Bom dia a todos, Tenho no meu projecto um ripado pelo exterior, que no caso da frontal se estende para a porta. Tenho pesquisado bastante aqui no fórum, e acho que já resumi as várias possibilidades, mas gostava de confirmar com quem tem experiência no terreno, pois as técnicas e os materiais vão evoluindo.
É que no caso a casa leva ETICS, o que complica um pouco a aplicação desta solução.
1 - Falar com os técnicos do projecto. Já foi feito e aguardo resposta. O meu receio é que seja daqueles detalhes que os clientes gostam, mas que em parede dupla seja fácil e em ETICS nem por isso. Mas vamos ver.
2 - Nas zonas que tenho ripado, fazer fachada ventilada.
3 - Aplicar cerâmico daqueles que agora começam a aparecer tipo 3D Ductile a imitar ripado. Pelo que vejo o ETICS pode ser revestido a cerâmico. Não sei é se será uma boa solução, pois este tipo de cerâmico parece recente e como tal não há muito feedback.
Deixo em anexo uma foto 3D com o efeito pretendido.
Aproveitando o tópico: na minha moradia está previsto o revestimento de 2 paredes laterais com ripado em alumínio. O isolamento térmico será feito pelo interior c lã de rocha. Entretanto surgiu me a questão de se o ripado, sendo em alumínio, não irá aquecer demasiado nos meses de verão e, por isso necessitar de mais isolamento interior? Ou haverá algum produto isolante que possa colocar dentro dos tubos do ripado? Alguém tem experiência com este tipo de material?
não adianta meter coisas dentro dos tubos tem que perguntar ao fornecedor desse ripado se o metal tem algum tratamento/pintura para evitar precisamente esse "aquecimento" tal como qualquer caixilharia em aluminio.