Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde

    Hoje durante o dia ao ligar algumas luzes led da casa, senti em alguns momentos que as luzes estavam a tremer - e não foi apenas numa divisão - presenciei isto em vários locais da casa.

    Dirigi-me ao quadro e verifiquei que ao nível da Voltagem estava com muitos picos inferiores aos 220V (210-214 V) e nunca passou dos 224V durante 2/3 minutos que estive lá a verificar esta situação.

    Esta situação da voltagem é normal? tenho receio que se existir alguma coisa mal estrague algum eletrodoméstico.

    Agradeço opiniões.

    Obrigado.
    • HFSF
    • 10 junho 2024

     # 2

    Boa tarde,

    Em principio será problema da E-Redes.
    Existe um decreto lei (não sei o numero) que regula a oscilação de voltagem.

    Infelizmente, ando há meses e o pessoal na zona há anos a reportar avarias à E-Redes por voltagens inferiores a 190v.
  2.  # 3

    E como se pode evidenciar isso junto da e-redes?

    Os contadores inteligentes não guardam nenhum histórico sobre esta situação?
  3.  # 4

    Eu creio que
    a tensão da rede elétrica deve estar dentro de ±10% da tensão nominal. Para a tensão nominal de 230 volts, isso significa que a tensão deve estar entre 207 volts e 253 volts. Portanto o valor na sua casa parece estar dentro dos parâmetros.

    O efeito de "tremer" nas luminárias LED pode ser causado por várias razões, por exemplo flutuações de tensão bruscas. Embora 210 volts esteja dentro da margem legal de variação, as lâmpadas LEDs são mais sensíveis a flutuações de tensão em comparação com lâmpadas incandescentes ou fluorescentes. Pequenas variações podem causar oscilações visíveis na intensidade luminosa.

    Problemas com a Rede Elétrica também podem provocar esse sintoma.
    Ligações soltas ou mal apertadas, em mau estado , oxidadas, podem resultar em variações momentâneas de tensão, causando o efeito de tremer nas luzes. Tente verificar se todas as ligações desde a portinhola até aos disjuntores estão apertadas com torque suficiente.

    A qualidade dos Driver internos das lâmpadas LED, que convertem a corrente alternada (AC) para corrente contínua (DC), podem não ser de boa qualidade ou não serem suficientemente robustos para lidar com variações de tensão, resultando em “tremuras”.

    Como monitorizou a tensão no quadro? Alguns voltímetros digitais são bastante lentos na reação às oscilações de tensão e não acompanham as variações reais. Em certos casos um voltímetro analógico pode ser uma boa ajuda porque a agulha reage com mais rapidez.

    Se na sua instalação tudo estiver a funcionar normalmente o problema estará certamente na rede elétrica e deve ser analisado pela entidade competente, como já foi referido anteriormente.
  4.  # 5

    Camões

    obrigado pela sua explicação.

    Eu verifiquei a voltagem diretamente no quadro - já é inteligente e isso é um dos valores que lá aparece.

    Só dei conta desta situação hoje e não creio que seja por fator à instalação local (sem certezas claro).

    Vou estar atento e entrar em contato com a E-redes sem o problema continuar.
 
0.0088 seg. NEW