Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Estou a fazer obras num anexo em cuja cobertura irei colocar paineis fotovoltaicos.

    Tenho a passagem de tubo corrugado para a instalação eletrica em curso e parámos no local onde irei colocar os equipamentos de gestão do sistema fotovoltaico, por não saber que ligações necessita.

    Pretendo saber que tubos devo colocar e de que espessura, para quando for consultar instaladores não chegar à conclusão que tenho de abrir roços porque não tenho tubagem suficiente para passar os fios.

    Alguém pode ajudar com uma breve descrição?
  2.  # 2

    3 tubos 50mm
  3.  # 3

    Porque tanto diâmetro Ricardo?

    Colocado por: RicardoPorto3 tubos 50mm
  4.  # 4

    Esse anexo terá um quadro parcial?

    Colocado por: rituaisEstou a fazer obras num anexo em cuja cobertura irei colocar paineis fotovoltaicos.
  5.  # 5

    Colocado por: BigmouseEsse anexo terá um quadro parcial?


    Se não tem deveria ter
    Concordam com este comentário: rituais
  6.  # 6

    Tenho a mesma dúvida.
    será um tubo entre os fotovoltaicos e o inversor e dois tubos entre o inversor e o quadro principal (energia + dados)?
  7.  # 7

    Eu tenho um tubo entre os fotovoltaicos e outro entre o inversor e o quadro principal, pois não necessito de cabo de dados, o Wi-Fi chega com ótimo sinal ao inversor
  8.  # 8

    No caso que referi, estava a falar de dados entre o inversor híbrido e o contador que (penso) tenha de estar no QE a fazer a medição da produção/consumo.

    Se o terceiro tubo referido não for de dados, o que me está a faltar?
  9.  # 9

    Colocado por: BigmouseEsse anexo terá um quadro parcial?


    Sim, tem!
  10.  # 10

    Colocado por: RicardoPorto3 tubos 50mm

    Neste momento só tenho um tubo de 32 e outro de 20, entre o local onde ficará o inversor e o quadro auxiliar. Entre os fotovoltaicos e o inversor estava a pensar colocar um de 32. Isto não chega?
    E vale a pena deixar uma tomada RJ45 junto ao inversor? Deixei uma junto ao local da bomba de calor mas se esse equipamento não tiver ligação física, posso estender esse tubo até ao local do inversor.
  11.  # 11

    Colocado por: RicardoPorto3 tubos 50mm


    Uma pergunta inocente: então quem tem uma casa pronta e sem esses tres tubos de 50mm, só terá hipótese de passar pelo exterior e à face das paredes?
  12.  # 12

    então a alimentação aos painéis deveria ser realizada a partir desse quadro parcial.
    isso implica um bom dimensionamento das proteções dos diversos quadros de forma a não haver problemas de seletividades, e dos cabos de alimentação.

    Da minha ideia a tubagem até a zona dos painéis:
    Tubo entre o quadro e o quadro do sistema fotovoltaico (depende da dimensão do cabo previsto)
    Tubo entre o quadro de entrada e o inversor (Mínimo 25mm - depende da distancia)
    Tubo entre ATI e o inversor para ligação de comunicação se necessário (Mínimo 25mm - depende da distancia)
    dois tubo entre cobertura e o inversor (Mínimo 25mm - depende da distancia)

    Colocado por: rituaisomento só tenho um tubo de
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Dias12
  13.  # 13

    Colocado por: Bigmouseentão a alimentação aos painéis deveria ser realizada a partir desse quadro parcial.
    isso implica um bom dimensionamento das proteções dos diversos quadros de forma a não haver problemas de seletividades, e dos cabos de alimentação.

    Da minha ideia a tubagem até a zona dos painéis:
    Tubo entre o quadro e o quadro do sistema fotovoltaico (depende da dimensão do cabo previsto)
    Tubo entre o quadro de entrada e o inversor (Mínimo 25mm - depende da distancia)
    Tubo entre ATI e o inversor para ligação de comunicação se necessário (Mínimo 25mm - depende da distancia)
    dois tubo entre cobertura e o inversor (Mínimo 25mm - depende da distancia)

    Estas pessoas agradeceram este comentário:Dias12

    Estou com dificuldade em perceber a sua explicação...

    Quando refere "quadro", no meu caso assumo que é o "quadro auxiliar", que está a 6m do ponto que defini para colocar o inversor. Como iam hoje colocar a betonilha, acabei por acrescentar alguns tubos, tendo ficado com três de 32 e um de 20. Nesse de 20 vou colocar uma tomada RJ45 para o caso de poder ligar os equipamentos fotovoltaicos ou inversor, à rede doméstica, por cabo UTP. Se for necessário mais que isto, agora é um problema que terei de enfrentar.

    Mas também refere "quadro fotovoltaico". O sistema fotovoltaico precisa de quadro dedicado?

    Quando diz "quadro de entrada", a qual se refere?

