Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde,

    Chegou a minha vez de construir uma casa.

    Tenho um lote com aproximadamente 550m2 numa localidade a 5 min do centro de Torres Vedras.
    Estamos a falar de um terreno urbano e pronto a construir.

    O meu "drama" atual prende-se com o facto do tempo que a Câmara Municipal de Torres Vedras demora a dar resposta aos processos de licenciamento. Avisaram-me que atualmente a CM de Torres está a demorar 1.5/2 anos para dar resposta!

    Disseram-me no entanto, que hoje em dia pode-se construir imediatamente após 30/60 dias após ser feita a comunicação prévia na CM, entregando para isso de uma só vez toda a documentação relativamente aos responsáveis da obra, projeto de arquitetura, projeto de especialidades e afins e, claro, garantindo de antemão que todo o projeto está dentro das regras do loteamento (como é óbvio) para evitar surpresas.

    Pergunta: É mesmo assim? Pergunto isto pois se existe esta "figura" da comunicação prévia, porque é que há tanta gente ao dia de hoje que continua a aguardar pelo licenciamento na Câmara?

    Esclareçam por favor aqui o novato que está "ansioso" :)

    Ps - se houver por aí gente a construir ou que construiu em Torres que possa dar umas dicas, força! :)

    Obrigado desde já e um bem haja.
  2.  # 2

    Eu estou em fase final. Foi licenciamento. Iniciado em dezembro 2021 com licença a pagamento em dezembro 2022.
    Foi licenciamento pois o arquiteto assim aconselhou. A comunicação prévia exige muito conhecimento para nada falhar e cada município tem as suas próprias regras.
  3.  # 3

    Colocado por: slayson88Disseram-me no entanto,

    Quem é que lhe anda a dizer esses disparates?
    A comunicação prévia pode ser feita se for num loteamento, aliás, nos loteamentos já nem é permitido o licenciamento.
    Quem tratou do projeto não sabe esclarecer estas coisas básicas?
  4.  # 4

    Boa tarde,

    Se tem um lote, terá mesmo de efectuar uma comunicação prévia face ao novo simplex urbanístico. E sim, tem de se entregar toda a documentação que mencionou.
    Quanto aos prazos, se a câmara não se pronunciar pode iniciar as obras ao fim de 20 dias, após o pagamento das taxas urbanísticas. Se houver consultas a entidades externas deve requer primeiramente por sua iniciativa à entidade.

    Fico disponível para o ajudar neste processo, se necessitar.
    [email protected]


    Cumprimentos,
  5.  # 5

    Colocado por: slayson88Avisaram-me que atualmente a CM de Torres está a demorar 1.5/2 anos para dar resposta!
    depois da alteração da lei? duvido
    Concordam com este comentário: SG_arquitecto
 
0.0106 seg. NEW