Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde caros Amigos,

Há sensivelmente 1 mês, necessitei de reparar a Bomba Agua do Furo que abastece o jardim.
    Chamei um técnico Electrecista que pela intervenção de substituir o motor da Bomba a 80 mt no Furo, marca Franklin 1.5 Cp a 400V
    e execução de trabalhos de 3 Horas, me cobrou a módica quantia de 850,00 Euros sem IVA.
    Isto na zona de Setubal.
    A minha questão depreendesse, o que podemos fazer para nos precaver deste mercado livre não regulado, no que respeita a Electrecistas, Picheleiros, Construtores Civis, técnicos de Caldeiras etc. que cobram valores sem qualquer referência tarifária e lógica de Preços praticados com Mão/Obra e deslocação, e ainda fogem às Finanças, pois se exigirmos Recibos ainda cobram mais 23% sobre os valores apresentados.

Sinceramente estou cansado de precisar destes Serviços e ficar revoltado com os Preços a pagar.

Falem da vossa experiencia e o que fazem para evitar este Xico Espertismo hoje em dia habitual.
    Eu trabalho no Ensino e tenho os meus valores hora bem definidos e impostos respectivos.
  2.  # 2

Boa noite Diamantino,
    Em primeiro lugar vou fazer-lhe um pequeno reparo que está relacionado com o facto de trabalhar no ensino.
    Se assim é, esperemos que não seja no ensino língua portuguesa. Uma pessoa que se dedica a montagem e manutenção de instalações e equipamentos elétricos chama-se eletricista e não eletrecista.
    As maiúsculas também não costumam ser colocadas ao calha…
    Não me leve a mal o reparo porque não é um ataque pessoal, é antes um desabafo. Infelizmente a língua portuguesa é muito espezinhada por todo o lado e aqui no fórum alguns utilizadores esmeram-se em escrever pessimamente.

Quanto ao queixume sobre os preços praticados, porque não pede orçamentos antes de mandar executar os trabalhos?

É sobejamente conhecido que há muitos „profissionais“ que não querem dar orçamento precisamente para poderem saquear os mais incautos no momento da cobrança pelos trabalhos realizados.

Se não tiver orçamento dado pelo executante, está a colocar-lhe literalmente a „faca e o queijo“ nas mãos.

É lamentável mas é a realidade.
  3.  # 3

Tente fazer uma greve contra esses profissionais 👌
  4.  # 4

Boa tarde Sr. Camões,
    Agradeço o seu reparo, mas o Senhor desconhece que vivi na Alemanha durante parte da Vida e apenas foi um lapso de escrita,
    e as maiúsculas são habituais nos substantivos na escrita Alemã. Dou aulas de Economia e Gestão, em relação ao pedido de orçamentos antes dos serviços prestados, normalmente é habitual fazê-lo contudo em situação de emergência que foi o caso, limitei-me a contactar o eletricista que já tinha prestado serviço no passado, e avaria também não era detectável inicialmente.
    O que está aqui em causa é não haver disponível tarifas de orientação de preços a todos disponíveis e cada pede o que quer, e não existirem organismos (exemplo Finanças) e formas de contestar sem ser nos tribunais, onde os processos se arrastam por tempos indeterminados e são arquivados por excesso de trabalho.
    Contudo obrigado pela sua informação.
  5.  # 5

manelcv,

Ás vezes ganhamos mais se tivermos calados, deve ser mais um frustrado xico esperto.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: master_chief, manelvc
  6.  # 6

Colocado por: Diamantino Proençamanelcv,

Ás vezes ganhamos mais se tivermos calados, deve ser mais um frustrado xico esperto.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:manelvc

Se calhar é o electricista!!!! heheheheh...
  7.  # 7

Eles não fogem às finanças. Eles dão-lhe o valor com e sem Iva. Você paga o que lhe der mais jeito.
    Acho que existem problemas bem mais preocupantes do que andar a tabelar preços de eletricistas. Para a próxima peça vários orçamentos e já não é comido por lorpa no final.
    Concordam com este comentário: manelvc
  8.  # 8

Os orçamentos de reparação são sempre mais iva, depois a malta gosta de umas habilidades, para não pagar o iva.

