Iniciar sessão ou registar-se
    • HFSF
    • 10 junho 2024

     # 1

    Boa tarde,

    Estou há meses (desde que me mudei) com baixa voltagem em vários momentos do dia.
    Descobri quando me mudei que isto já acontecia com menos frequencia a alguns vizinhos e foi piorando com o aumento de moradias na zona.

    Há neste momento mais 4 moradias em construção na zona, 1 delas, a 200m de mim, consigo perceber quando ligam a grua pela descida subita de voltagem.

    A E-Redes tem data de reclamações no livro de reclamações minhas e dos meus vizinhos, nega o pagamento de eletrodomesticos avariados e simplesmente ignora o problema e continua a fazer ligações para novas instalações sem reforço da rede.
    A ERSE também diz que nada pode fazer.

    Há alguma forma de resolver isto sem via judicial?
    Alguém com experiencias positivas pela via judicial? É que tenho receio de gastar um dinheirão em advogados e a E-Redes fazer o mesmo que faz às minhas reclamações.

    Obrigado!
  1.  # 2

    Boa tarde,
    penso que uma possibilidade seria organizarem-se para atuarem grupo e tentarem em primeiro lugar monitorizar a qualidade da energia fornecida pela distribuidora durante um período suficiente de tempo.

    Para que a monitorização seja válida, é provavelmente necessário ser feita por alguém certificado e com aparelhos certificados para o efeito. Creio que os critérios são regidos pela norma IEC 61000-4-30.

    Se se confirmar que algum dos parámentos estiver fora da margem regular, a entidade responsável terá obrigatoriamente que restabelecer a qualidade no fornecimento e quiçá responsabilizar-se por eventuais danos causados.

    Provavelmente terão que ser vocês a provar o não cumprimento por parte da distribuidora de energia.

    Bem sabemos que em Portugal muitas empresas/entidades tentam muitas vezes ilibar-se de responsabilidade…

    Se não estou equivocado, a tensão pode apresentar uma variação máxima de ±10% da tensão nominal. Para a tensão nominal de 230 volts, isso significa que a tensão deve estar entre 207 volts e 253 volts, como ainda agora referi num post aqui ao lado.
  2.  # 3

    🤬🤮
    Mau!
    Péssimo!

    (Depois venho dar o meu testemunho, que estou em viagem)
    • size
    • 10 junho 2024

     # 4

    Colocado por: HFSF

    E-Redes qualidade de serviço
    <

    Enorme desgraça na qualidade dos seus serviços e irresponsabilidade das normas regulamentares do sector energético.

    A ERSE, entidade reguladora e fiscalizadora, lamentavelmente, coloca-se numa posição de passividade, não obrigando o cumprimento das normas estabelecidas. Desgraçado País, este !

    Talvez deva recorrer a um Centro de Arbitragem
  3.  # 5

    Monopólios públicos é mau, monopólios privados é péssimo.
    • HFSF
    • 10 junho 2024

     # 6

    Camões > Acho que questão passou esse ponto já. Posso rever a norma para obter as medições mas tenho várias comunicações da E-Redes a admitir problemas na rede. Todos os piquetes da E-Redes (neste caso subcontratados) adicionam fotos dos proprios contadores da E-Redes que mostram voltagens abaixo dos 190v.

    size > mas os centros de arbitragem funcionam realmente? É que a E-Redes já me responde às reclamações no livro de reclamações fora do prazo legal, parecem ter a ERSE do lado deles também. Tenho receio de ir ao centro de arbitragem e sair com "obra planeada para X" sendo este X infinito.
  4.  # 7

    Bom dia HFSF,
    se já existem provas inequívocas e a assunção por parte da e-redes que a qualidade da energia elétrica fornecida não corresponde à norma legal, sou da opinião de que deveriam fazer valer os vossos direitos por via judicial.

    Se dispõe de seguro de proteção jurídica, entregue o caso a um advogado e ele que force as entidades responsáveis a repor a qualidade mínima obrigatória.

    Se não tem proteção jurídica, junte-se a outros vizinhos que sejam afetados pelo mesmo problema e façam um acordo escrito em que os signatários se comprometem a comparticipar mas despesas com o advogado.

    É um facto que a confiança na justiça anda mais baixa que a temperatura de inverno na Sibéria, mas a passividade também contribui para que nada mude no país.

    Se os custos se mantiverem numa ordem de grandeza razoável e comportável, sou da opinião de que vale a pena exigirem os vossos direitos, afinal estão a pagar por um serviço que deve obedecer a critérios mínimos de qualidade que não estão a receber.

    O desejo das empresas/entidades envolvidas é precisamente a passividade dos clientes e que estes continuem a pagar os serviços contratados pontualmente.

    Boa terça-feira para todos.
  5.  # 8

    Bom dia,

    Desculpem intrometer-me mas queria perguntar se mais alguém que tenha contagens "inteligentes" teve uma acerto brutal referente ao inicio do ano? a 19/01 sai da gold energy, estive na plenitude e agora galp...
    Recebi ontem uma fatura da gold energy de quase 200 euros de acertos enviados pela e-redes, entre fim de Dezembro e meio d Janeiro.
    Acontece que esse consumo é falso e posso provar pois tenho medição de tudo o que produzo e gasto.
    Até pode vir erro de trás, mas ali nas datas que dizem é totalmente falso.

    Dicas de como resolver? pois vou andar a jogar ao jogo do gato e do rato....
    • HFSF
    • 11 junho 2024

     # 9

    Camões > Vou então enviar alguns emails a sociedades de advogados. Vai-me custar dar 500€ por uma carta mas se resolver...
    Eu próprio teria o seu discurso mas quando pedi orçamento para o envio de uma carta à E-Redes e me apresentaram um orçamento de 500€, isto sem sequer entrar em tribunal comecei a fazer contas à vida

    > ematos, consegue aceder às leituras reais, já que tem contador inteligente. Por norma as leituras são comunicadas pelo distribuidor (E-Redes) aos diferentes comercializadores e por isso se estiver tudo OK na E-Redes é só ajustar a fatura.
  6.  # 10

    HFSF

    Neste momento só me deixa aceder aos últimos dois meses não sei porque. Na linha a senhora não conseguiu diz que dá erro de sistema….

    A questão é que se as leituras foram corrigidas aparecem como “reais”
    Pode ter havido um erro lá atrás algures…. Mas nas datas da correção não foi, uma vez que tenho monitorização dos consumos e os que estavam originalmente batem certo… portanto não me podem cobrar.. nem que tenha de por advogados ao barulho também..
 
0.0166 seg. NEW