Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde a todos

Comprei uma Placa de Indução da Teka e estou a ter dificuldades em instalar. Como não quero queimar a placa 🙂 agradecia a ajuda.
    A placa veio com 5 cabos, sendo que dois deles vêm juntos. Na parede tem apenas tem 3 cabos. Como ligar isto de forma correta e sem incidentes?

Obrigado
      IMG_20240609_192839.jpg
  2.  # 2

A própria placa deve trazer um diagrama com instruções. Coloque uma foto aqui, sff.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Juliopintoab
  3.  # 3

- verde com verde
    - azul+cinzento com azul
    - preto+castanho com preto
  4.  # 4

Boa noite,

Pelo que parece os cabos da placa estão etiquetados.
    A etiqueta que está visível corresponde ao neutro, que neste caso é o azul e o cinza. Deve portanto ligar estes dois que já estão juntos, no ligador do condutor azul que está na caixa.

O castanho e o preto são provavelmente as fases. Neste caso deve ligar os dois juntos ao ligador do preto na caixa da parede.

Verde/Amarelo é a terra e óbviamente deve ligá-lo no ligador correspondente na caixa.

Agora vamos ver algumas precauções a ter:

-Consulte ou publique aqui o esquema de ligação para que se possa confirmar se as ligações são como descrevi acima. A minha descrição pode estar errada devido ao facto de a imagem não ser totalmente esclarecedora.

-Deve consultar as especificações da placa e confirmar qual a potência máxima de consumo. Os condutores que estão na caixa devem ser dimensionados para esse consumo.

-Deve verificar se o disjuntor que protege o circuito da placa está também corretamente dimensionado.

-Assegure-se de que a instalação elétrica está protegida com diferenciais adequados.

-Se tem instalação trifásica no quadro e espaço no tubo, considere passar mais um condutor e ligar a placa a duas fases distintas para manter as fases equilibradas. Se é instalação monofásica, ignore este parágrafo.

-Se não está credenciado para executar trabalhos em instalações elétricas e não se sente à vontade, chame alguém credenciado para o ajudar. Não será por aí que “ o gato vai às filhoses”.

-Se decidir executar você a instalação da placa, siga todas as instruções do manual de instalação e tome todas as precauções necessárias para garantir a sua segurança, nomeadamente desligar o interruptor geral no quadro elétrico e certificar-se de que ninguém o ligue inadvertidamente durante os trabalhos a realizar.

-
  5.  # 5

Antes de mais, obrigado a todos por disponibilizarem um pouco do vosso tempo.
    A casa foi adquirida recentemente(remodelada) e a instalação elétrica é nova.
    A cozinha está preparada para ser instalada uma placa de de indução.
    Quando comprei a placa pensei que fosse como ligar um aparelho elétrico comum(tomada).
    Deixo uma imagem do manual de instruções com as informações solicitadas.

Obrigado mais uma vez.
      Screenshot_2024-06-09-21-16-08-184_com.google.android.apps.docs.jpg
  6.  # 6

Tem de trocar esses ligadores de 2 por uns de 3
    Concordam com este comentário: Camões, callinas
  7.  # 7

Bom dia,
    Confirma-se a forma de ligação referida pelo Dias12 e por mim mais acima.

Se achar conveniente, releia os comentários anteriores e lá encontrará toda a informação que necessita para instalar corretamente a placa.

Boa semana para todos.
  8.  # 8

Obrigado por toda a ajuda.
    Tentei instalar e reparei que os cabos que vão juntos não cabem na união cor de laranja.
    Existem estas peças em tamanho maior?

Obrigado
      IMG_20240610_121440.jpg
  9.  # 9

10.  # 10

Colocado por: Juliopintoabreparei que os cabos que vão juntos não cabem na união cor de laranja.

Substitua os outros que tem instalados (nem sei que marca é) compre da WAGO. Ou seja, compre 3 peças daquelas.
    Concordam com este comentário: SS1128
    • Dias12
    • 10 junho 2024 editado

# 11

Colocado por: Pedro BarradasTem de comprar WAGOS para 2.5/4mm, compre de 3 "entradas"

veja aqui:
    https://mauser.pt/catalog/product_info.php?products_id=302-2132&utm_source=google&utm_medium=cpc&utm_campaign=shopping_catalog_pt_011&utm_content=feed&gad_source=1&gclid=CjwKCAjwyJqzBhBaEiwAWDRJVE8iSk4UvdF3rxNNZ56BufbuJHETqDskYHLj8jiiEo9uBlAMUGzEOBoCZrYQAvD_BwE
    Concordam com este comentário:Camões

Olha que no meu caso não enteavam à mesma nesses ligadores - não gostava de não ficar muito fixo.
    Tive de cortar a uniao da placa, descarnar os fios e ligar num wago de 5 porque também liguei o exaustor ao circuito da placa.
  11.  # 12

Olá a todos novamente

Depois de muito procurar reparei que as peças da WAGOS são todas iguais (grossura para entrada dos cabos que estão unidos).
    Das varias drogarias e casas de venda de material elétrico que fui todas elas têm opções com duas, três e cinco entradas, no entanto nao têm a grossura suficiente para caber os dois cabos que estão na imagem. Ou seja, são iguais aos ligadores da WAGOS que tenho(2 entradas).
    Existe uma opção mais em conta que não obrigue a separar os dois cabos que estão juntos e ter de comprar uma máquina que coloque a parte metálica na ponta do cabo? Sei que terei de adquirir ligadores de 3 entradas.
    Aqui a zona é pobre em eletricistas disponíveis para este tipo de trabalho 🙂
  12.  # 13

Não precisas de colocar a ponteira metálica no fim do fio.
    Separa os dois, desfia 11 mm de fio e usa o ligador de wago que ele prende à mesma o fio descarnado. Foi o que eu fiz na minha placa.
    Concordam com este comentário: Juliopintoab
  13.  # 14

Obrigado @Dias12. Estava mesmo agora para te questionar. Pensei que estes ligadores da WAGOS só prendessem de forma segura fios com essas pontas metálicas. Se tiveste uma boa experiência com essa alternativa irei fazer dessa forma.

