Colocado por: Juliopintoabreparei que os cabos que vão juntos não cabem na união cor de laranja.
Colocado por: Pedro BarradasTem de comprar WAGOS para 2.5/4mm, compre de 3 "entradas"
veja aqui:
https://mauser.pt/catalog/product_info.php?products_id=302-2132&utm_source=google&utm_medium=cpc&utm_campaign=shopping_catalog_pt_011&utm_content=feed&gad_source=1&gclid=CjwKCAjwyJqzBhBaEiwAWDRJVE8iSk4UvdF3rxNNZ56BufbuJHETqDskYHLj8jiiEo9uBlAMUGzEOBoCZrYQAvD_BwE
Colocado por: carlota74Mas existe algum problema em fazer a ligação normal com uma tomada?
Colocar uma tomada finalizada na parede e na ponta do fio da placa a respetiva tomada? Porquê usar ligadores?
Colocado por: Camões
@Carlota,
Penso que se o fabricante fornece a placa sem a respetiva ficha schuko, deve ser porque a placa tem um consumo superior ao máximo admissível para a ficha.
Por isso é que é necessário fazer a ligação dentro da caixa com ligadores certificados para maior amperagem.
@ Juliopintoab,
Atrevo-me a opinar mais uma vez no seu tópico.
Na caixa tem 3 condutores de 2,5mm2, certo?
O cabo da placa parece ser composto por 5 condutores de 2,5mm2. Ora, eu acho que o mais aconselhável seria rever a questão do dimensionamento dos condutores e respetiva proteção no quadro elétrico.
Dependendo obviamente do consumo da placa, parece-me pouco recomendável ligar as duas fases da placa apenas num condutor de 2,5mm.
Se a placa foi fornecida sem a ficha, depreendo que o consumo máximo da placa seja superior aos 3,68 KW de uma tomada schuko comum.
Nesse caso os condutores e a proteção no quadro deveriam ser também ajustados ao consumo da placa para evitar sobrecargas no circuito caso a placa atinja o pico no consumo.
Se tem quadro trifásico, talvez fosse boa ideia alimentar a placa com duas fases para manter o equilíbrio na instalação.
Se não encontra ligadores apropriados na sua região, encomende online. Muitas lojas online tem ligadores desses em stock. Aqui um exemplo:
https://www.dional.pt/barras-de-jun%C3%A7%C3%A3o/2582-ligador-r%C3%A1pido-wago-para-5-cabos-de-02-a-4mm-450v-32a.html
Boa noite.