Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas,
    Eu e a minha irmã somos donos de um terreno rústico (herdado do nosso pai), com cerca de 20.000m2, sendo que desses 20.000 cerca de 4000m2 são urbanizáveis, ou seja podem passar a terreno urbano.
    Ainda não tratamos dessa parte mas pretendemos tratar em breve.
    Entretanto as questões que surgiram são:
    Podemos efetuar um destaque de por exemplo 1000m2 nesse terreno de 4000m2, vender o destaque como um lote para construção habitacional, e posteriormente efetuar a venda dos restantes 3000m2, ou até eventualmente lotear esses 3000m2 e vender o resto dos lotes?
  2.  # 2

    Colocado por: dirodAinda não tratamos dessa parte mas pretendemos tratar em breve.
    para que quer mudar esses 4000m de terreno para urbano?

    Colocado por: dirodPodemos efetuar um destaque de por exemplo 1000m2 nesse terreno de 4000m2, vender o destaque como um lote para construção habitacional, e posteriormente efetuar a venda dos restantes 3000m2
    pode vender o que quiser. quanto ao destaque tem de ver a área mínima permitida para destaque na CM.

    de resto, se pretende lotear porque não faz logo tudo?
    • dirod
    • 13 junho 2024 editado

     # 3

    Colocado por: antonylemospara que quer mudar esses 4000m de terreno para urbano?


    pode vender o que quiser. quanto ao destaque tem de ver a área mínima permitida para destaque na CM.

    de resto, se pretende lotear porque não faz logo tudo?


    Porque o resto do terreno poderia ser vendido para quem tivesse interesse em cultivar, ou estou errado no meu pensamento? Qual era a vantagem de não o desanexar?

    Penso que fazer um destaque fica muito mais barato que lotear, ou estou errado? Sendo que o destaque é basicamente um lote, não faz sentido aproveitar e destacar poupando algum dinheiro?
  3.  # 4

    Colocado por: dirodPorque o resto do terreno poderia ser vendido para quem tivesse interesse em cultivar, ou estou errado no meu pensamento? Qual era a vantagem de não o desanexar?
    continuo a nao perceber porque quer alterar o terreno para urbano. o resultado é pagares mais IMI sobre ele.

    seja como for. pelo que consegui perceber, tem um terreno com 20000m. quer fazer um destaque de 4000 para lotear/vender.
    só daqui a 10 anos é que pode voltar a fazer outro destaque.

    se lotear nao precisa de esperar.
    Concordam com este comentário: MDM
  4.  # 5

    Colocado por: antonylemoscontinuo a nao perceber porque quer alterar o terreno para urbano. o resultado é pagares mais IMI sobre ele.

    seja como for. pelo que consegui perceber, tem um terreno com 20000m. quer fazer um destaque de 4000 para lotear/vender.
    só daqui a 10 anos é que pode voltar a fazer outro destaque.

    se lotear nao precisa de esperar.

    O terreno é rústico. Dentro dos 20.000m2 existem 4.000 com possibilidade de passagem a urbano. Acho que você está a pensar que o terreno é todo urbano.
  5.  # 6

    Colocado por: dirodDentro dos 20.000m2 existem 4.000 com possibilidade de passagem a urbano.
    eu percebi, mas você tem interesse em passar os 4000m para urbano para quê? passar o terreno para urbano só faz com que pague mais imi.

    o terreno ser rustico ou urbano nao tem qq influencia no que pretende fazer com ele. tem 4000m desse terreno que pretende utilizar para destacar e lotear/construir/vender por estar em terreno urbanizável. pode destacar esses 4000m mas depois disso só pode voltar a destacar de novo passados 10 anos.

    mas se destacar deixe-o como rustico.
  6.  # 7

    Uma solução seria destacar os 4000m2, desde que os 2 terrenos tivessem acesso à via pública, depois lotear o terreno que tem 4000m2, mas como já estou farto de dizer, loteamentos é para profissionais ou então para amadores que contratem um profissional para gerir o processo, requerem tempo e dinheiro.
    • MDM
    • 13 junho 2024

     # 8

    Destacar vamos supor 2000m. Vendem os 8000m por inteiro.

    Quando tiverem a nota, os dois irmãos fazem duas casas em condomínio, com uma entrada partilhada por exemplo.

    Não é preciso agradecer.
  7.  # 9

    Colocado por: MDMNão é preciso agradecer.

    Agradecia que explicasse de onde vem os 2000m2 e os 8000m2, não sei se leu o tópico inicial o terreno tem 20000m
    • MDM
    • 13 junho 2024

     # 10

    Colocado por: Pickaxe
    Agradecia que explicasse de onde vem os 2000m2 e os 8000m2, não sei se leu o tópico inicial o terreno tem 20000m


    Tem razão, fiquei com a ideia que o terreno tinha 10000. Onde escrevi 8000 queria dizer 18000. Obrg.
 
0.0135 seg. NEW