Obrigado
  14.  # 15

Eu também pensava assim.
    Mas quem me ajudou na instalação (colega eng. Electrotécnico) disse que os ligadores apertam bem fios desfiados e depois de fazer as ligações a puxar por eles ficavam bem fixos.
    Concordam com este comentário: Juliopintoab
  15.  # 16

Uma vez que as placas de indução têm potência muito elevadas, não é melhor usar ligadores cerâmicos?
    • HFSF
    • 13 junho 2024

# 17

A minha está com wago. T
    inha uns ceramicos mas os que tenho da wago estão certificados para 32A.
  16.  # 18

Mas existe algum problema em fazer a ligação normal com uma tomada?
    Colocar uma tomada finalizada na parede e na ponta do fio da placa a respetiva tomada? Porquê usar ligadores?
  17.  # 19

Colocado por: carlota74Mas existe algum problema em fazer a ligação normal com uma tomada?
    Colocar uma tomada finalizada na parede e na ponta do fio da placa a respetiva tomada? Porquê usar ligadores?

@Carlota,
    Penso que se o fabricante fornece a placa sem a respetiva ficha schuko, deve ser porque a placa tem um consumo superior ao máximo admissível para a ficha.

Por isso é que é necessário fazer a ligação dentro da caixa com ligadores certificados para maior amperagem.

@ Juliopintoab,
    Atrevo-me a opinar mais uma vez no seu tópico.
    Na caixa tem 3 condutores de 2,5mm2, certo?

O cabo da placa parece ser composto por 5 condutores de 2,5mm2. Ora, eu acho que o mais aconselhável seria rever a questão do dimensionamento dos condutores e respetiva proteção no quadro elétrico.

Dependendo obviamente do consumo da placa, parece-me pouco recomendável ligar as duas fases da placa apenas num condutor de 2,5mm.

Se a placa foi fornecida sem a ficha, depreendo que o consumo máximo da placa seja superior aos 3,68 KW de uma tomada schuko comum.

Nesse caso os condutores e a proteção no quadro deveriam ser também ajustados ao consumo da placa para evitar sobrecargas no circuito caso a placa atinja o pico no consumo.

Se tem quadro trifásico, talvez fosse boa ideia alimentar a placa com duas fases para manter o equilíbrio na instalação.

Se não encontra ligadores apropriados na sua região, encomende online. Muitas lojas online tem ligadores desses em stock. Aqui um exemplo:

https://www.dional.pt/barras-de-jun%C3%A7%C3%A3o/2582-ligador-r%C3%A1pido-wago-para-5-cabos-de-02-a-4mm-450v-32a.html

Boa noite.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: carlota74, Juliopintoab
  18.  # 20

Colocado por: Camões

@Carlota,
    Penso que se o fabricante fornece a placa sem a respetiva ficha schuko, deve ser porque a placa tem um consumo superior ao máximo admissível para a ficha.

Por isso é que é necessário fazer a ligação dentro da caixa com ligadores certificados para maior amperagem.

@ Juliopintoab,
    Atrevo-me a opinar mais uma vez no seu tópico.
    Na caixa tem 3 condutores de 2,5mm2, certo?

O cabo da placa parece ser composto por 5 condutores de 2,5mm2. Ora, eu acho que o mais aconselhável seria rever a questão do dimensionamento dos condutores e respetiva proteção no quadro elétrico.

Dependendo obviamente do consumo da placa, parece-me pouco recomendável ligar as duas fases da placa apenas num condutor de 2,5mm.

Se a placa foi fornecida sem a ficha, depreendo que o consumo máximo da placa seja superior aos 3,68 KW de uma tomada schuko comum.

Nesse caso os condutores e a proteção no quadro deveriam ser também ajustados ao consumo da placa para evitar sobrecargas no circuito caso a placa atinja o pico no consumo.

Se tem quadro trifásico, talvez fosse boa ideia alimentar a placa com duas fases para manter o equilíbrio na instalação.

Se não encontra ligadores apropriados na sua região, encomende online. Muitas lojas online tem ligadores desses em stock. Aqui um exemplo:

https://www.dional.pt/barras-de-jun%C3%A7%C3%A3o/2582-ligador-r%C3%A1pido-wago-para-5-cabos-de-02-a-4mm-450v-32a.html

Boa noite.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:carlota74

Boa noite Camões

A casa foi remodelada( instalação elétrica idem) e a cozinha foi preparada para levar uma placa de indução. A única dúvida surgiu após ter visto que a placa trazia aqueles dois cabos acoplados e os ligadores da WAGOS que o electricista deixou e que saiem da parede, não dão para colocar os dois cabos que estão juntos. Já procurei maiores e sem sucesso. Comprei de 3 entradas e estava a pensar separar os dois fios para ligar no mesmo ligador junto com o que sai da caixa.

0.0247 seg. NEW