Estes técnicos muitos trabalham por conta própria, não são funcionários públicos, se não trabalham, não recebem, nem podem fazer greves remuneradas.
  9.  # 9

Boa noite Diamantino,
    Não se sinta melindrado pelo meu comentário em relação à escrita. Eu também levo já mais de 30 anos em países de língua germânica e apesar de eu me preocupar em não misturar a gramática das duas línguas, compreendo o seu ponto de vista.

Em relação ao seu desabafo sobre o malandro do eletricista, tem que se mentalizar que está em Portugal.

Pela experiência que tenho nestes países, posso afirmar que apesar de haver também alguns “piratas”, no geral existe mais seriedade mútua nas relações empresa/cliente.

Essa seriedade deve-se também ao facto de a justiça funcionar de forma mais célere e de ser mais eficaz, o que por sua vez leva todas as partes envolvidas a assumir as suas responsabilidades.

O conselho que lhe posso dar é, no futuro pedir orçamentos ou no mínimo uma estimativa aproximada dos custos. Mesmo que tenha que pagar o trabalho a quem orçamenta, irá seguramente ser-lhe vantajoso na hora de entregar qualquer trabalho que tenha a realizar.

Em assuntos urgentes pode tentar obter uma estimativa dos custos „por alto“, claro que há sempre a possibilidade de no final haver alguma divergência em relação ao valor dado, mas pelo menos fica com uma ideia e possivelmente no final não fica tão surpreendido como desta ultima vez.

Se dá aulas de economia, deve saber melhor que ninguém que no nosso sistema económico não é possível regular o mercado em todos os setores.
    A economia funciona livremente e é bom que assim seja. Cabe a cada interveniente no mercado acautelar os seus interesses da forma que mais lhe aprouver.

Estou crente que não verá com bons olhos ir viver definitivamente para Cuba por exemplo, onde o estado é que define quanto é que o cabeleireiro pode cobrar por nos aparar a melena!😀

Ich wünsche Ihnen einen schönen und erholsamen Abend. Freundliche Grüße aus der Schweiz.😊
  10.  # 10

é por isso que alguém cobrou a outrem cerca de 14K por um serviço que tinha uma estimativa de custo de pouco mais de 2M, com mais algum condicionante, dependia de um determinado item estar avariado ou não, o que por acaso se veio a verificar, só que esse item está à venda ao público por cerca de 500€. Pediu-se fatura detalhada ou relação detalhada, que justificasse o valor e nunca apareceu nada. Tribunal
    Concordam com este comentário: Diamantino Proença
  11.  # 11

Boa tarde,

É interessante ver alguns comentários e opiniões que sem conhecimento de causa, justificam e aplaudem a desonestidade como prática habitual. Estamos sim em Portugal onde o Xico Espertismo de alguns prejudicam as boas práticas, honestidade e integridade. Não venham em defesa dessas atitudes desonestas como correctas. Devemos nos insurgir sempre que isso acontece, e procurar ser correctos e profissionais, não quero o prejuízo desses habilidosos mas também não temos que aceitar e aplaudir o roubo como prática habitual e aceitável.
    Essas profissões técnicas de manutenção geral, e prestação de Serviços não tém que ser uma selva e estarmos sempre preocupados se apanhamos mais um desonesto. Os salários deles são na ordem de 3.000 a 6.000 Euros mensais livres de impostos, onde declaram uma pequena parte como trabalho e serviços prestados. Não vivem mal, aproveitam-se é da escassez de Mão obra honesta e qualificada e do mercado livre.

Em relação ao Sr. Camões, subscrevo a sua opinião, pelo menos é sensato na explicação, e sim a justiça e mentalidade portuguesa deixam muito a desejar, mas queixam-se sobre as condições de vida e salários comparados com a Europa e Países nórdicos.

Ebenfalls wünsche Ich Ihnen alles gute im Leben, und grüsse die Schweiz die Ich gute kenne, Basel, Zürich und Bern.

Os outros comentários apenas refletem a tacanhez e sermos sempre os coitadinhos da cauda da Europa, a precisar de ajudas e subsidios da Europa.

0.0160 seg. NEW