    Quando diz "Tubo entre ATI e o inversor", serve uma tomada RJ45 junto aos equipamentos?

    Quando diz "dois tubo entre cobertura e o inversor", refere-se à ligação entre os paineis fotovoltaicos e o "regulador de carga" que antecede o inversor?
  14.  # 14

    Quando refere "quadro", no meu caso assumo que é o "quadro auxiliar".
    Sim o quadro parcial do anexo.

    Mas também refere "quadro fotovoltaico". O sistema fotovoltaico precisa de quadro dedicado?
    Normalmente instalam um quadro dedicado. Mas se o quadro existente possuir espaço pode ser instalado ai. quando a instalação possui mais de um inversor colocam um quadro dedicado, para a instalação das protecções

    Quando diz "quadro de entrada", a qual se refere?
    ao quadro geral da instalação

    Quando diz "Tubo entre ATI e o inversor", serve uma tomada RJ45 junto aos equipamentos?
    Sim, serve.

    Quando diz "dois tubo entre cobertura e o inversor", refere-se à ligação entre os painéis fotovoltaicos e o "regulador de carga" que antecede o inversor?
    tubos para passagem dos cabos DC e o cabo de terra, desde a cobertura e os inversores.

    uma vez que será alimentado a partir do quadro parcial no anexo, quais são as proteções instaladas no quadro de entrada e no quadro parcial, tem ideia?
  15.  # 15

    Colocado por: BigmouseQuando refere "quadro", no meu caso assumo que é o "quadro auxiliar".
    Sim o quadro parcial do anexo.

    Mas também refere "quadro fotovoltaico". O sistema fotovoltaico precisa de quadro dedicado?
    Normalmente instalam um quadro dedicado. Mas se o quadro existente possuir espaço pode ser instalado ai. quando a instalação possui mais de um inversor colocam um quadro dedicado, para a instalação das protecções

    Quando diz "quadro de entrada", a qual se refere?
    ao quadro geral da instalação

    Quando diz "Tubo entre ATI e o inversor", serve uma tomada RJ45 junto aos equipamentos?
    Sim, serve.

    Quando diz "dois tubo entre cobertura e o inversor", refere-se à ligação entre os painéis fotovoltaicos e o "regulador de carga" que antecede o inversor?
    tubos para passagem dos cabos DC e o cabo de terra, desde a cobertura e os inversores.

    uma vez que será alimentado a partir do quadro parcial no anexo, quais são as proteções instaladas no quadro de entrada e no quadro parcial, tem ideia?

    Ok, entendido!

    Se quem vier fazer a instalação dos fotovoltaicos entender que é melhor colocar um quadro dedicado, há espaço para isso, embora nessa altura não possa ser encastrado.

    Em relação ao tubo entre o quadro de entrada e o inversor, tenho um do quadro principal para o quadro parcial e outro do parcial para o local do inversor.

    No quadro de entrada não tenho proteções a contar com os fotovoltaicos porque pensei que ficasse tudo no quadro parcial. E praticamente já quase não tenho espaço no quadro principal. No parcial poderei colocar as proteções que o instalador recomende, mas nesta fase ainda não tenho sequer o quadro instalado (apenas tubos presos por arames)
  16.  # 16

    Pode dar jeito um tubo para passar um cabo de rede do quadro de entrada para o quadro do inversor ou local onde ficarao no futuro bateiras .
    • dom123
    • 16 junho 2024 editado

     # 17

    Colocado por: rituaisEm relação ao tubo entre o quadro de entrada e o inversor, tenho um do quadro principal para o quadro parcial e outro do parcial para o local do inversor.

    Pode usar esse tubo para injetar a produção no quadro principal.
    Em termos de monitorização do consumo/produção tudo vai depender do inversor instalado.
    Presumindo que tem ITED deveria ter um tubo para a zona onde irá ter o inversor
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rituais
  17.  # 18

    Por mim o fotovoltaico deverá injectar no quadro parcial. Mas para isso é necessários estarem as proteções bem dimensionadas incluindo cabos de alimentação, senão vai ser mais um que daqui a uns tempos a reclamar com a e.redes, com causa de problemas de tensão.
  18.  # 19

    Colocado por: BigmousePor mim o fotovoltaico deverá injectar no quadro parcial.

    Isso já implica ter uma pinça de medição no quadro principal e outra no quadro secundário, dependendo do inversor
    Eu sou adepto de a produção ser injetada no quadro principal.
    A minha produção é injetada no diferencial do quadro principal e a medição é feita com um shelly EM pois prefiro por causa das automações
    Lógico que tenho as proteções necessárias antes da injeção
  19.  # 20

    Colocado por: callinasPode dar jeito um tubo para passar um cabo de rede do quadro de entrada para o quadro do inversor ou local onde ficarao no futuro bateiras .

    Deixei um ponto de rede (RJ45 que vem do bastidor) junto ao locar onde será instalado o inversor
 
0.0233 seg. NEW