Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas amigos,

    Vou mudar de casa proximamente e a moradia em questão tem uma caixa ATI da Teca, conforme imagens, e sinceramente nunca tive nenhuma e não sei bem o que fazer quando contratar um serviço da MEO / NOS /Vodafone.

    Não me parece que colocar o router, mesmo no espaço superior, seja “saudável”. E depois como é que ligo o mesmo à caixa? Tenho pontos de rede e televisão em vários pontos da casa, tenho que ligar o router cada um dos pontos que quero utilizar representados na caixa? Mas como? Um cabo com uma saída do router e várias entradas para a ATI? E relativamente ao sinal da televisão como transmito para a caixa ATI?

    Desculpem as questões básicas certamente mas o meu conhecimento é limitado.

    Há algum técnico adequado para poder intervir nestas caixas ATI e possivelmente colocar tudo a funcionar direitinho?

    Obrigado pela Vossa ajuda e paciência.


      IMG_2351.jpeg
  2.  # 2

    Coloca o router na CATI, caixa vazia por cima do ATI.

    é para isso que ela serve.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: glpsace
  3.  # 3

    Contrata um eletricista.

    Instala o router na caixa superior.

    Liga os chicotes de rede dos compartimentos que necessite directamente nas portas do router.

    Se necessitar ligar mais pontos do que as portas do router, terá de comprar um switch. Liga o chicote do ponto onde irá ter a BOX, directamente ao router e o switch, na outra porta vaga do router.

    Por exemplo:

    https://www.olx.pt/d/anuncio/switch-8-portas-netgear-108gs-IDIdv3p.html

    https://www.olx.pt/d/anuncio/switch-5-portas-netgear-gs105-IDIdv0o.html
    Estas pessoas agradeceram este comentário: glpsace
  4.  # 4

    Obrigado Pedro.

    Então praticamente a "caixa", aliás o painel frontal, em baixo não irá servir para nada. É retirar os cabos que se vê na minha primeira foto, das divisões que interessem, colocar uma "ficha" ethernet e ligar diretamente ao router/Switch. Percebi bem?

    E relativamente à televisão nas várias divisões (todas estão ligadas à caixa ATI tanto para internet como TV), como faço? Mais uma vez peço desculpa se a pergunta é demasiado óbvia. Falamos de cabo coaxial no caso da TV, certo?

    Abraço.
  5.  # 5

    Colocado por: glpsaceEntão praticamente a "caixa", aliás o painel frontal, em baixo não irá servir para nada. É retirar os cabos que se vê na minha primeira foto, das divisões que interessem, colocar uma "ficha" ethernet e ligar diretamente ao router/Switch. Percebi bem?

    Partindo do principio que esse painel que refere fará a função de "patch panel" (um distribuidor de sinal), poderá ser usado e assim evitar desligar o que já está feito e cravar fichas nesses cabos todos. Nesse caso, na caixa auxiliar (em cima) colocará um "switch" como já lhe foi indicado, que receberá o sinal do router (também colocado nessa caixa) do provedor de serviço, e as saídas do switch liga individualmente com chicotes a esse painel existente, conforme a quantidade de tomadas que pretende utilizar.


    Colocado por: glpsaceE relativamente à televisão nas várias divisões (todas estão ligadas à caixa ATI tanto para internet como TV), como faço? Mais uma vez peço desculpa se a pergunta é demasiado óbvia. Falamos de cabo coaxial no caso da TV, certo?

    No caso dos cabos coaxiais, aparentemente o sinal já está repartido para todas as tomadas, pelo terá de injetar o sinal disponível do equipamento do operador.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: glpsace
  6.  # 6

    Muito obrigado pela resposta Ruikode.

    Relativamente ao sinal TV, será então uma questão do técnico da operadora contratada, quando vier fazer a instalação de injectar o sinal para o resto das tomadas já existentes.

    O router e Switch ficarão então na caixa ATI e ligados via cabos ethernet diretamente às fichas já existentes do painel e referentes às divisões onde interessa ter internet.

    Creio ter entendido corretamente.

    Muito obrigado pela ajuda!
    Concordam com este comentário: Caravelle
 
0.0131 seg. NEW