então para fazer essa alteração ía ficar com três ou estamos a falar de redimensionar a área da is 01 e da is 02?

    Em relação aos corredores de distribuição também acho que se poderia economizar alguma área visto que a área máxima de 130m2 não ajuda.

    A estrutura acham que é muito recortada? Já ouvi alguém dizer aqui no fórum que quantos mais recortes mais encarece o valor.

    Atendendo ao fato que pretendo construir num terreno plano embora não saiba qual o conteúdo geológico no solo, acham que é fazível a construção desta casa nestes valores?

    Agradeço mais uma vez



    Colocado por: Pedro Barradasa IS 2, deveria ter outra organização. eventualmente subdividir em duas. Uma de serviço (sanita + lavatório), a outra,completa para servir os quartos.

    Aquele pátio/ distribuição na zona intima parece-me sobre dimensionado.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:escalabitano88
  5.  # 6

    Os quartos a Norte!?. Reveja todo o projecto.
    Concordam com este comentário: Pereira_89, MDM
    Estas pessoas agradeceram este comentário: escalabitano88
  6.  # 7

    Existe outra hipótese? Talvez colocar as is do lado norte e passar os quartos para o lado sul?

    E no caso da estrutura da casa? Reduzir os recortes ao mínimo? Em relação á cobertura plana quais são os cuidados a ter com o isolamento?


    Colocado por: Pedro BarradasOs quartos a Norte!?. Reveja todo o projecto.
    Concordam com este comentário:Pereira_89
  7.  # 8

    Concordo com a parte dos roupeiros, também prefiro a parede da fachada desimpedida nos quartos.
    Em relação á entrada para a casa tem uma pela sala e outra pela cozinha mas acha que devia haver apenas uma entrada?


    Colocado por: MDMDe que lado é o norte?

    Acho que valia a pena tentar organizar a casa de modo à entrada principal não ser pela cozinha. Tem alguma área desperdiçada nessa distribuição e na IS2 que merecia outra organização.

    A opção pelos roupeiros junto à janela não beneficia a entrada de luz na divisão.

    Felicidades para o projeto.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:escalabitano88
    Estas pessoas agradeceram este comentário: DR1982
    • MDM
    • 8 junho 2024

     # 9

    Devia ter um hall de entrada. Inverter as ISs pelos quartos parece-me o mais lógico.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: escalabitano88
  8.  # 10

    Também concordo no hall de entrada mas tinha pensado naquelas divisões em ripas de madeira para não ser não intrusivo no Open space da sala/cozinha.

    Em relação a inverter as Is pelos quartos só vejo um problema na disposição que tem atualmente, é o acesso depois para a distribuição que serve os quartos. Talvez o ideal seria optar por uma configuração da casa em retângulo em vez de ser em L como está atualmente..

    Em relação á laje é sempre obrigatório a colocação de sapatas com cofragem e isolamento devido? Falando de custos não podemos descurar nesta parte certo?


    Colocado por: MDMDevia ter um hall de entrada. Inverter as ISs pelos quartos parece-me o mais lógico.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:escalabitano88
  9.  # 11

    Outra dúvida que tenho é em relação ao novo simplex urbanístico. Será que ficou mais fácil para obter o alvará de construção ou pelo contrário veio dificultar ainda mais a vida dos DO? Aquele prazo de 120 dias para eles se pronunciarem nunca vai ser respeitado certo?
  10.  # 12

    quanto ao resto poderia haver afinações mas para já aconselho a que se pondere essa estrutura, são €desperdiçados em tantos pilares e sem uma logica credivel de alinhamentos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: escalabitano88
  11.  # 13

    Também concordo com o fato de haver pilares a mais mas como é que se poderia minimizar esse problema? Diminuir o número de recortes na estrutura? Optar por uma estrutura em retângulo simples ou manter o formato em L?


    Colocado por: marco1quanto ao resto poderia haver afinações mas para já aconselho a que se pondere essa estrutura, são €desperdiçados em tantos pilares e sem uma logica credivel de alinhamentos
    Estas pessoas agradeceram este comentário:escalabitano88
  12.  # 14

    não

    quem meter os pilares apenas tem que saber um minimo de estruturas não é essa "plantação" de pilares.
    quando entregar isso ao engenheiro de estrutura entregue sem os pilares e vai então perceber.
 
0.0159 seg. NEW