Iniciar sessão ou registar-se
    • USM4
    • 10 junho 2024

     # 1

    Boa tarde a todos!

    Instalei recentemente 3 ar condicionado da Daikin, sendo um multisplit perfera (A+++), e um monosplit sensira (A++). Acontece que após os ter ligado à app da Daikin, tenho monitorizado os consumos em standby, e há algo que não consigo compreender.

    Desde que foram instalados (mais de 1 semana), o monosplit tem um consumo total de 0.1 kWh, enquanto o multisplit consome TODOS os dias 0.2 kWh, sendo que neste momento já consumiu 1.5 kWh só em standby (0.1 na primeira unidade + 0.1 na segunda unidade 1x por dia).

    Sendo que este multisplit é uma gama superior e até com menores consumos energéticos, não compreendo como é que o consumo em standby é de 0.2 diários enquanto para o monosplit, com menor eficiência, o consumo é muito menor.

    Alguém sabe a causa?

    Desde já muito obrigado a todos!
  1.  # 2

    Colocado por: USM4Boa tarde a todos!

    Instalei recentemente 3 ar condicionado da Daikin, sendo um multisplit perfera (A+++), e um monosplit sensira (A++). Acontece que após os ter ligado à app da Daikin, tenho monitorizado os consumos em standby, e há algo que não consigo compreender.

    Desde que foram instalados (mais de 1 semana), o monosplit tem um consumo total de 0.1 kWh, enquanto o multisplit consome TODOS os dias 0.2 kWh, sendo que neste momento já consumiu 1.5 kWh só em standby (0.1 na primeira unidade + 0.1 na segunda unidade 1x por dia).

    Sendo que este multisplit é uma gama superior e até com menores consumos energéticos, não compreendo como é que o consumo em standby é de 0.2 diários enquanto para o monosplit, com menor eficiência, o consumo é muito menor.

    Alguém sabe a causa?

    Desde já muito obrigado a todos!


    Não se preocupe com esses valores no verão, no inverno o stand by vai consumir bem mais que isso.
  2.  # 3

    Colocado por: USM4Alguém sabe a causa?
    funcionamento interno do equipamento para manter a temperatura ideal do oleo de lubrificação e do refrigerante.

    ps: antes que pense em desligar da alimentação electrica aconselho a não o fazer pois são uns meros 0,35€ que dão muita saúde ao equipamento.
    • USM4
    • 10 junho 2024

     # 4

    Compreendo, a questão é: porque razão não vejo os mesmos consumos de 0.1 diarios (ou 0.1 a cada dois dias) no Daikin Sensira (monosplit), dado que no Perfera (multisplit), ambas as unidades registam estes 0.1 individualmente todos os dias a mesma hora.

    É que no caso do Sensira, só gastou 0.1 kWh numa semana. A diferença é mesmo muito grande (0.1 kWh no Sensira para 1.5 kWh nos Perfera).
    • USM4
    • 11 junho 2024

     # 5

    Alguma ideia?

    Obrigado a todos!
  3.  # 6

    Boas.

    Está preocupado com esses consumos? Isso são peanuts.

    Se desligar a TV, a box e o router quando não estão a ser usados, consegue essa poupança
    • USM4
    • 11 junho 2024

     # 7

    Não estou preocupado, apenas gostaria de perceber o porque da discrepância dado que à primeira vista não faz sentido ;)
  4.  # 8

    Colocado por: jorgealvesfuncionamento interno do equipamento para manter a temperatura ideal do oleo de lubrificação e do refrigerante.

    ps: antes que pense em desligar da alimentação electrica aconselho a não o fazer pois são uns meros 0,35€ que dão muita saúde ao equipamento.


    Jorge, isso é mesmo assim para climas mais amenos, digamos temperaturas não inferiores a 8 ºC?
  5.  # 9

    Este Fórum é mesmo útil. Há uns 20 anos montei o 1º AC em minha casa, onde tenho 2 multisplit da Daikin. Não fazia a mínima ideia que tinham consumo em standby pois não via luzinhas quando desligados.
    Se calhar as casas deviam ter um interruptor como nos quartos dos hotéis que desligava tudo exceto o frigorifico.
  6.  # 10

    Colocado por: ParamonteJorge, isso é mesmo assim para climas mais amenos, digamos temperaturas não inferiores a 8 ºC?
    quanto menor a temperatura maior o standby
    • dom123
    • 12 junho 2024 editado

     # 11

    Os meus 3 AC nonosplit da Mitsubishi têm um consumo instantâneo em standby de 3.4W cada um.
 
0.0094 seg. NEW